quarta-feira, 31 de agosto de 2011

1064- Fier declinou o empate e perdeu a 1ª

Moro (em pé, de crachá): aniquilou as pretensões de Fier

Hoje, infelizmente, Alexander Fier perdeu de brancas para uma defesa francesa de Morozevich. Jogou para ganhar porque tinha empate fácil com 16-Cf6+. Declinou a linha de empate e as pretas tomaram a iniciativa. AQUI a partida.
Vamos torcer amanhã para Fier levar o match pro tiebreak. É possível!!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

1063- TODOS OS APLAUSOS PARA DIEGO DI BERARDINO!!

Diego, o lutador!

O MI carioca Diego Di Berardino merece nossos aplausos! lutou como um leão no tiebreak contra Kamsky! empatou de negras a 1ª partida do tiebreak mas na 2ª, talvez devido talvez à tensão, cometeu um erro tático (38-Txa5? com debilidades em a5 e f2) que Kamsky não perdoou.
Ser GM para Diego é questão de meses....
Parabéns, Diego!
1ª partida do tiebreak AQUI
2ª partida do tiebreak AQUI


E amanhã começa o grande desafio para Alexander Fier! Passar pelo Super GM Morozevich! Vamos, Fier!!

Morozevich: o homem a ser batido pelo matador Fier!


Um videozinho agora



Outro vídeo: um Armagedonzinho tenso!


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

1062- DIEGO DEU UM CACETE NO KAMSKY! FIER X MOROZEVICH!!


O MI Diego Di Berardino, ao fundo de camisa vermelha, deu um cacete hoje em Kamsky, igualando o match em 1 a 1! Partida AQUI! Amanhã teremos o tiebreak! Vamos, Diego!!

Alexander Fier em momento de astro!! eliminou o super GM Wang Yue com tablas tensas hoje! partida AQUI! Agora vem Morozevich na 2ª rodada!


O GM Darcy Lima lutou muito em uma defesa francesa mas não resistiu ao super GM Svidler. Partida AQUI! Valeu, Darcy!!

domingo, 28 de agosto de 2011

1061- PALMAS PARA QUEM RESPEITA O XADREZ E O ARTISTA

Os candidatos da Convergência à Presidência da Fexerj, MF Alberto Pinheiro Mascarenhas, e à Vice-Presidência, MF José Costa Fernandes Jr. AMAM E JOGAM XADREZ!


