sexta-feira, 31 de julho de 2009

279- Após a 7ª rodada

Segue o ótimo Continental. Ontem, de brancas, com meus tradicionais (e inoperantes!) esquemas "murrinhas", empatei outra com o mf Carlos Alberto Sega. Vamos ver quantos pontinhos faço com três rodadas a menos (não joguei a 1ª e não jogarei as duas últimas rodadas).
Os resultados e a classificação se podem ver no excelente blog do Clube de Xadrez de Mendes, do competentíssimo Élcio Mourão.
Ontem recebi a visita do amigo Roberto Stelling, craque do solucionismo. Aliás, em agosto teremos o Brasileiro de Solucionismo no Rio (postarei a chamada no blog quando a data estiver próxima) e dois meses depois o Mundial de Solucionismo também no Rio.
E por falar em Rio de Janeiro, os eventos não páram!! semana que vem na cidade de Mendes teremos o importante Panamericano por Equipes!! o grande confronto será Brasil x Cuba! Cuba vem com força máxima (Leinier Dominguez, Lázaro Bruzon) porque, segundo me contaram aqui no hotel, é importante para eles conquistar a competição por questão político-econômica: garantir uma maior dotação orçamentária para o xadrez de competição. O Brasil vai fortíssimo: Giovanni, Leitão, Fier, Milos, Diamant e Darcy.

Até a próxima!!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

278- Após a 6ª rodada

E o agradável Continental segue! Está sendo jogado em três andares na seguinte hierarquia de mesas: o 3º andar (onde se situa o famoso "aquário" do CXSP) as primeiras "n" mesas (não sei quantas), depois o 4º andar e depois as últimas "n" mesas no 2º andar. Os capivaras engraçados logo apelidaram os andares de "Série A", "Série B" e "Série C" (óbvio, estamos no país do futebol!)!! eu oscilo nas séries B e C!!
Os mesmos engraçadinhos afirmam que eu deveria ser acionado, com fulcro no ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) porque ganhei nas 2ª e 5ª rodadas de dois guris de 12 anos (jogam bem paca!!), o Diego Aoki e o Arthur Chiari. Este último já é bastante conhecido e eu estive perto da derrota mas caiu num tático simples. O guri ficou desolado, então lhe perguntei a idade. Ao responder eu disse: "Olha, é a primeira e última vez que ganho de você". Ele, de pronto: " É mesmo!!"
Empatei na 3ª rodada com um mf peruano com um rating muito inflado na minha opinião. O Chauca joga mais que o cara! Joguei para empatar de brancas.
Na 4ª perdi para o Bolívar Gonzales, de pretas. As brancas jogaram muito mal a abertura e a besta quadrada aqui não aproveitou e ainda no final perdeu no tempo (TR com acréscimos!).
Ontem, de pretas, novamente não soube aproveitar o jogo impreciso na abertura do gente boa Adriano Caldeira. O mineirinho escapou, tablas. Aliás o Caldeira lançou um ótimo livro para o xadrez escolar. Recomendo a sua aquisição pelos professores do Rio. Semana que vem farei uma resenha do livro neste blog.
As pelejas terminam tarde, depois da meia-noite. Já virou hábito, a tribo dos capivaras segue para o restaurante Varanda para as sopas (neste friozinho cai bem) da madrugada. Lá as lamentações habituais, com a famosa frase de um legítimo capivara: "eu estava ganho!!"

Até a próxima!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

277- CONTINENTAL BOMBANDO!

Maiakowsky com muito sono domingo de manhã (devia ser proibido jogar de manhã!).
Kleber Victor, o Terrível!


O enxadrista e cineasta David França Mendes em profunda reflexão.

Nei Jorge e seu sólido jogo.



O combativo José Eduardo Bernardo. Atuação muito boa.




