quinta-feira, 21 de agosto de 2008

74- COMO VENCER RAPIDAMENTE NO XADREZ!



Os Segredos dos Grandes Mestres -

Como Vencer Rapidamente no Xadrez

(Primeira edição, 2008)


Autor: John Nunn

Número de páginas: 456 pp.

Preço: R$ 89,00

Neste trabalho instrutivo e ao mesmo tempo de entretenimento, John Nunn seleciona 125 das melhores pequenas partidas decisivas dos grandes mestres da era moderna. Para um grande mestre perder uma partida em 25 movimentos ou menos requer algo especial e os jogadores do clube podem aprender muito estudando estas miniaturas. Cada uma destas partidas é uma verdadeira batalha, com o resultado geralmente em dúvida até quase o final da luta.

John Nunn é um grande mestre inglês. Ele conquistou quatro medalhas de ouro individuais e três medalhas de prata por equipe nas Olimpíadas de Xadrez. Na Copa do Mundo de Xadrez de 1988/9, terminou em sexto lugar no geral, à frente de vários campeões mundiais anteriores. Ele é, de fato, o escritor de xadrez mais aclamado no mundo – ganhou por duas vezes o prestigioso prêmio British Chess Federation Book of the Year Award. Em 2004, ele ganhou o World Chess Solving Championship, à frente de muitos campeões anteriores.



Acima a chamada da Editora Ciência Moderna para seu mais novo lançamento: O Segredo dos Grandes Mestres-Como Vencer Rapidamente no Xadrez, do afamado GM inglês John Nunn. Eu tive o grande prazer de fazer a revisão técnica do livro. A despeito do seu título "entusiasmado", asseguro: o livro (que foi lançado originalmente pela Gambit) é muito interessante. São partidas de GM de alto nível que demonstram a precisão que esses jogadores devem ter. As derrotas em menos de 25 lances não foram frutos de capivaradas gritantes mas sim de algumas imprecisões, decorrentes de juízos mal formulados ou profilaxias não executadas. Nunn, em excelente introdução, separa as causas das derrotas por temas. E as táticas no livro são abundantes e finas. Considero um bom livro para professores fazerem "O lance do mestre" com seus alunos.
E no livro temos um representante ilustre do xadrez nacional: O GM Rafael Leitão dando show de bola contra o GM Baburin!
No site da editora, pode-se adquirir o livro a R$71,20. Só acessar www.lcm.com.br

4 comentários:

silvio henriques disse...

Boa dica Mestre Maia!
Comprarei o livro!
Onde anda o colega Stelling?
Gostaria que participasse do II MEMORIAL SEVERINO SOMBRA.
Será uma boa oportunidade para trocar idéias.
Um abraço do Silvio

Anônimo disse...

Nunn é um autor excepcional! Como solucionista não posso deixar de citar o "Solving in Style", talvez o melhor livro sobre solução de problemas de xadrez.

Uma curiosidade é que Nunn ganhou sua medalha de ouro na Olimpíada de Xadrez, conquistou seus dois mundiais de solução e conheceu a sua esposa em um mesmo país: Grécia!
Se ele ganhar o mundial deste ano (já está confirmado na delegação inglesa) ele quebra a escrita!

Abraço,
Stelling

Anônimo disse...

Olá Silvio.
Estou a caminho do mundial de soluções, na Letônia, próximo da cidade natal de Mikhail Tal!
Volto no dia 15 de setembro.
Um grande abraço,
Stelling

silvio henriques disse...

Desejo que faça uma ótima competição!!
Serás o único representante brasileiro?
Há alguma forma de acompanhar a competição via internet?
Um abraço do Silvio e, mais uma vez, sucesso!!