PALMAS PARA QUEM RESPEITA A MÚSICA E O ARTISTA !
Lí esta frase num bar em Búzios nesse fim de semana durante um show de Rock´n Roll fantástico que assisti na Rua das Pedras e refleti o quanto já avançamos em termos de qualidade, respeito e democratização de xadrez em nosso estado do RJ via Movimento Convergência !
Torneios escolares/infantis em Paulo de Frontin e Vassouras, xadrez numa praça do Grajaú, festival de xadrez em Guadalupe, Zonal FIDE em Araruama, classificatório olímpico feminino CBX e eventos FIDE na ALEX e CXG, Abertos do Brasil no Alfabarra e Hotel Regina, etapas do 21 e Blitz em diversos clubes do RJ (AABB-RIO, AXXM, Alfabarra, Araruama), eventos de cunho popular e por equipes pelo Alfabarra e este recente 21 do NXN em uma linda pousada de Búzios, cujo proprietário é um apaixonado por xadrez e sócio do NXN, o Nelson Adrião, mostram a diversidade ofertada, sempre com qualidade e respeito a cada enxadrista presente !
Poderia citar muitos outros detalhes relativos ao apoio propiciado pelo Movimento Convergência e seus simpatizantes, mas o mais significativo é ter grata a sensação do dever cumprido por todos que atuaram nesses eventos e a vontade de fazer cada vez mais e melhor.
O respeito por cada detalhe, a paixão em ver um torneio de xadrez acontecer e atender bem às expectativas de seu público alvo (nem sempre o mesmo em cada etapa) e ver dia a dia crescer a adesão e o agradecimento explícito da comunidade de enxadristas fluminenses e cariocas pelo trabalho que estamos fazendo, obtendo adesões até de outros estados e países! Muito bom mesmo !
Falando um pouco mais do 21 e do Blitz da Pousada Alto da Ferradura em Búzios, organizados pelo MF e dirigente do NXN José Costa Fernandes Jr. e pelo Nelson Adrião (muito obrigado mesmo a vocês e a todos que de alguma forma ajudaram, como o José Blanco que arbitrou ambos torneios abnegadamente!) , posso dizer que foi um fim de semana de sonhos, permeado por torneios de xadrez ! Paisagem maravilhosa, boa comida e bebida, música da melhor qualidade, ótimas instalações na pousada e principalmente, amigos e familiares querendo celebrar juntos o ato da vida em sua plenitude e de seu amor pelo xadrez !!
Em termos dos resultados dos eventos, no torneio relâmpago de sexta-feira, que aconteceu em paralelo ao queijos e vinhos da pousada, venceu o MF Sadi Dumont. Já no torneio de partidas rápidas do sábado, permeado de boas partidas e muita emoção, o MF Sadi Dumont deixou escapar a segunda vitória nas duas últimas rodadas e o resultado final após as seis rodadas, indicou-me como vencedor com 4,5, seguido pelo colosso de Niterói e atual presidente do NXN, Cristiano Porto, único invícto e também com 4,5 pontos (perdeu no desempate pelo número de vitórias), seguido pelo MF José Costa Fernandes Jr. e Marcelo dos Santos Silva, ambos com 4 pontos.
E, retornando à frase título deste texto (ver nas fotos!), menciono agora a frase que veio no ato à minha mente durante o show de Rock ao lê-la... em relação ao xadrez:
PALMAS PARA QUEM RESPEITA O XADREZ E O ARTISTA !
Pois cada um de nós que pratica e ama xadrez veradeiramente é um artista em sua essência ! Somos artistas pela paixão, persistência e felicidade em jogarmos xadrez !! Sigamos unidos e cada vez mais fortes e felizes nessas premissas indelegáveis !
Afinal, fazer isso acontecer cada vez mais e melhor em nosos estado é simples, pois SÓ DEPENDE DE NÓS !
O resto...? Bem o resto vocês já sabem. Está aí há anos. E eu definitivamente cansei dessa inoperância e falta de respeito para comigo e tantos outros que como eu amam tanto o xadrez. Basta! Chega de ouvir discursos e promessas falaciosas que representam uma continuidade insossa e de interesses pessoais nada ligados com a melhoria da prática de xadrez ! Queremos mais respeito e qualidade com nossa paixão e repito, isso é indelegável.
E, sendo mais enfático nessa luta: Peço o apoio explícito de cada um de vocês, enxadristas fluminenses e cariocas, para a minha candidatura à FEXERJ. Se vocês acreditam que o caminho que eu defendo, juntamente com tantos outros enxadristas convergentes, é o caminho correto para o xadrez em nosso estado, cobrem forte de seus dirigentes de clubes uma postura adequada ao desejo e anseios de vocês, principalmente em termos de votos na eleição que se avizinha. E se a resposta não vier como vocês desejam, não atuem mais em atividades que esse dirigente advoga, esvaziem-no !! Não participem de mais nada que este dirigente postular a vocês. Deixem de ser lenha de uma fogueira sem nenhuma serventia. Esvaziem já!!
Não deleguem nosso futuro a quem não nos representa adequadamente. Temos essa força, cada um de nós, e basta exerce-la já. Esvaziem dirigentes retrógrados e não aceitem argumentos e propostas falaciosas e pouquísimo ou nenhum trabalho concreto.
Vocês fazem parte dessa luta por mudança, que não é apenas minha e dos demais dirigentes da Convergência. ELA É DE TODOS NÓS ! É a Revolução Covergente em progresso inexorável. Vamos atropelar essa realidade que não nos serve para mais nada.
Lembrem-se sempre que SÓ DEPENDE DE NÓS ! De cada um de nós !!
As fotos do link abaixo dão uma boa ideia dos momentos vividos em Búzios e deveremos repetir a dose em novembro e mais ainda em 2012 !! O que é bom merece bis !

FOTOS AQUI!