Cá estou para fazer uma resenha do Continental. O torneio está bombando, grande sucesso! Muito bem organizado e com uma equipe de arbitragem competentíssima. O clima entre os jogadores é o mais cordial possível. Muito gostoso realmente de jogar e de ver!
Hoje às 19:00h, 260 jogadores disputam a 4ª de 11 rodadas, um número expressivo! A lamentar apenas a desistência de Mequinho, após a 3ª rodada. Parece que o lendário GM não tem mais saúde para jogar rodadas duplas.
Muitos enxadristas do amado xadrez do Estado do RJ participam da competição. A maior "delegação" é da gloriosa ALEX (Associação Leopoldinense de Xadrez): 6 jogadores (eu, Bráulio Santos, Kleber Victor, Nei Jorge, José Eduardo Bernardo e David Mendes). Acima as fotos dos Alexanos. Faltou o presidente Bráulio Santos que registrou as fotos e as cedeu gentilmente para mim.
Tirei muitas fotos até agora, de GM´s a capivaras. Postarei as mesmas a partir de 2ª feira que vem. Eu queria tirar as fotos das beldades que estão jogando o torneio mas a máquina é da minha mulher e acho que ela não vai gostar!!
Entrevistas: está difícil!! meu inglês para entrevistar é very bad!! Vou tentar escolher uma entrevista interessante com um nacional!! Interessante não significa ser necessariamente com um GM ou MI. A conferir.
O GM Kevin Spraggett, não veio, alegou a gripe suína! Foi tolo (assim como fui também porque consultei meu médico antes da viagem e ele disse que era mais provável eu ser atropelado na rua do que pegar a gripe suína!) e preconceituoso com a América do Sul. Desafio os meus leitores a pesquisarem as estatísticas (oficiais, claro) da gripe suína no Canadá. Mas tudo bem, continuo a ser um grande admirador de seu blog!
Outra ausência sentida foi do GM cubano Lazaro Bruzon. Ele já estava classificado para o Mundial na Sibéria e o governo democrático (provocando você Joaquim de Deus!) de Cuba não permitiu que o jovem GM viesse apenas para faturar uma grana em dólar do prêmio!! Viva a Revolução (grite alto comigo Joca: Viva a Revolução!)!!
Que mais: Marcelo Santos, Júlio "La Passion" lhe manda um grande afago! Merca, o Leomar de São José do Rio Preto perguntou por você e mandou-lhe um forte abraço!!
Até a próxima postagem, vou descansar. Às 19:00 encaro o mf Bolívar Gonzales. Vida dura!!





sexta-feira, 24 de julho de 2009

276- Che e o Xadrez II

El Che Guevara ajedrecista

Un artículo del MI Nelson Pinal


Ernesto Che Guevara


El argentino Ernesto Che Guevara fue incluido en el Libro de Oro de la FIDE y nombrado Caballero de la FIDE.
Estas dos altísimas distinciones de la Federación Internacional son un reconocimiento al aporte que el Che Guevara hizo al desarrollo del Ajedrez cubano y latinoamericano.

El Che tomando parte en unas simultáneas

Conocedor del papel del Juego Ciencia como un eficaz medio de educación y formación del intelecto del hombre, el Che fue un fervoroso amante del Ajedrez y llegó a ser, pese a sus diversas ocupaciones, un fuerte ajedrecista.

Asiduo visitante a cuantos eventos ajedrecísticos se celebraban en la capital cubana, constituyó siempre una fuente de apoyo y de estímulo para los jugadores cubanos en cada ronda de los Torneos Capablanca in Memoriam.

Su alta responsabilidad dentro del Gobierno cubano influyó en el apoyo oficial que desde 1959 recibió el Ajedrez, que junto a una correcta política deportiva dirigida hacia la masificación del Juego Ciencia en toda la isla, posibilitaron el desarrollo cuantitativo y cualitativo del Ajedrez nacional.

Jugando una partidita amistosa

Asimismo, como motor impulsor del Ajedrez cubano brindó el apoyo necesario para la organización en Cuba de diferentes eventos internacionales que contaron siempre con la participación de jugadores de toda la América.

En los Capablanca in Memorian, Campeonatos Panamericanos y en la Olimpíada Mundial de 1966, participaron -y participan- destacados jugadores de toda la América, que conjuntamente con los ajedrecistas cubanos de la década del 60 influyeron decisivamente en el desarrollo del Ajedrez en sus respectivos países.

Ya a comienzos de la década del 60 el Che profetizó que Cuba tendría Grandes Maestros como resultado de la obra de la Revolución y pocos años después de su desaparición física sus pronósticos de hicieron realidad con la norma alcanzada por Silvino García.

