segunda-feira, 30 de junho de 2014

1425- Uma Questão Ética


Você aceitaria patrocínio de alguém que organiza torneios de xadrez, valendo rating FIDE, com jogadores fantasmas* ?

* aqueles que não são conhecidos por nenhum outro enxadrista do universo, só pelo organizador do torneio!

quinta-feira, 26 de junho de 2014

quarta-feira, 25 de junho de 2014

1423- Momento Maiakowsky de Filosofia



“Mostrar às pessoas que elas são muito mais livres do que pensam, que elas tomam por verdadeiro, por evidentes, certos temas fabricados em um momento particular da história, e que essa pretensa evidência pode ser criticada e destruída.”
(Michel Foucault)




segunda-feira, 23 de junho de 2014

quarta-feira, 18 de junho de 2014

1421- Reflexões durante a Copa

O saudoso Cláudio Coutinho

     Hoje, enquanto assistia Espanha x Chile, tive umas reflexões. Cheguei à conclusão que uma das piores tragédias do futebol brasileiro foi a perda precoce do treinador da seleção de 78, o espetacular Cláudio Coutinho.
     Por que? porque foi o último (e talvez único, Parreira nunca criou nada novo, por exemplo) treinador REALMENTE ESTUDIOSO DAS TÁTICAS NO FUTEBOL.
Coutinho poderia ter formado uma geração de treinadores estrategistas, estudiosos. Não essa sequência de motivadores (exceção de Telê Santana) que tivemos e temos.
   Felipão é um motivador que não cria "família Scollari" mas cria panelinha! e panelinhas geram ineficiência em qualquer área de atuação (tenho ódio de panelinha!). O que são Jô, Fred, Bernard, William, Fernandinho, Hulk?
    Apesar de torcer fervorosamente pelo Brasil, prevejo que tomaremos fumo já nas oitavas. E aí pergunto: quem substituirá Felipão? quem temos, meu Deus?
    Então, já acho razoável a ideia de cogitarmos um treinador estrangeiro para os "reis do futebol" (ao contrário do que penso das seleções africanas que copa após copa, com aqueles treinadores branquelos não evoluem). Não seria nenhuma heresia, nada escandaloso.

sábado, 14 de junho de 2014

1420- Chê faria hoje 86 anos


HOJE, 14 DE JUNHO, CHÊ FARIA 86 ANOS.

QUE A TERNURA DA QUAL FALAVA, E MOSTRAVA, ESTEJA PRESENTE SEMPRE EM NOSSOS MOMENTOS, NAS NOSSAS LUTAS DIÁRIAS.