Um abraço,
MF Alberto Mascarenhas




NOSSA POLÍTICA É FAZER XADREZ DE QUALIDADE!
SEJA MAIS UM!!!

1060- 2º Torneio do Alto Ferradura em Búzios: Masca Campeão!

VÁLIDO COMO A 7ª ETAPA DO CIRCUITO CONVERGÊNCIA 21.

MF ALBERTO MASCARENHAS FOI O CAMPEÃO!
2º CRISTIANO "COLOSSO" PORTO
3º MF JOSÉ COSTA FERNANDES JR.

CLASSIFICAÇÃO COMPLETA AQUI.
IMAGENS AQUI.



NOSSA POLÍTICA É FAZER XADREZ!
SEJA MAIS UM!!!

1059- Fier vence!! Darcy empata! Diego lutou mas não resistiu.


O GM Alexander Fier venceu a 1ª (de 2) na 1ª rodada da Copa do Mundo, alimentando os sonhos de quem quer ver um match Morozevich e Fier na 2ª rodada!
vejam AQUI a vitória de Fier!

O GM Darcy Lima jogou uma partida muito animada! com iniciativa e coragem conseguiu um empate frente ao GM Svidler (que surtou com 36-...b2??)! Vejam AQUI.

Já Diego não resistiu a um tático e consequente ganho técnico do GM Gata Kamsky. Vejam AQUI.

Amanhã a 2ª partida da 1ª rodada. Vamos continuar na torcida pelos brazucas (um flamenguista e dois vascaínos, bah!)!!

Agora, no site oficial não há fotos dos matches....Padrão Imperial lá???
CHAMEM A CONVERGÊNCIA!!!

O site deixa a desejar. E quem não viu lá o vídeo da abertura da Copa é um felizardo: a cerimônia foi de um mau gosto e cafonice absurdos! Aliás, o presidente da FIDE não é a cara do Ronaldo Angelim?

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

1058- COPA DO MUNDO COMEÇA AMANHÃ E PERGUNTAR NÃO OFENDE


AMANHÃ TEM INÍCIO A COPA DO MUNDO DE XADREZ NA RÚSSIA.
VEJAM O SITE OFICIAL AQUI!
VAMOS TORCER PELOS BRASILEIROS: GM DARCY LIMA (ENFRENTA SVIDLER!), GM ALEXANDER FIER (ENFRENTA WANG YUE!) E O MI DIEGO DI BERARDINO (ENFRENTA KAMSKY!).
VEJAM O EMPARCEIRAMENTO DA 1ª RODADA AQUI.
COMO SOU OTIMISTA, NA 2ª RODADA DARCY ENFRENTARÁ LI CHAO,
FIER JOGARÁ CONTRA MOROZEVICH (UAU!!!!) E DIEGO MASSACRARÁ KASIMDZHANOV!!!

LEMBRO QUE O MI DIEGO DI BERARDINO GARANTIU SUA VAGA NO ZONAL 2.4, EVENTO REALIZADO AQUI NO RIO DE JANEIRO COM SUPORTE E APOIO DO MOVIMENTO CONVERGÊNCIA DO XADREZ FLUMINENSE!

E AGORA O PERGUNTAR NÃO OFENDE.....

O TORNEIO DE MESTRES IMPERIAL AINDA NÃO FOI OFICIALIZADO NA FIDE PARA A LISTA DE RATING DE SETEMBRO. VEJAM AQUI.
PERGUNTAR NÃO OFENDE: SERÁ QUE AS TAXAS FORAM PAGAS?? QUE CHATO PARA QUEM GANHOU RATING E PARA QUEM SEDIA (CHANCELA) ESSES TORNEIOS....POR QUE CHANCELA?

1057- Circuito Cultural Arte entre Povos e a pessoa certa no lugar certo


Sempre recebo mails do companheiro "cubano" Gino Borges. Acompanho com interesse o Circuito Cultural Arte entre Povos por ser uma empreitada magnífica.
Abaixo o último mail que recebi do Gino:

Companheira(o)s,

Com apenas um mês e meio ocupando a Secretaria de Educação do município mineiro de Conceição de Ipanema, José Aristides Silva Gamito está revolucionando a pasta no município.