El Che y Silvino García

Hoy en día se puede afirmar que en los 10 títulos de Gran Maestro, en los treinta y tantos de Maestro Internacional, en el Campeonato Mundial Juvenil conquistado por Walter Arencibia, entre otros triunfos del Ajedrez cubano, está presente la obra del Che.

En ocasión de celebrarse en La Habana el primer Torneo Capablanca in Memoriam en 1962, donde resultó ganador su coterráneo Miguel Najdorf, el Che manifestó:

"En este momento de confrontaciones mundiales que se deben a sistemas ideológicos muy distintos, el Ajedrez puede y es capaz de aglutinar a gentes de países con sistemas políticos diferentes“.

Siguiendo la partida Rosseto vs García

Torneo Capablanca in Memoriam, Cuba (1964)

A continuación brindamos una de sus partidas, la que le ganó en una sesión de simultáneas al tenaz y combativo Maestro Nacional Rogelio Ortega, Campeón de Cuba en el año 1966.

MN Rogelio Ortega - Ernesto Che Guevara [D05]
La Habana, Simultáneas, 1964

1.Cf3 d5 2.e3 e6 3.d4 Cf6 4.Ad3 g6 5.0-0 Ag7 6.b3 0-0 7.Ab2 b6 8.Cbd2 Ca6 9.Aa3 c5 10.Ce5 Dc7 11.Tc1 Cd7 12.f4 Cb4 13.Axb4 cxb4 14.e4 Dc3 15.Cdf3 dxe4 16.Axe4 De3+ 17.Rh1 Dxe4 18.Cg5 Dd5 19.c4 bxc3 20.Txc3 Ab7 21.Cgf3 Tac8 22.Td3 Aa6 0-1

Fonte: http://www.canal-h.net/webs/rguerrero001/Pinal27.htm

terça-feira, 21 de julho de 2009

275- Poesias

Verdade verdadeira

É verdade, eu sei

Onde foi que errei?

É verdade, eu não minto.

Grande amor por você é o que sinto.

É verdade, foi embora.

Seu sorriso agora me consola.

É verdade, eu vou sempre te amar.

Até todo tempo do mundo se acabar.

É verdade, eu sei que errei.

Onde está a verdade? Não sei.

Vida de minha alma

Alegria de minha vida

Felicidade não contida

Partida só de um jogador

Momentos de tristeza e dor

Alegria de minha vida

Passo a passo eu vou

Lance a lance te dou

Para cada momento de tristeza e dor

Alegria de minha vida

Pode comigo contar

Como a defesa perfeita

Só teu amor quem me deita

Alegria de minha alma

Nunca vou te perder

Mesmo sem poder me mover

Xeque-mate não vai ser.

Autor: Alexandre F. Campos. 20/06/2009

domingo, 19 de julho de 2009

273- Depoimento de um respeitado jogador do Rio de Janeiro

Recebi e reproduzo um mail do Kleber Victor Ferreira após sua participação no Aberto do Brasil-etapa Sete Lagoas. É um depoimento interessante que endossa o que um número cada vez maior de jogadores e dirigentes do Rio estão percebendo: a entidade oficial do Estado do RJ está estagnada, inepta. É uma entidade ególatra que pratica a política da divisão e não fomenta iniciativas de produção enxadrística que não sejam do seu interesse. Desperdiçam o valioso tempo com um calendário elaborado de acordo com seus interesses de permanência no poder, onde provas são canceladas sem justificativas, desperdiçando datas de final de semana que deveriam ser melhor aproveitadas. Falta gestão, planejamento, programa de trabalho e equipe. Até onde teremos que chegar??
Dirigentes que ainda apóiam a entidade oficial reflitam: o que ganham envidando esforços em prol de uma entidade vampiresca ? Pode uma entidade onde não há um mínimo de gestão ser fomentadora e incentivadora de TODOS os clubes (sem exceção)? o trabalho e esforço abnegado de vocês não teriam que ser compatíveis com um mínimo de organização, esmero, capricho, da entidade oficial? mas, infelizmente ocorre o contrário, é uma desídia expressa: nem resultado correto de evento colocam (ver postagem nº 267 deste blog)!
Cadê a assembléia para prestação de contas do exercício de 2008?
Nós, do amado xadrez do Estado do RJ, não temos vocação para sermos masoquistas.


