segunda-feira, 31 de outubro de 2011

1108- ESTATÍSTICA DOS TORNEIOS FIDE REGISTRADOS NO BRASIL. DADOS DE JULHO DE 2001 A SETEMBRO DE 2011.


Prezados,

Por desejar conhecer torneios FIDE por acontecer no Brasil consultei este endereço na internet e constatei que a FIDE mantém um histórico de todos os eventos registrados por cada país por anos.

No caso do Brasil esse período vai desde a publicação da 1ª. listagem de rating ELO de 2001 em jul/2001 até a última listagem de rating ELO publicada até a data, em setembro/2011. Para ver período a período, basta ir ao final da página acima indicada e clicar na janelinha que aparece, escolhendo qual período desejar examinar. Há muita informação, que nos permite avaliar em bastante profundidade os caminhos trilhados em nosso país pelas diversas federações e demais empreendedores locais, visto que o registro identifica o Estado de origem da cada torneio e detalha cada torneio também.

Com essa mina de informação nas mãos, resolvi tabular tudo disponível sobre o xadrez brasileiro em termos de torneios FIDE no período citado e as análises são bastante interessantes!  Há uma ligeira defasagem entre as datas de realização e de registro dos eventos na FIDE, mas que não afeta a análise feita.

Gratificante constatar o crescimento substancial de eventos FIDE em nosso país nesses onze anos mapeados!  De um total de 28 eventos FIDE registrados pelo Brasil em 2001, atingimos em setembro de 2011 (faltando ainda um trimestre!) a marca de 139 eventos FIDE registrados! Crescimento de 5 vezes o número inicial!!  Total de 811 torneios no Brasil registrados e computados para rating FIDE, sendo 280 apenas nesses quase dois anos desde jan/2010, que representam pouco mais que 1/3 do total dos 11 anos!!

Tenham como apoio na análise a planilha excell (com três abas) AQUI.  Independente do período focado, identifiquei como “Convergentes-RJ” os organizadores de eventos FIDE no RJ que se tornaram participantes do Movimento Convergência, a gestão atual FEXERJ-RJ  e como “Outros” os demais organizadores de eventos FIDE no RJ não ligados ao Movimento Convergência. A soma dos três é o RJ.  Estão marcados com fundo amarelo nas planilhas.

No período integral (jul/2001 a set/2011) os estados líderes na geração de eventos foram:

1º. SP – 299 eventos (36,9%)
2º. RJ – 130 eventos  (16,0%), graças aos 91 eventos (11,2%) dos partidários do Movimento Convergência !
3º. ES – 58 eventos (7,2%)
4º. DF – 49 eventos (6,0%)
5º. RN – 42 eventos (5,2%)
6º. PR – 37 eventos (4,6%)
7º. MG – 34 eventos (4,2%)
Etc

Vale analisar com maior profundidade as duas outras abas, onde decompuz o período total em dois, pré e pós Movimento Convergência formalizado. 
Sinalizam queda vertiginosa da gestão FEXERJ na geração de eventos, a boa estrutura da Convergência após sua criação e uma mudança acentuada na classificação dos estados logo após SP e RJ, com DF, RS e MG crescendo em participação e ES, RN decrescendo, num processo bem dinâmico.  

De destacar também o relativo boom de eventos FIDE em vários estados nos últimos dois anos, que não eram tão presentes nos anos anteriores. Basta ver os dados tabulados e identificá-los: BA, SE, AL, PB, PI, MA, AM e PA.

Impressiona verificar que a semente do Movimento Convergência vem de longe, pois constatei que os clubes CXG, NXN, CXM e ALEX, heroicamente vem organizando eventos FIDE no Rio de Janeiro há muito mais tempo que fevereiro de 2010 (GM Darcy Lima, MF José Costa Fernandes Jr., AF Élcio Mourão e José Blanco liderando esse processo em seus clubes).  A diferença fundamental foi que nos dois últimos anos isto se deu de maneira mais estruturada, focada e com o objetivo maior de estimular a expansão da prática de xadrez  em nosso estado do RJ através do Movimento Convergência.

Vejam a aba Hist_1 na planilha citada:
Em termos quantitativos o nosso estado está bem, pois graças ao esforço dos apoiadores do Movimento Convergência ocupamos a segunda posição geral nesses quase 11 anos registrados na FIDE. Sem nossa participação,o Rio de Janeiro cairia para a 6ª. posição com apenas 3,3% de participação, brigando torneio a  torneio com mais três estados vindo logo atrás (RS, PE e CE) e que sem o nosso apoio direto, certamente perderia essa luta, caindo naturalmente para uma 7ª, 8ª ou 9ª posição nos anos futuros.  

O Movimento Convergência SOZINHO, se representasse uma Unidade da Federação, já seria o segundo maior gerador de eventos no Brasil, bem distante do 3o. colocado (ES)!

Vejam agora as abas Hist_2 e Hist_3:

A aba Hist_2 retrata 2001 a 2009 e a aba Hist_3 retrata 2010 a 2011:

Considerações importantes:

A mesma gestão FEXERJ em todo o período analisado despencou sua participação de 4,5% para 1,1% nos dois períodos em questão e é superada tanto por outros clubes locais (caso do TTC, via eventos do dirigente Sérgio Dias) como frontalmente pela Convergência, que já constituída, representa 12,5% dos eventos no Brasil no período 2010/11.

Esses números tornam a cidade do Rio de Janeiro o pólo quantitativo de Xadrez no Brasil, pois os eventos em SP, apesar de em muito mais quantidade, são bastante distribuídos, em várias cidades. É quase como um outro país, vizinho e amigo.