Bacharel em filosofia, poderíamos dizer que é a pessoa certa no lugar certo.

Segundo o secretário, "reafirmamos o apoio à arte, uma das prioridades do nosso plano de educação para o município".

Por este motivo é que ele gentilmente nos enviou um email informando que está apoiando o Circuito Cultural Arte Entre Povos, originalmente articulado com a Escola Estadual Juscelino Kubitschek, e que ocorrerá no município a partir do dia 31 de agosto.

É estimulante saber que uma Secretaria está sendo ocupada por um gestor que, antes de tudo, é idealista.

O site da secretaria é:

http://semecconcipanema.blogspot.com/

Um abraço

Gino

Refleti sobre algumas palavras do companheiro: "....é a pessoa certa no lugar certo". E "....está sendo ocupada por um gestor que, antes de tudo, é idealista".
Transportei aquelas palavras para a nossa realidade político-enxadrística do Estado do Rio de Janeiro.
Quem seria a pessoa certa para ser o Presidente da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro? não deveria ser um GESTOR, QUE ANTES DE TUDO, É IDEALISTA?
Ou deveria ser um sujeito politiqueiro, encastelado nas facilidades que um grande clube sempre lhe deu, exigindo-lhe um mínimo de esforço (suor e financeiro)?
Um "dirigente" que seria incapaz de se transportar para uma cidade do interior (sempre "vinde a mim as criancinhas") apenas para dar medalhas a jovens, em sua maioria carentes, prestigiando o abnegado organizador local...Se não tiver um influente político (prefeito, vereador, deputado) para sair com sorriso amarelo nas fotos, para que ir? manda o seu "burro de carga", ops, não, um vice qualquer que criou em uma "política de descentralização"!
O cara certo para o posto seria alguém que nunca ninguém viu jogar xadrez, nem tem filhos, parentes,etc., jogando?

Reflitam.

Por falar em reflexão, por que o TTC ainda chancela os torneios da Federação? Será que há um acordo, o que faz de bobos os aliados?
Mas eu respondo à pergunta: porque são a mesma face da moeda! a face da CONTINUIDADE (entenda-se: federação usada como alavanca de projetos políticos pessoais! dane-se a massificação do xadrez, danem-se os clubes, são importantes só para o voto).


terça-feira, 23 de agosto de 2011

1056- Fato lamentável com o CXTR


O Império aprontou mais duas.......!! prometeu torneios para o Interior: em Cabo Frio no fim de semana que passou e em Três Rios no final de semana próximo...o primeiro não se realizou e no segundo frustrou os dirigentes locais, ou seja, não haverá o certame.
É bom os enxadristas e dirigentes lerem o comunicado do Sr. Presidente do Clube de Xadrez de Três Rios (CXTR). Podem ler AQUI.
Uma desconsideração lamentável o que se fez com Três Rios. Com um clube que faz xadrez (excelente a idéia do Intra-Clubes, modelo a ser seguido) com dedicação e zelo.
Não pensem, caros leitores, serem estas palavras nutridas de um oportunismo raso. Não! sabemos que o CXTR não é um aliado ou simpatizante Convergente (inclusive, declinando nosso convite à vice-presidência) e provavelmente manterá essa linha. Porém, o que nos diferencia dos outros é a preocupação primeira em respeitar quem produz xadrez, independente se vai votar a favor ou contra. Isto nos leva a firmar parcerias com clubes aliados e não aliados. Eleição, se ganha e se perde e a próxima eleição nunca será a última. Mas, perenes devem ser a postura e ética em prol do tratamento com respeito e dignidade àqueles que fazem xadrez com honestidade.
O Sr. Patrick foi avisado. Em uma daquelas "dialéticas tumultuadas" eu avisei que um dia o escorpião iria picar (é a sua natureza!). Sou advinho, sou o Herculano Quintanilha do O Astro? Não. Primeiro, estou nessa estrada há quase 30 anos. Segundo, como estatístico de formação, eu considero os padrões de regularidade de certos "fenômenos". Terceiro, tenho um profundo amor à causa pelo Xadrez e sua ambiência (me ajudou muito em minha formação ética, na minha perseverança em vencer dificuldades, na minha autoestima).
E o padrão de regularidade estima os próximos fatos: uma desculpa esfarrapada, vai chamar de amigo, promessas grandiosas, deputado x, vereador y, Kasparov, o diabo! É padrão! uma série histórica de quase quinze anos, caro Patrick!
Se começarem a levar em consideração o que escrevo, então podem refletir sobre o que afirmarei agora: não há terceira via nenhuma! há uma via da CONTINUIDADE, representada por candidatos de essência similares: Ricardo Barata e Reynaldo Velloso são idênticos! em posturas envolvendo com falácias políticos profissionais, em se utilizar de pessoas operosas para "o trabalho duro", em gostar de discursos e holofotes. E, principalmente, em utilizarem o Xadrez como plataforma para alavancagens políticas pessoais.
E há a via da MUDANÇA. Representada pela candidatura do MF Alberto Mascarenhas, com uma diretriz de atitudes respeitosas e construtivas para com TODOS que produzem Xadrez no Estado do Rio de Janeiro. Com plataformas e propostas transparentes, publicadas. A CONVERGÊNCIA veio para ficar, independente do vencedor das próximas eleições. O MF Mascarenhas AMA Xadrez em todas as esferas de atividade (iniciantes, mestres, escolar, veterano,etc), tem uma tremenda bagagem gerencial e é muitíssimo bem sucedido profissionalmente, não necessitando de alavancagem pessoal por meio de uma federação de xadrez.