======================================================================================



Terminado o torneio, fica cada vez mais evidente que os outros
estados estão evoluindo e o Rio de janeiro está ficando p/ trás em
termos de estrutura para os jogadores, depois de jogar esse ano o Aberto
do Pará e o Nordestão em recife, ambos com ótima estrutura, a Federação
Mineira também deu um show em termos de organização.
Estrutura de primeira, ótimo salão, nenhum atraso nas
rodadas, os jogadores tinham a sua disposição relógios digitais DGT em
todas as mesas! Assim como peças oficiais, café, agua gelada, e etc. E
pasmem, o primeiro tabuleiro contava com um sensor de movimento com
transmissão em um telão no salão!! Eu pessoalmente tive a oportunidade
de experimentar a sensação de jogar nesse tabuleiro na 3 rodada, quando
joguei com o MI Wellington Rocha.
Resumindo, estamos a anos luz de distância dos outros
centros, e olha que não estou fazendo comparação com São Paulo, mas com
o Pará, Pernambuco, Espírito Santo, e Minas Gerais. Já é fato, ficamos
p/ trás.
Eu e o Bráulio fizemos um bom torneio, ficamos em 6 e
9 lugar respectivamente. Semana que vem que venha o Continental!
Abraço a todos, Kleber Victor

272- Momento Maiakowsky de Música: Round Midnight (Thelonious Monk Quartet)




OBRIGADO, MERCA!

271- Che e o Xadrez







270- CONTINENTAL É SÁBADO QUE VEM!!

Campeonato Continental Absoluto de Ajedrez Americas 2009 - Inscritos 214!!



Veja aqui o Blog oficial do Continental das Américas

Tit Name FED
1 GM Granda Zuniga Julio E. PER
2 GM Vescovi Giovanni BRA
3 GM Bruzon Lazaro Batista CUB
4 GM Ehlvest Jaan USA
5 GM Leitão Rafael BRA
6 GM Spragget Kevin Barry CAN
7 GM Fier Alexandr BRA
8 GM Corrales Fidel Jimenez CUB
9 GM Milos Gilberto BRA
10 GM Flores Diego ARG
11 GM Quesada Yunieski Perez CUB
12 GM Shabalov Alexander USA
13 GM Kudrin Sergey USA
14 GM Delgado Neuris Ramirez CUB
15 GM Hernandez Holden Carmenates CUB
16 GM Felgaer Ruben ARG
17 GM Lafuente Pablo ARG
18 GM Backman Axel PAR
19 GM Cordova Emilio PER
20 GM Mecking Henrique BRA
21 GM Iturrizaga Eduardo VEN
22 GM Friedel Joshua E. USA
23 GM Ivanov Alexander USA
24 GM Leon Manuel Hoyos MEX
25 GM Zapata Alonso COL
26 GM Diamant Andre BRA

Reproduzi acima apenas a lista dos 26 primeiros GM´s do Continental!! É um evento imperdível, quero ver bem isso de perto! Talvez não tenhamos um igual nos próximos anos!
Confesso que minha auto-motivação de preparação e estudos para o xadrez competitivo acabou! infelizmente não tenho mais saco nem paciência para abrir um livro ou ver uma partida no CB! Mas como o evento é de uma grandeza inédita no país vou marcar presença. Estou mais é interessado em tentar descolar umas boas entrevistas para meu blog!! Spraggett será a vítima!!

Sampa lá vou eu!!!!!!

269- ALEXANOS PELO BRASIL!


Kleber, o "Gambiteiro Gagá", recebendo sua medalha de 6º colocado no Aberto do Brasil!


O "Presida" Bráulio ficou em 10º lugar!!

O peruano José Chauca chegou em 8º!!


Os colegas alexanos Kleber Victor Ferreira e Bráulio dos Santos Jr. tiveram boas atuações no Aberto do Brasil, etapa Sete Lagoas, que terminou hoje. Chegaram em 6º e 10º lugares, respectivamente, mostrando que não vão economizar sacrifícios de peões e peças no Continental!!

Fonte das imagens: Federação Mineira de Xadrez

DURA LEX SED LEX, bom xadrez é na ALEX!!

268- Treino para o CBS


No avião Lisboa-Rio estava folheando o jornal português Diário de Notícias quando me deparei com uma coluna de xadrez de António P. Santos. O problema acima estava no jornal. É um direto em 3 que matei rápido apesar das turbulências! É um bom exercício para o CBS (Campeonato Brasileiro de Solucionismo) que será realizado em agosto no Rio de Janeiro.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

267- WHAT IS THIS ????????????