Uma conclusão daí derivada é que no médio prazo (quando o Movimento Convergência tiver mais fôlego e o poder legitimado) teremos de focar na QUALIFICAÇÃO, pois a DEMOCRATIZAÇÃO já conseguimos alavancar em termos de quantidade de eventos FIDE (e que vai crescer ainda mais no impulso de diversas ações em curso/futuras, atendendo outras demandas também, via xadrez de base, xadrez regional, xadrez escolar etc).

Os números não mentem jamais.  Fruto de muito trabalho e dedicação, onde os resultados aparecem naturalmente.

SÓ DEPENDE DE NÓS !

MF Alberto Mascarenhas


domingo, 30 de outubro de 2011

1107- Teoria de Aberturas: quem precisa dela?

Domingão... Após os 90 minutos, no mínimo, sentado diante da TV vendo o Mengão perder de virada pro Grêmio eu penso: futebol e TV são para otários!! e vou para o meu mail. Recebi de um amigo de longa data um mail sobre uma postagem no blog do inglês Steve Giddins onde o cara lá, bem como nós aqui, está de saco cheio com a Federação (o imperador de lá foi reeleito....Deus nos livre!!). Vejam a postagem no blog do Giddins AQUI . A coisa lá é mais pesada......

Mas, futucando o blog eu vi uma outra postagem que me interessou muito mais. Fala sobre a obsessão que 99% dos jogadores competitivos têm em teoria de aberturas. Fiz uma tradução "xexelenta" abaixo. O texto original em inglês AQUI.


TEORIA DE ABERTURAS. QUEM PRECISA DELA?
Quase todos os jogadores de xadrez competitivo que eu já conheci, inclusive eu, estão obcecados com aberturas. Todos nós acreditamos que cada uma de nossas derrotas é devido à abertura, e que seríamos muito mais fortes "se soubéssemos as aberturas melhor". Todos nós gastamos a maior parte do nosso dinheiro com material de abertura, livros e DVDs e vamos para os torneios, em alguns casos, até mesmo torneios de fim de semana, carregando laptops,  dedicando cada minuto livre para olhar os jogos dos nossos adversários no banco de dados e mapear a linha de abertura que pretendemos usar contra eles.
Mas a verdade é que em 99% dos casos, esta concentração em aberturas é completamente desnecessária, se não mesmo prejudicial. Em qualquer coisa abaixo do nível do GM forte, os jogos são decididos no meio jogo e finais, esmagadoramente pelo estado de alerta tático. Poucos jogadores abaixo do nível GM fortes são capazes de jogar um jogo impecável para capitalizar a vantagem obtida através de uma preparação de abertura superior. Em vez de passar a manhã do jogo com  computadores, a maioria de nós faria muito melhor em passar o tempo relaxando, fazer uma caminhada e ler um bom livro,  depois indo para o jogo revigorado, entusiasmado e ansioso para a batalha. Concentração e espírito de luta sobre o tabuleiro vale mais a pena do que  todos os livros de abertura do mundo juntos.
Gerard Welling (Foto: Chessvibes.com)
  O recente Torneio Internacional de Oslo forneceu um grande exemplo disso. Meu amigo, o MI holandês Gerard Welling, como a maioria dos jogadores amadores, tem uma profissão que o ocupa boa parte do tempo e só joga umas poucas vezes por ano. Mas diferentemente da maioria dos jogadores, Gerard sempre entendeu o valor das virtudes Laskerianas tais como estado de alerta tático e bom senso. Para o torneio de Oslo, ele preparou um repertório de abertura, que consistiu na escandinava e uma linha da eslava com as Pretas e sólido 1.d4 London / Colle sistema com as Brancas. Ele me diz que sua preparação de abertura para o evento foi feito em um único dia, uma semana antes do torneio! Ele não levou um laptop com ele, e nem se preocupou em procurar as aberturas de seus oponentes antes do jogo. Em vez disso, ele só chegou a cada dia, relaxado e pronto para lutar, determinado apenas para jogar  o "seu repertório de aberturas".
O resultado foi notável. Ele fez 5 pontos em 9 rodadas mas contra oponentes que incluiu quatro GMs, quatro MI´s e um MF. Ele venceu um dos GMs, empatou com o outro (depois de passar um ganho). Suas duas derrotas, ambas contra dois GM, resultou apenas de chances perdidas no meio-jogo e final, com a abertura nem um pouco tendo a culpa em qualquer ocasião. O resultado foi uma norma de MI, a 20ª que ele fez na sua carreira.
O jogo seguinte, contra um forte e experiente GM americano, foi típico das virtudes que eu estou discutindo. Brancas tentaram fazer funcionar sua escolha da abertura, mas a posição sólida das Pretas  recusou-se a ceder, e então um vicioso truque tático selou o destino do GM.
[Event "Xadrez Internacional Oslo"]
[Site "Oslo"]
[Round "7"]
[White "De Firmian, Nick E"]
[Black "Welling, Gerard"]
[WhiteElo "2516"]
[BlackElo "2322"]

1. e4 d5
Se você quer uma defesa simples e sólida para 1.e4, que envolve o mínimo de aprendizado de teoria , não há nada melhor do que a defesa Escandinava.
2. exd5 Qxd5 3. Nc3 Qd6 4. d4 Cf6 5. Nf3 a6 6. g3 BG4 7. h3 Bxf3 8. Qxf3 c6 9. BE3 e6 10. OOO Nbd7