Reflitam.

1055- Imagens do IRT da ALEX.....


Vejam, senhores, é Kleber Victor, o Terrível Gambiteiro Gagá de Friburgo, em ação na 4ª rodada do IRT da ALEX...
Imagem intrigante....o que estaria acontecendo com o Kleber?

a) se amaldiçoando, arrependido, por ter jogado mais um gambito doidão;
b) tentando lembrar a linha que iguala de brancas...;
c) pensando: "o que estou fazendo aqui? poderia estar jogando o circuito catalão agora...
d) estaria com sono mesmo!

Só o mesmo pode responder!
Desculpe, Kleber, é que nem combinação: não se pode deixar escapar!!

domingo, 21 de agosto de 2011

1054- IRT DE INVERNO DA ALEX ESTÁ MUITO FORTE!!



Hermann Mathow (no centro! os da ala do rei e ala da dama são capis!): grata surpresa Alexana após 4 rodadas do IRT de Inverno 2011!

Pedro Paiva lidera o IRT de Inverno da ALEX após a 4ª rodada

Ontem teve início mais um IRT na Gloriosa ALEX! O IRT de Inverno 2011 está sendo um torneio de alto nível técnico, jogado com o padrão ALEX de organização! Após 4 rodadas, o líder é Pedro Paiva, com 3,5 em 4 rodadas. Vejam abaixo:

Rk.
NomesexoFEDEloIEloNPts. Des 1 Des 2 Des 3
1
DE PAIVA PEDRO HENRIQUE
BRA224621383.50.039.0
2
MATHOW HERMANN THOMAS M
BRA190417863.00.039.0
3
REGO VINICIUS V DE ALMEIDA
BRA227321793.00.028.5
4FMMASCARENHAS ALBERTO PINHEIRO
BRA226521213.00.028.0
5
BOTTARI RAIMONDO
ITA219502.50.0211.0
6FMGUIMARAES WAGNER PEIXOTO
BRA227722012.50.029.5
7
CHAUCA JOSE
PER205402.50.028.0
8
GEOVANE MARIANO DE OLIVEIRA
BRA002.50.026.0
9
REIS VIRGINIA LAGRANGE MWBRA183419072.50.026.0
10
FERREIRA KLEBER VICTOR
BRA210720642.50.017.5
11
SANTOS FILHO TADEU SOUZA
BRA209820012.00.029.5
12
BIL ANGELO
BRA210420332.00.028.0
13
BAETA MARCIO NETTO
BRA216220862.00.019.0
14
DOS SANTOS JR BRAULIO
BRA201619672.00.016.5
15
BRUNO TORRES SACCO
BRA019422.00.016.0
16
BARBOSA,LUIZ FRA CISCO DA SILV
BRA197018271.50.018.5
17
RICARDO PEREIRA VILALBA
BRA018081.50.017.0
18
RABELLO DAVID SOUSA
BRA193018361.00.018.5
19
ANDRE KEMPER BAPTISTA
BRA017631.00.018.5
20
PEREIRA VILALBA GUILHERME
BRA192718771.00.017.0
21
ANTONIO PINHEIRO
ANG001.00.015.5
22
DIAZ MARCOS
BRA169717301.00.005.5
23
RODRIGUES NEI JORGE
BRA205319660.50.009.0
24
MANGINI JOSE HENRIQUE DE MELLO
BRA160816950.00.007.0