Eventos realizados
Estadual de Mestres

Realizado nos 04, 05, 11 e 12 de julho, no salão de Xadrez do Tijuca Tênis Clube. Valeu Rating Fide
Veja folder Participaram jogadores com rating acima de 2100 FEXERJ, mais os classificados do Classe A.
23 participantes!
MI Diego Di Berardino é campeão invicto, Ricardo Teixeira vice e Wagner Peixoto 3º.

fonte: www.fexerj.com.br. 17/07/09, 1:31.

266- Maiakowsky em Lisboa




Estive de férias em Portugal e aproveitei para conhecer o Francisco Vieira, do excelente blog Ala de Rei. Aproveitamos e fomos jogar umas partidinhas no 2º clube mais antigo de Portugal, o Grupo de Xadrez Alekhine, em Lisboa.

Portugal exclama!!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

265- Para não esquecermos!!

Terça-feira, 19 de Maio de 2009

Reativação dos Zonais. Estaremos nessa ou não?

Comunicado CBX nº 24/2009 - Reativação dos Zonais CBX


Vitória/ES, 16 de Maio de 2009.

Comunicamos às federações estaduais que a CBX está reativando os torneios zonais (ZONAL CBX - UF), os quais poderão ser realizados em etapa única, em cada UF, permitindo-se a participação de jogadores com rating FIDE inferior a 2200. Poderá valer rating CBX apenas, sendo a validade para rating FIDE opcional ao organizador. Só poderão participar jogadores do próprio Estado, sendo que o campeão de cada Zonal terá vaga na Semifinal do Brasileiro Absoluto. A realização do Zonal CBX em cada Estado é um direito preferencial de cada Federação, podendo esta autorizar que organizadores avulsos, com cadastro na CBX, o façam. A data limite para finalização dos Zonais é 18/10/2009.

Pablyto Robert
Presidente da CBX


Grande iniciativa da CBX. Parabéns!!

264- Momento Maiakowsky de música: "Touch & Go-Straight to........Number One"



Relax!! 10 play the plan....9 slowly.....8,7, .......to number one (mate!).
Música para quem não precipita lance!!

263- Meu coração é novo !! Independência ou morte!! A paz na Terra, amém!!

O. Bláthy, 1922 (cores invertidas por Maiakowsky). Pretas jogam e dão mate em 6.

Feira Moderna

Composição: Fernando Brant / Beto Guedes / Lô Borges

Tua cor é o que eles olham, velha chaga
Teu sorriso é o que eles temem, medo, medo
Feira moderna, o convite sensual
Oh! telefonista, a palavra já morreu
Meu coração é novo
Meu coração é novo
E eu nem li o jornal
Nessa caverna, o convite é sempre igual
Oh! telefonista, se a distância já morreu
Independência ou morte
Descansa em berço forte
A paz na Terra amém



O vídeo é um ensaio da música Feira Moderna (com uma interpretação original: "meu coração é velho"; "meu coração é morto"!!) pelo Som Imaginário (Zé Rodrix, Wagner Tiso, etc...) em 1970, na TV Tupi para um programa da Gal Costa. Exclama!!!! Muito bom!!!
Espero que goste, Prof. Morgado!!

262- Resultados da Enquete

O MI Diego Di Berardino do TTC confirmou seu grande favoritismo e faturou o Estadual Magistral 2009. O MI era uma "barbada" e teve a maior votação na enquete Maiakowsky: 27 votos.
Outros mais votados foram Arthur Santa Cruz (23 votos), Sadi Dumont (13 votos) e Eduardo Limp (12 votos) mas estes três enxadristas não puderam disputar a competição porque, caso o fizessem, perderiam o direito de defender suas respectivas prefeituras nos Jogos Regionais do Estado de São Paulo que estão se realizando neste mês de julho.

domingo, 5 de julho de 2009

261- THE NUMBER ONE!!




Getty Images
Sampras viu seu recorde ser quebrado
Sampras viu seu recorde ser quebrado




O americano Pete Sampras, que assistiu neste domingo à histórica final de Wimbledon entre Roger Federer e seu compatriota Andy Roddick, disse que o suíço é o melhor jogador de todos os tempos.