Depois de terem trocado seu bispo de casas brancas as Pretas estabelecen uma sólida estrutura de peões, estilo Caro-Kann, com seus peões em casas brancas. Brancas têm o par de bispos, mas na prática, eles não são tão fáceis de utilizar de forma eficaz nessa estrutura.
11. BF4 QB4 12. BC7 RC8 13. a3 Qe7 14. Ba5

Manobra engenhosa do bispo branco. Parece ter semeado alguns desarmonia na posição das Negras, mas sua posição é tão sólida que ele não tem nenhuma necessidade de pânico. Gerard continua a manter a calma e aos poucos desvenda os mistérios da posição.
14 ... Qd6 15. Bc4 Be7 16. Rhe1 QB8 17. NE4 Nxe4 18. Qxe4 Cf6 19. Qe2 OO

  Pretas têm superado suas dificuldades temporárias e agora têm um excelente jogo. Os bispos brancos serão alvos do avanço dos peões pretos da ala da dama, enquanto o peão em a3  dá chance a abrir linhas em frente ao rei branco.
20. BD3 b5 21. KB1 ND5 22. Ka1 23 b4. Bxa6 BXA3 24. b3

24 ... Qa7!
Este é o golpe tático que as  Brancas tinha perdido. Agora, depois 25.Bxc8 Qxa5, a ameaça de mate por Qc3 + ganha material.
25. Qc4 RA8 26. Qxc6 Qxa6 27. Qxa6 Rxa6
Em desespero, as Brancas deram uma peça inteira, e até mesmo os recursos defensivos de um GM não são suficientes para salvar o jogo.
28. BD2 NB4 29. Bxb4 Bxb4 30. RE3 RC6 31. c4 g6 32. Ka2 Rd8 33. Red3 Rcd6 34. g4 BC5 35. f3 Kf8

36. R1d2 Re7 37. RD1 Rxd4 38. Rxd4 Rxd4 39. Rxd4 Bxd4 40. Kxa3 KD7 41. b4 KC6 42. KB3 e5 43. Kc2 Bf2 44. Kd2 BH4 45. Kd3 be1 46. b5 + Kc5 0-1

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

1106- CONVERGÊNCIA INCENTIVA A IDA DE TRÊS TALENTOS DO RJ PARA O MUNDIAL DE JOVENS DA FIDE!!

Da esquerda para a direita: Lucas Peixoto, Cristovan Kubrusly e Eduardo London

Prezados
seguem as fotos do evento de hoje no CXG, quando formalizamos o apoio da Convergência para a ida de 3 jovens ao mundial de jovens da FIDE em Caldas Novas - GO, agora em novembro e o lançamento das novas camisas do Movimento Convergência, que os jovens e seu treinador usarão no mundial!  Em breve estão à venda para demais apoiadores do movimento!
 
Os jovens patrocinados são:
Lucas Peixoto - sub 12
Eduardo London - sub 14
Natácio Bezerra - sub 18

Vale citar que a cobertura de todas as despesas deles de hotel, alimentação, inscrição e transporte rodoviário, foram bancadas por mecenas da Convergência (José Cristovam Kubrusly e dr. Aloysio Bento da Silva), a quem agradecemos muito por este apoio aos jovens que estavam radiantes com esta oportunidade única!
 
Vale citar também a contratação do GM ucraniano Alexander Goloshchapov (ELO 2580) para aulas aqui no Rio antes do evento e acompanhamento técnico dos nossos jovens também durante o torneio em Goiás.
 
Fotos AQUI!
 
  Mascarenhas com os jovens talentos
 
E vamos divulgar por todos os meios esse excelente acontecimento. Um marco no apoio efetivo a jovens valores em nosso estado. E mais virá... Trabalhamos forte para isso, pois.....
 
SÓ DEPENDE DE NÓS !!
 
abs.
Mascarenhas
 
 NOSSA POLÍTICA É FAZER XADREZ!
SÓ DEPENDE DE NÓS!!
SEJA MAIS UM!!!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

1105- ATUALIZAÇÃO DOS TORNEIOS DA CONVERGÊNCIA!!

CLIQUEM AQUI PARA VER TODOS OS TORNEIOS DA CONVERGÊNCIA EM 2011!!

CLIQUEM AQUI PARA VER A CLASSIFICAÇÃO DOS CIRCUITOS DA CONVERGÊNCIA!!


NOSSA POLÍTICA É FAZER XADREZ!
SÓ DEPENDE DE NÓS!!
SEJA MAIS UM!!!

domingo, 23 de outubro de 2011

1104- Terminou hoje o IRT de Primavera da ALEX

Prezados,
Terminou hoje o IRT de Primavera da ALEX com a vitória de Pedro Paiva (empatado em pontos com Vinicius Vilela, mas com melhor desempate).

Ver classificação geral AQUI!
Ver fotos AQUI!

Destaques do evento:
1. A obtenção de ELO acima de 2300 para Pedro Paiva que, em se confirmando, obtém sua titulação de MF! (Parabéns Pedrão!!)
2. A 3a. colocação de Thales Castro, que foi um verdadeiro guerreiro em todas as suas partidas!

3. A transmissão on line já habitual na ALEX e o excelente clima do torneio.
Agradecimentos à equipe de árbitros: Leo Mano, Fernando Madeu, Eduardo Anzuategui e José Blanco.

Um abraço,

Mascarenhas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

1103- Viva Spassky!!