Não percam a 5ª rodada, dia 02/09/11 às 19:30h. Transmissão online de 4 partidas. O IRT de Inverno da ALEX conta pontos para o Circuito IRT da Convergência. Vejam a classificação do Circuito após 6 etapas AQUI . Vejam o regulamento do Circuito AQUI. Mais informações do IRT de Inverno da ALEX no Chess Results.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

1052- Minas de Emoções Gerais! e o RJ nas trevas imperiais.......


texto extraído de
http://www.clubedexadrezonline.com.br/artigo.asp?doc=10172

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) viabilizou ontem (16/08) a implantação de projetos desportivos pela Federação Mineira de Xadrez (FMX), através de convênio assinado pelo secretário Braulio Braz e a presidente da entidade, Luciane Sepúlveda Viana. Com a assinatura assegurada pela Lei de Incentivo ao Esporte, a SEEJ garantiu o repasse à FMX de recursos oriundos da concessão de desconto para o pagamento de crédito tributário inscrito em dívida ativa para a implantação do projeto “Equipe Mineira de Xadrez”. O projeto prevê o desenvolvimento do desporto de rendimento, com a formação de equipe mineira feminina e masculina sub 10, sub 18 e na categoria absoluto, composta por 16 atletas, que representarão Minas Geras em torneios nacionais e internacionais.

A iniciativa tem por finalidade projetar o rating internacional dos atletas participantes, para a obtenção de pontuação necessária à titulação internacional, que exige a participação em torneios de rating FIDE com graduação elevada.

Luciane Sepúlveda Viana (presidente da FMX) e Braulio Braz (secretário da SEEJ)


O convênio prevê a utilização dos recursos repassado pela SEEJ na contratação de 647 horas-aula de treinamento de instrutores, mestres e grandes mestres, na aquisição de passagens e no pagamento de inscrições, alimentação, transportes e hospedagens.

“O projeto Equipe Mineira de Xadrez é uma sequência, uma continuação do projeto Xadrez nas Escolas, exatamente por que surgiu de demandas deste último. Nele, nós sentimos a necessidade de selecionar atletas que já estavam aptos a competições, mas ainda necessitavam de treino, para trazer titulações internacionais para Minas Gerais. E, na viabilização deste treinamento, contamos com o apoio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude”, explicou Luciane Viana.

“Minas Gerais possui apenas quatro mestres FIDE e as titulações de mestre internacional e grande mestre demandam a participação em torneios de rating FIDE. É essa participação que a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude está assegurando, de forma a contribuir com a elevação do xadrez praticado em Minas Gerais”, afirmou Braulio Braz.


Fonte: http://www.esportes.mg.gov.br


Regulamento: http://www.fmx.org.br



Enquanto em Minas se trabalha sério e firme e a Presidente aparece na foto com a caneta na mão formalizando os projetos, por aqui o Império da Bazófia aparece nas fotos com sorrisos marotos....de concreto nada, só blá-blá-blá (aliás, de concreto, só confusões, erros crassos, incompetências,etc...) costumeiro e periódico que não engana mais ninguém por essas bandas.
Como brasileiro, vejo um lado bom: O Imperador é do Rio, as outras federações estão livres de enganações e bazófias!