Federer, que derrotou Roddick em cinco sets (5/7, 7/6 (8-6), 7/6 (7-5), 3/6, 16/14) para conquistar seu sexto título de Wimbledon e o 15ª Grand Slam, tirou de Sampras o recorde de maior número de vitórias nos "quatro grandes" do tênis.

"No meu livro, ele é o maior de todos os tempos. Seus críticos e outras pessoas apontam para o fato de Rafael Nadal derrotá-lo, mas para mim ele é o maior. Ele é uma lenda e um ícone", declarou Sampras, que venceu em Wimbledon sete vezes em sua carreira.

"Ele é um grande campeão e um bom sujeito. Ele é muito humilde, e eu gosto disso", elogiou. Sampras. Ele disse que Federer, que está com 27 anos, ainda deve conquistar mais alguns Grand Slams.

"Ele pode vencer 17, 18 títulos, pelo menos. Ele só tem 27 anos e pode fazer isso se continuar saudável", afirmou Sampras, que jogou seu último torneio de Wimbledon em 2002.

Federer igualou o recorde de Grand Slams de Sampras - que se aposentou com 14 títulos - em junho, ao conquistar pela primeira vez o torneio de Roland Garros, e agora, com Wimbledon, o ultrapassou.

"Ele não faz esforço quando joga. Saca bem, tem um forehand ótimo e o backhand também. Sou fã da maneira como ele joga, da pessoa que é (...). Federer é um sujeito de classe dentro e fora da quadra", disse Sampras.

"É divertido vê-lo jogar. Só por sua habilidade atlética, pelo que ele é capaz de fazer na troca de bola. Acho que ele pode e vai quebrar todos os recordes do tênis que existem", estimou.

Federer também recebeu elogios do australiano Rod Laver, único tenista da história a vencer os quatro torneios de Grand Slam em uma só temporada duas vezes.

"Roger é um daqueles jogadores que mantém a bola no jogo, tem forehands e backhands miraculosos", afirmou o ex-tenista, que também estava no All England Club para assistir à partida.

"Foi uma grande final. Andy (Roddick) é uma ameaça com aquele saque dele, mas acho que ficou muito cansado no fim".

Outro espectador da final, o sueco Bjorn Borg, que conquistou Wimbledon cinco vezes, disse que também prevê mais títulos para Roger Federer.

"Ele pode jogar por mais três anos, pelo menos. Se ele não se machucar e continuar com vontade de vencer, ainda haverá muitas finais", afirmou.

"Ele simplesmente não tem mais nenhum ponto fraco. É um grande prazer vê-lo jogar. Para mim, Roger Federer é o modelo certo para qualquer um que deseje se tornar um jogador de tênis", elogiou o sueco.

=============================XX======================================================

Hoje, na cerimônia de encerramento, quando chamaram Roddick para receber o prêmio de vice-campeão, o gigante Federer levantou-se da sua cadeira e o aplaudiu. Quantos teriam feito isso? Quantos conseguem em suas atividades que amam ter posturas dignas ? quantos conseguem administrar suas frustrações ?

Ratifico que devemos nos desenvolver pelos exemplos. Federer, para mim, é um dos maiores exemplos de postura no esporte que já vi.

Que partida hoje! que sofrimento!!

Dureza é aguentar o comentarista Dácio Campos do Sport TV......

Até o 16º Grand Slam, no US Open!!

Bye!


sábado, 4 de julho de 2009

260- Homem de pouca fé


Caro leitor,

se você se sente sozinho, desamparado, enfrentando uma penca de inimigos, não esmoreça! Lembre-se dos valores qualitativos, aqueles que estão ocultos sob a sua frágil aparência! VOCÊ, DILETO LEITOR, TEM MAIS VALORES QUALITATIVOS QUE SEUS POBRES INIMIGOS! Você saberá sair dos maiores apuros, das situações mais intrincadas!
Bom, isso é o que nos demonstram algumas composições de xadrez! A do diagrama é uma composição de O. Bláthy, 1922. Você é o frágil peãozinho branco de f3 que joga e dá mate em 12!! E, como na vida, o diagrama mostra que o "poder" (vantagem material) de seus oponentes é aparente! o que conta mesmo são seus valores qualitativos (no xadrez, o valor=mobilidade de cada peça!), estimado leitor!!