Quarta-feira fui assistir ao filme "Bobby Fischer contra o Mundo". Confesso que nunca fui fã do Fischer, nem nas partidas (heresia isso?) nem das suas "excentricidades", apesar de reconhecer que elas foram inerentes para o "boom" do xadrez em várias partes do mundo. Fischer foi um homem psíquicamente esmagado pela infância traumática e uma laranja explorada pelo estado ultra-capitalista e corrupto norte-americano. Exploraram seu sumo na Guerra Fria e depois largaram o bagaço à própria sorte. Pobre Bobby!
Mas, durante o filme, abstraí-me da tendência das pessoas se emocionarem com os gênios loucos e fiquei focado no filme todo no "perdedor", naquele que considero o perdedor mais digno da história do xadrez. Um homem equilibrado, chamado Boris Spassky.
Spassky parece que teve sempre a consciência do seu papel na história do xadrez. O que seria Fischer sem Spassky? o que seria Mozart sem Salieri? Por que não reverenciamos todos aqueles que, sendo muito bons nas suas atividades, competiram com dignidade e coragem com os gênios?
Spassky e o MF Alberto Mascarenhas, durante o Torneio de Gibraltar de 2010.  Vejam demais fotos do Spassky e retrospectiva desse memorável evento nas postagem 529postagem 531 e postagem 544.

Spassky foi a antítese de Fischer: sociável, equilibrado, bon-vivant! um gigante do xadrez que colocou a atividade no seu devido lugar. Sofreu com as "exigências" (amparadas pelo marketing capitalista do império norte-americano) de Fischer, tinha um psicólogo (Nikolai Krogius) como segundo e levou o match com Fischer com um respeito ao esporte jamais visto.

Sinceramente? não quero outros Fischer no mundo. Quero é  que se tenha cada vez mais Spasskys!!!
Um interessante artigo sobre Spassky achei AQUI.

Antológica foto de Spassky, tirada pelo "fotógrafo" Mascarenhas no Torneio de Gibraltar. O ex-campeão mundial, sozinho, reproduzindo uma partidinha! Marzão ao fundo, um vinhozinho, talvez se recordando de sua boa vida, Paris, mulheres (ulalá!)! Quero estar assim aos 73 anos!!!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

1102- Circuito Blitz e IRT da Convergência!

Prezados
No próximo dia 22/10 - sábado - será realizado uma etapa do Circuito Blitz do Movimento Convergência - Bronze - R$ 150 reais em prêmio. Taxa de inscrição: R$ 10,00 (sócios) - R$ 20,00 (não sócios)

No outro sábado (29/10) irá começar o Camp. CXG 2011 - IRT JOSÉ CARLOS FERREIRA  com premiação de R$ 1350,00 - Taxa de inscrição: R$ 30,00 (sócios) - R$ 50,00 (não sócios).

Mais informações no site: http://www.cxg.org.br 
Inscrições por email: carev@globo.com

terça-feira, 18 de outubro de 2011

1101- Bobby Fischer no Festival de Cinema do Rio



Programação do filme no Festival do Rio AQUI

1100- FEXERJ: PRESTAÇÃO DE CONTAS JÁ!!


HOJE CONCLAMO OS CLUBES E ENXADRISTAS DO RJ A PRESSIONAREM A FEXERJ PARA APRESENTAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2010!
É UM DIREITO NOSSO SABER DAS CONTAS. ALÔ, CONTADOR E DIRETOR FINANCEIRO DA FEXERJ! CADÊ A PRESTAÇÃO DE CONTAS?
A PRESTAÇÃO DE CONTAS DEVERIA TER SIDO APRESENTADA EM MARÇO DESTE ANO MAS OS DISPOSITIVOS NORMATIVOS NÃO VALEM SE CONTRARIAM O IMPÉRIO! O QUE VALE É BARRAR UMA AGREMIAÇÃO NO INTERCLUBES ALEGANDO UMA DÍVIDA QUE O PRÓPRIO "INADIMPLENTE" QUER SABER QUAL É.....
E VOCÊ, DIRETOR DE CLUBE, VAI CONTINUAR OMISSO NA EXIGÊNCIA DA PRESTAÇÃO DAS CONTAS? VOCÊ, DIRETOR DE CLUBE, QUE EMPRESTA SEU CLUBE PARA OS PRINCIPAIS EVENTOS DA FEDERAÇÃO, VAI CONTINUAR NESSA RELAÇÃO MAIS DO QUE AMBÍGUA?
QUEM É AMBÍGUO COMO CANDIDATO, COMO SERÁ QUANDO GESTOR.........

PRESTAÇÃO DE CONTAS JÁ!!!

domingo, 16 de outubro de 2011

1099- RESENHA ALEXANA DO INTERCLUBES

Todos sabem da aversão do clube ao descompromisso que a federação leva o interclubes, único evento clubístico do calendário, desvalorizado ano após ano, num sistema de super pingão e com inacreditáveis 3 rodadas/dia.

É difícil montar equipes e ter gente motivada para enfrentar essa maratona, que é visível, afora aquela que é invisível:  os temíveis e previsíveis atrasos!!


No ano passado não tivemos equipe na classe A e montamos 2 times na C.

Neste ano fizemos 3 equipes e nos representamos em todas as categorias (A, B e C).


Tivemos uma primeira jornada (sábado) que nos colocou em posição bastante interessante em todas as categorias: 2 em 3 na A; 2,5 em 3 na B, e, 1,5 em 3 na C.

A equipe C ficou no esperado. A equipe B superou as expectativas, apesar de que eu acreditava que poderíamos aprontar poucas e boas mesmo jogando com um classe C no quarto tabuleiro.  Já a equipe A perdeu, pelo placar míni mo, um match em que tinha totais condições de faturar.