1051- QUE ISSO........UM PITO NO ÉLCIO MOURÃO!


fonte do texto: blog do AI Élcio Mourão


O Padrão de organização da fexerj continua e agora foi no Torneio de Mestres!
Vocês podem acompanhar, na imagem do site, que até a 4ª rodada da competição o árbitro principal estava usando o seguinte critério de desempate: milésimos totais, milésimos mediano e progressivo.


Já no resultado final a arbitragem mudou o Critério de Desempate, veja na imagem do site. São: progressivo, milésimos totais, milésimo mediano e SB!!!!


Será que é o mesmo árbitro que até hoje não colocou os critérios de desempate no evento da SUDERJ ???


AI, AI (NÃO É ÁRBITRO INTERNACIONAL, É AI,AI MESMO!) ÉLCIO MOURÃO, VOU LHE DAR UM PITO! ESTÁ SENDO MUITO RIGOROSO! DO TORNEIO DE 2008, SEM PLANILHAS, SEM RELÓGIOS (VEJAM AQUI) PARA ESSE "EQUÍVOCO" É UM P.... AVANÇO!!

domingo, 14 de agosto de 2011

1050- IRT DE INVERNO DA ALEX COMEÇA NO PRÓXIMO SÁBADO!


Neste próximo sábado, dia 20/08/2011, a ALEX (Associação Leopoldinense de Xadrez – http://www.alex.org.br ) começará seu novo torneio FIDE - IRT Rio de Janeiro de Inverno 2011 - pelo sistema suíço em 7 rodadas e arbitragem de Leo Mano.

As datas do evento serão: 20/08/2011 (10h e 15h); 21/08/2011 (10h e 15h); 02/09/2011 (19h30min) e 04/09/2011 (10h e 15h).

Haverá transmissão on line de 4 partidas por TABULEIROS DGT em http://www.alex.org.br/alexonline.htm

Classificação e resultados das rodadas serão divulgados em www.chess-results.com , por upload no programa de emparceiramento swiss manager.

A taxa de inscrição será de R$80,00.

O ritmo de jogo será de 90 min + 30 seg. de bônus desde o primeiro lance.

A premiação será de R$800,00 assim distribuídos: campeão (troféu + R$380,00); vice (medalha + R$180,00); terceiro (medalha + R$80,00); quarto (R$80,00); quinto (R$80,00); melhor alexano (livro de xadrez).

Vagas limitadas. Outras informações com joseblanco@uol.com.br (21-3186-7706).


1049- A BAGUNÇA DA FEDERAÇÃO DO RIO NOS JOGOS ESCOLARES!!



TEXTO EXTRAÍDO DO BLOG DO AI ÉLCIO MOURÃO

Depois de muito tempo sem participar de um evento organizado pela fexerj, vejo que o seu padrão de organização e conhecimento técnico continua o mesmo: ridículo é a melhor definição que no momento me vem na cabeça, por quê?


Começa que o site oficial da entidade informou a organização das Olimpíadas Escolares para o dia 09/08 e o evento na verdade aconteceu dia 13/08, ontem!

O padrão FEXERJ prossegue com um atraso de 1h e 30m para o início do torneio, que estava previsto para começar às 9hs, só começou às 10h e 30m.


Ao começar o torneio, o padrão FEXERJ continua. Vejam que a própria organização da FEXERJ não coloca os ratings para os jogadores federados pela entidade. Exemplo:

Na categoria B masculina o aluno Miguel Angelo, último campeão do evento e mais do que conhecido por todos, com rating FIDE e FEXERJ, estava jogando a 1ª rodada na mesa 31!!

Na categoria B feminina a aluna Andreza, duas vezes campeã desse evento, campeã feminina estadual, com rating FEXERJ, na 1ª rodada jogou na mesa 08!!


Para que rating FEXERJ? um esforço desnecessário para quem calcula !!!


O padrão FEXERJ continua... A organização não desprezou o seu próprio trabalho com o rating no Estado. Abandonou também o seu quadro de arbitragem. Somente o Árbitro Selmo Bastos foi aproveitado para o torneio, colocando pessoais para arbitrar sem a mínima condição e conhecimento de arbitragem. Quais foram as conseqüências?