Hoje (domingo), a coisa não andou bem para nosso lado!  Não sei o que foi, mas não repetimos as boas atuações da véspera e a coisa não encaixou.

Na classe C, por estarmos na parte inferior da tabela, acreditava que nos sairíamos melhor, mas repetimos a performance do sábado fazendo 50% (1V, 1E, 1D).


Já na classe B, na hora de decolarmos (quarta rodada) perdemos e caímos.  Num esforço redobrado, se conseguiu reverter na última rodada e fizemos 50% nesse dia.

Por fim, a classe A teve um emparceiramento perverso que nos colocou de cara com a segunda equipe da competição e estávamos com 1 tabuleiro a menos em decorrência de problemas de saúde do Evanir.   Logo, saindo com 1x0 contra, a pressão aumentou bastante e se somou ao fato de não sermos os favoritos.  Resultado foi normal (perder).  Na segunda rodada do dia conseguimos um empate por intervenção divina que fez o adversário do Bráulio cometer um lance impossível quando nosso atleta está total e absolutamente perdido no tempo (ganho na posição).  O adversário fez o lance impossível e nem aguardou o árbitro chegar, abandonando em seguida.


En passant:  fato semelhante aconteceu na mesma rodada, só que na classe B, quando o Soriano tb se beneficiou e empatou o match.


Na derradeira rodada de domingo, por inscrível que pareça, fomos emparceirados contra o time biônico do TTC e o resultado foi o normal, sendo que a Katrine ficou totalmente ganha contra o GM Krikor mas apurou-se e empatou por perpétuo.

Parabéns para todos nós que cumprimos o nosso dever de prestigiar o INTERCLUBES e na próxima viremos mais fortes, mas sem equipe biônica!!


Abraços,
 

José Manuel Blanco Pereira
PRESIDENTE DA ALEX

P.S.:  Explico que a Katrine não pode ser considerada biônica, pois não é o fato de ser estrangeiro que caracteriza a brincadeira, mas sim o sujeito vir de fora (normalmente outro Estado), papar a grana, e ir embora sem deixar nada de concreto para o xadrez local (é claro que o sujeito não é culpado e não tem nada haver com o ego que move alguns).  Ela vive no RJ e já jogou competição local (foi campeão do blitz da federação em 2010).  E jogou na ALEX porque solicitou, não recebendo nada além do respeito, atenção, camaradagem e carinho dos alexanos. 


VEJAM MAIS FOTOS DA 2ª RODADA DO INTERCLUBES AQUI


PARABÉNS A TODOS OS CLUBES PARTICIPANTES, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE VIERAM DO INTERIOR DO ESTADO DO RJ!!!

Em tempo: Cristiano Porto pediu para eu registrar neste blog que ele ganhou do MI Diego Di Berardino! Feita a sua vontade, Colosso!!!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

1098- GOLPE IMPERIAL!


E-MAIL ENVIADO POR DIRIGENTES INFORMAM QUE A FEXERJ NÃO ACEITOU AS INSCRIÇÕES DO CXM (CLUBE DE XADREZ DE MENDES) E DO IBC (IGUAÇU BASKET CLUBE) NO CAMPEONATO INTERCLUBES!
O CXM, DESDE A ÚLTIMA ASSEMBLÉIA (HÁ VÁRIAS TESTEMUNHAS), TENTA SABER QUAL A SUA DÍVIDA PARA COM A FEDERAÇÃO MAS A MESMA NUNCA FOI INFORMADA, MESMO APÓS OUTRAS TENTATIVAS DO ÉLCIO MOURÃO.
COMO SE POSICIONARÃO OS DIRIGENTES DE CLUBES QUE TESTEMUNHARAM A SITUAÇÃO DO CXM NA ÚLTIMA ASSEMBLÉIA?
QUANTO AO IBC, O PROF. MIGUÉIS ENVIOU O SEGUINTE APELO POR E-MAIL:
"Estou enviando aos amigos, na certeza de que tais informações cheguem à FEXERJ, visto que o nosso Dr. Renato está aflito com a negativa do sr. Einhorn, de ter recebido qualquer comunicado. Por favor, auxiliem-nos. Migueis."
NO MESMO E-MAIL HÁ A COMPROVAÇÃO DA INSCRIÇÃO DE UMA EQUIPE A DO IBC, DATADA DE 11/10/2011.
REPITO: QUAL SERÁ O POSICIONAMENTO DOS DEMAIS CLUBES EM RELAÇÃO A ESSAS TRUCULÊNCIAS?

ATENÇÃO: ÀS 20:10 DESTA SEXTA-FEIRA CHEGOU A MIM E-MAIL INFORMANDO QUE O IMPÉRIO RECUOU EM RELAÇÃO AO IBC QUE IRÁ JOGAR! VIVA O IBC!!
TEMOS QUE PROTESTAR SEMPRE DIANTE DAS TRUCULÊNCIAS QUE ASSOLAM O XADREZ DO RJ!
AGORA, TODOS OS DEMAIS CLUBES TÊM QUE SE POSICIONAR NO CASO DO CLUBE DE XADREZ DE MENDES! É UM ABSURDO, DESDE A ÚLTIMA ASSEMBLÉIA, O CXM QUER SABER A SUA DÍVIDA, NOTIFICA A FEDERAÇÃO MAS A MESMA NUNCA INFORMOU, CONFIGURANDO-SE A ESTRATÉGIA VIL DE PERPETUAR UMA "INADIMPLÊNCIA" DE UM CLUBE DE OPOSIÇÃO.
DIRIGENTES DE CLUBES: SE POSICIONEM! VAMOS FAZER UMA MOÇÃO DE APOIO AO CXM!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

1097- Reflexão sobre as equipes biônicas no Interclubes



   Senhores, muitas vezes ouvi que o Movimento Convergência é elitista porque faz muitos torneios valendo rating FIDE.
  Os mesmos que atacam se calam ao verem o descalabro que são as "equipes biônicas" no Campeonato Interclubes do Estado do RJ. Senão, vejamos: o Clube de Xadrez Grande Roque, clube do imperador que está à frente da Federação de Xadrez do Estado do RJ há 15 anos (!!), anuncia que o GM Giovanni Vescovi será seu tabuleiro nº 1 no certame. O Tijuca Tênis Clube, cujo diretor de Xadrez é o presidenciável da chamada "3ª via", anuncia Krikor, Cubas, etc.. A mentalidade desses dirigentes, que por coincidência são candidatos à próxima eleição da Fexerj, é que se pode chamar, sem dúvida nenhuma, de ELITISTA. 
O que será que passa na cabeça desses dirigentes? será que acham realmente que a contratação dessas estrelas do Xadrez  vão agregar algo ao nosso combalido Xadrez do Estado do RJ? não, não vão agregar nada. Os contratados mamam a grana do cachê (Ihh, cuidado com os voadores pessoal!) e vão embora, sem deixarem qualquer contribuição.
Será que acham que a contratação dessas estrelas medirá o trabalho feito em seus clubes? bom, na revista do TTC isso certamente será bem explorado pelo candidato marketeiro da 3ª via mas será que trará algum benefício concreto ao depto. de Xadrez do clube? será que a vinda do GM Giovanni Vescovi significará a mudança da opinião comum aqui de que a atual gestão da Fexerj arrasou com o movimento enxadrístico do RJ?
E os diretores de clubes, da capital e do interior, que efetivamente trabalham, cada qual com suas imensas dificuldades, o que acham da contratação desses estelares? será que imaginam que esses cartolas contratantes irão efetivamente implementar políticas de Xadrez Escolar e massificação do Xadrez em nosso amado Estado do RJ? será que acham que esses cartolas realizarão  uma efetiva, eficaz e eficiente regionalização no nosso interior do estado (não esses enganosos e insuficientes regionais!)?
Interclubes deve ser um medidor do grau de trabalho de um clube e de seus diretores (por exemplo, na Hebraica o trabalho é pífio há anos, nenhum torneio, nenhuma atividade). A contratação de enxadristas com uma ligação meramente mercantil com os clubes contratantes é uma afronta, na minha opinião, ao trabalho sério desenvolvido pelos demais clubes.
E onde está o elitismo da Convergência? o Zonal de Araruama foi elitista? pois foi lá que o MI Diego Di Berardino ganhou a oportunidade de jogar a Copa do Mundo. O Circuito IRT é elitista? pois é esse Circuito que está ampliando a base de jogadores do RJ cadastrados na CBX. Isso é retorno concreto de investimentos!
Quanto será gasto (boa pergunta para aqueles que se preocupam com os gastos da Convergência!) nos cachês desses estelares? qual a relação custo-benefício para o Xadrez do RJ?
Reflitam. 
José Eduardo Maia.

VEJAM TAMBÉM UMA POSTAGEM SOBRE O TEMA NO BLOG XADREZ OPINIÃO.

1096- Dados da produção do Movimento Convergência em 2011

Seguem os dados da produção do Movimento Convergência neste ano de 2011. Considerando todos os eventos, ultrapassamos a marca de 1.000 inscritos e R$ 26.000,00 pagos de premiação!!

VEJAM AQUI OS TORNEIOS DA CONVERGÊNCIA EM 2011!

VEJAM AQUI O RESUMO DO NÚMERO DE INSCRIÇÕES, PREMIAÇÕES PAGAS E A CLASSIFICAÇÃO PARCIAL NOS CIRCUITOS DA CONVERGÊNCIA!!

NOSSA POLÍTICA É FAZER XADREZ!
SÓ DEPENDE DE NÓS!!
SEJA MAIS UM!!!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

1095- TODA A ENTREVISTA COM O CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA FEDERAÇÃO DE XADREZ DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, MESTRE FIDE ALBERTO PINHEIRO MASCARENHAS

















1094- FAÇA AS SUAS ESCOLHAS



O FINAL VOCÊ DECIDE

Imagine a seguinte situação: Você trabalha em uma empresa e seu chefe lhe chama para uma conversa. Acontece o seguinte diálogo:

- Fernandinho, como vc está?

- Estou muito bem chefe.

- Fernandinho, fiquei sabendo que você gosta de xadrez e costuma jogar torneios aqui no Rio e até em outros estados.

- Realmente chefe. Participo de torneios há vários anos, principalmente aqui no estado.

- Fernandinho, o presidente da empresa, o Sr Brabo Feito Cão, me incumbiu de fazer um torneio de xadrez para daqui a 8 meses, na época em que seu grande amigo , Reizowsky, que joga xadrez e mora na Europa, estiver de férias em sua casa. Essa pessoa participa de vários torneios por lá e gostaria de jogar um torneio aqui no Rio.

- E no que posso ajudar chefe?