1- Em todas as rodadas resultados trocados, chegando a voltar o emparceiramento das rodadas algumas vezes, distorcendo com certeza o resultado final dessas categorias.

2- Jogadores duplicados nas categorias e sendo emparceirados. Enquanto o aluno estava na mesa x perdendo de W.O, o próprio aluno estava na outra mesa jogando!!!!!!!!!!!!!!!

3- Na lista de inscritos, veja imagem e na lista do site, aluna na lista sem condição de participação, nascida em 2000!!!!!!



4- Na categoria B masculina, o erro grave de ter 6 rodadas, com mais de 70 alunos inscritos, o que não apurou o campeão, dois jogadores terminaram ganhando as 6 partidas. O correto era ter 7 rodadas.
É triste ver que um jogador se prepara um longo tempo para o torneio, vem de Volta Redonda para disputar a sonhada vaga nos Jogos Escolares Brasileiros, faz 100% dos pontos e volta pra casa com um VICE-CAMPEONATO. E a FEXERJ acha isso normal!!!!!!!!!

Devido ao atraso de 1h30min a organização não deixou nenhum horário para os alunos almoçarem, sem intervalo nenhum.

E como Padrão FEXERJ de sempre, a organização culpou a impressora e com isso os técnicos, professores e diretoras de várias escolas presentes passaram o torneio todo sem nenhuma informação do torneio!!!!!!

OBS 1: entre as pessoais que estavam dando apoio a FEXERJ estava o conhecido Joaquim de Deus e no corredor durante o torneio o "Joca" me diz:

"o "Baratinha" tenta fazer direito o torneio, o que falta é competência".

"Joca", no retorno a Mendes fui pensando no que vc me falou e cheguei a conclusão que vc por participar de vários torneios e com grande vivencia em competição TEM TODA RAZÃO, falta competência !!


OBS 2: Esclarecer aos leitores que a SUDERJ não teve nenhuma culpa pela péssima organização do evento.

É um absurdo ver que o maior torneio escolar do Rio de Janeiro foi entregue e realizado de uma forma amadora, fato que contribui para um esvaziamento e uma desvalorização do evento. Será que os vários colégios da capital e do interior, que se esforçam para fazer caravanas e abrilhantar o evento, merecem tamanha falta de respeito? É isso que merece o xadrez escolar do Rio de Janeiro?


Parabéns aos alunos e professores: São verdadeiros Guerreiros e Apaixonados pelo xadrez e que não mereciam tamanha desorganização. Não desistam! Estamos trabalhando arduamente para conseguir melhorar.
O Padrão Convergência vem ai!



Seguem os representantes.
Categoria A:
Eduarda Oliveira de Freitas
Lucas dos Santos Peixoto

Categoria B:
Andreza Oliveira da Silva
Miguel Angelo de Carvalho

E na mesma postagem, o depoimento do conhecido prof. Pietro Ferraz, habitual participante de competições escolares:

"Infelizmente tais erros aconteceram! Fico chateado com tamanho descaso. Ainda mais para um treinador que já viu a organização de um JEBs ou de um campeonato panamericano.

E também vi o intercolegial do mesmo ano e o Jepar do ano passado ... difícil entender essas mudanças ... E meus parabéns ao jovem e talentoso Iago, campeão moral sem a vaga no Brasileiro (deixando claro que não estou desmerecendo o talentosíssiomo Miguel Angelo, uma das maiores revelações do xadrez carioca nos últimos anos).

Chega! Por 1 xadrez escolar de qualidade ! "



Então, senhores, com quem vocês querem estar em 2012? preferem a continuidade (representada pela atual gestão da federação e/ou por Reynaldo Velloso que já presidiu a Federação e nada fez) ou a efetiva MUDANÇA?
CHEGA DE PRESIDENTES POLITIQUEIROS E QUE NEM SABEM JOGAR XADREZ!
VAMOS TRABALHAR DE VERDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO XADREZ NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO!!!


MOVIMENTO CONVERGÊNCIA DO XADREZ FLUMINENSE.
VIEMOS PARA MUDAR!
NOSSA POLÍTICA É FAZER XADREZ DE QUALIDADE!!
SEJA MAIS UM!!!