- Fernandinho, não entendo nada disso de xadrez. Não tenho a menor noção de como se faz um torneio, a organização, nada... Preciso que você arrume alguém confiável, organizado e com grande conhecimento desse assunto para preparar o torneio. E como você joga xadrez deve conhecer as pessoas que podem executar esse trabalho. A empresa irá disponibilizar uma verba substancial para que o evento seja feito na melhor maneira possível e em um local que seja espetacular.

- Chefe, sim eu conheço pessoas que podem fazer esse serviço.

- Fernandinho, você também sabe que o Sr Brabo Feito Cão é um empresário muito bem sucedido e que sempre cobra o máximo de tudo em que ele está envolvido e que não tolera incompetência, amadorismos, desorganização, atrasos e outras coisas do tipo.

- Realmente chefe. O alto nível de exigência do presidente é lendário.

- Você também deveria saber que esse amigo que virá jogar o torneio foi a pessoa que salvou a vida da esposa e dos filhos do Sr Brabo Feito Cão quando eles estavam de férias na Europa há alguns anos atrás.

- Sim senhor. Todos na empresa sabemos o quanto o presidente é grato a essa pessoa e que ele não se furta em fazer tudo para agradá-lo.

- Então você já sabe que nada pode acontecer de errado nesse torneio. O Sr Brabo Feito Cão quer que o seu amigo tenha a melhor experiência possível e pelo o que ele me falou os torneios na Europa são muito bem organizados com salão preparado com antecedência, resultados colocados na internet de forma dinâmica e pessoal qualificado.

-Sim, pelo que acompanho na internet e pelo que alguns amigos que já jogaram torneios por lá me falam, é isso mesmo. Tudo é feito com muito esmero e da melhor maneira possível.

- Então estamos combinados. Coloco sobre sua total responsabilidade a contratação da equipe que promoverá esse torneio. Irei falar com o Sr Brabo Feito Cão que você providenciará tudo. Se o torneio transcorrer muito bem, você ficará muito bem aos olhos dele. Mas se o torneio não for a contento ou se o Reizowsky fizer alguma reclamação, você já sabe que alguém pode tomar um xeque mate.....

- (passando a mão no pescoço) Sim senhor, sei que tudo deverá ser feito de forma a que Reizowsky leve boas recordações dessas férias.

- Então boa sorte.

Fernandinho entra na sua sala e conversa com Gente Boa.

- Gente Boa, o chefe me passou a função de contratar alguém para promover um torneio de xadrez na época em que um amigo do Sr. Brabo Feito Cão, o Reizowsky estiver aqui no Rio.

- Esse Reizowsky não foi a pessoa que salvou a esposa e os filhos do presidente na Europa há alguns anos e que ele não para de elogiar e que tem até uma foto na parede do escritório?

- Sim, é ele mesmo.

- Então você já sabe que tudo tem que ser nota 1000!! E que nada pode dar errado, senão (som de um machado cortando uma cabeça)...

- Sim, eu sei. Eu já estou pensando em quem vou contratar para isso. Ou chamo o pessoal do Movimento Convergência ou a Federação Imperial.

- Não conheço nenhum dos dois mas você já deve saber do histórico de cada um para pautar a sua escolha.

- Sim, eu já tenho ideia de como serão as coisas, dependendo de quem eu chame para promover o torneio.
 

Se vc acha que Fernandinho contactou o Movimento Convergência para promover o torneio, clique aqui e veja o final da estória.

Mas se você acha que Fernandinho contactou a Federação Imperial para promover o torneio, clique aqui.

domingo, 9 de outubro de 2011

1093- Momento Maiakowsky de Música: 1) Hasta Siempre Commmandante (Buena Vista Social Club). 2) Aleluia (Sérgio Ricardo).



1092- DISSE O QUE PENSOU E VIVEU O QUE DISSE. 44 ANOS DA MORTE DO CHE.



Che Guevara e os mortos que nunca morrem
Diz Eduardo Galeano, que conheceu o Che Guevara: ele foi um homem que disse exatamente o que pensava, e que viveu exatamente o que dizia. Assim seria ele hoje. Já não há tantos homens talhados nessa madeira. Aliás, já não há tanto dessa madeira no mundo. Mas há os mortos que nunca morrem. Como o Che. E, dos mortos que nunca morrem, é preciso honrar a memória, merecer seu legado, saber entendê-lo. Não nas camisetas: nos sonhos, nas esperanças, nas certezas. Para que eles não morram jamais. O artigo é de Eric Nepomuceno.
Data: 09/10/2011

Fonte: Carta Maior

No dia em que executaram o Che Guevara em La Higuera, uma aldeola perdida nos confins da Bolívia, Julio Cortázar – que na época trabalhava como tradutor na Unesco – estava em Argel. Naquele tempo – 9 de outubro de 1967 – as notícias demoravam muito mais que hoje para andar pelo mundo, e mais ainda para ir de La Higuera a Argel.

Vinte dias depois, já de volta a Paris, onde vivia, Cortázar escreveu uma carta ao poeta cubano Roberto Fernández Retamar contando o que sentia: “Deixei os dias passarem como num pesadelo, comprando um jornal atrás do outro, sem querer me convencer, olhando essas fotos que todos nós olhamos, lendo as mesmas palavras e entrando, uma hora atrás da outra, no mais duro conformismo... A verdade é que escrever hoje, e diante disso, me parece a mais banal das artes, uma espécie de refúgio, de quase dissimulação, a substituição do insubstituível. O Che morreu, e não me resta mais do que o silêncio”.

Mas escreveu:

Yo tuve un hermano
que iba por los montes
mientras yo dormía.
Lo quise a mi modo,
le tomé su voz
libre como el agua,
caminé de a ratos
cerca de su sombra.
No nos vimos nunca
pero no importaba,
mi hermano despierto
mientras yo dormía,
mi hermano mostrándome
detrás de la noche
su estrella elegida.


A ansiedade de Cortázar, a angústia de saber que não havia outra saída a não ser aceitar a verdade, a neblina do pesadelo do qual ninguém conseguia despertar e sair, tudo isso se repetiu, naquele 9 de outubro de 1967, por gente espalhada pelo mundo afora – gente que, como ele, nunca havia conhecido o Che.

Passados exatos 44 anos da tarde em que o Che foi morto, o que me vem à memória são as palavras de Cortázar, o poema que recordo em sua voz grave e definitiva: “Eu tive um irmão, não nos encontramos nunca mas não importava, meu irmão desperto enquanto eu dormia, meu irmão me mostrando atrás da noite sua estrela escolhida”.

No dia anterior, 8 de outubro de 1967, um Ernesto Guevara magro, maltratado, isolado do mundo e da vida, com uma perna ferida por uma bala e carregando uma arma travada, se rendeu. Parecia um mendigo, um peregrino dos próprios sonhos, estava magro, a magreza estranha dos místicos e dos desamparados. Foi levado para um casebre onde funcionava a escola rural de La Higuera. No dia seguinte foi interrogado. Primeiro, por um tenente boliviano chamado Andrés Selich. Depois, por um coronel, também boliviano, chamado Joaquín Zenteno Anaya, e por um cubano chamado Félix Rodríguez, agente da CIA. Veio, então, a ordem final: o general René Barrientos, presidente da Bolívia, mandou liquidar o assunto.

O escolhido para executá-la foi um soldadinho chamado Mario Terán. A instrução final: não atirar no rosto. Só do pescoço para baixo. Primeiro o soldadinho acertou braços e pernas do Che. Depois, o peito. O último dos onze disparos foi dado à uma e dez da tarde daquela segunda-feira, 9 de outubro de 1967. Quatro meses e 16 dias antes, o Che havia cumprido 39 anos de idade. Sua última imagem: o corpo magro, estendido no tanque de lavar roupa de um casebre miserável de uma aldeola miserável de um país miserável da América Latina. Seu rosto definitivo, seus olhos abertos – olhando para um futuro que ele sonhou, mas não veria, olhando para cada um de nós. Seus olhos abertos para sempre.

Quarenta e quatro anos depois daquela segunda-feira, o homem novo sonhado por ele não aconteceu. Suas idéias teriam cabida no mundo de hoje? Como ele veria o que aconteceu e acontece? O que teria sido dele ao saber que se transformou numa espécie de ícone de sonhos românticos que perderam seu lugar? Haveria lugar para o Che Guevara nesse mundo que parece se esfarelar, mas ainda assim persiste, insiste em acreditar num futuro de justiça e harmonia? Um lugar para ele nesses tempos de avareza, cobiça, egoísmo?

Deveria haver. Deve haver. O Che virou um ícone banalizado, um rosto belo estampado em camisetas. Mas ele saberia, ele sabe, que foi muito mais do que isso. O que havia, o que há por trás desse rosto? Essa, a pergunta que prevalece.

O Che viveu uma vida breve. Passaram-se mais anos da sua morte do que os anos da vida que coube a ele viver. E a pergunta continua, persistente e teimosa como ele soube ser. Como seria o Che Guevara nesses nossos dias de espanto? Pois teria sabido mudar algumas idéias sem mudar um milímetro de seus princípios.

Diz Eduardo Galeano, que conheceu o Che Guevara: ele foi um homem que disse exatamente o que pensava, e que viveu exatamente o que dizia.

Assim seria ele hoje.


1091- MF Wagner Guimarães foi o campeão da 8ª etapa do Circuito Convergência 21 no Guadalupe Shopping!

 mf Wagner Guimarães, mais um título!!

VEJAM A CLASSIFICAÇÃO COMPLETA DO 21 NO GUADALUPE SHOPPING AQUI!
VEJAM A CLASSIFICAÇÃO COMPLETA DO ESCOLAR NO GUADALUPE SHOPPING AQUI!

MOVIMENTO CONVERGÊNCIA DO XADREZ FLUMINENSE.
NOSSA POLÍTICA É FAZER XADREZ!
SEJA MAIS UM!!!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

1089- Deve ser duro viver em cidade tão violenta.....

Ivanchuk and wife robbed in Sao Paulo

Ivanchuk and wife robbed in Sao Paulo
Just outside their hotel in Sao Paulo, Vassily Ivanchuk and his wife were robbed yesterday. "The robbers were armed with a gun", Leontxo Garcia told us on the phone, "and took two suitcases." The Spanish journalist had contact via email with Ivanchuk, who is leading the Grand Slam Masters Final at halft-time. In the Brazilian part of the Masters Final, the participants stayed in hotel Meliá Sao Paulo.
Ivanchuk and his wife during the Amber tournament in 2009
Earlier today, in his daily column for El País, Garcia wrote:
What had been a great success for the Masters Final in Sao Paulo on Sundaywas marred by an unfortunate event. Ivanchuk and his wife were robbed at gunpoint when, twenty meters from the hotel, they were about to enter a taxi that would take them to the airport.
Somehow the stolen bags included the passport of Ivanchuk's wife, and so the couple suddenly had problems leaving Brazil. Communicating with Leontxo Garcia, the super grandmaster's first reaction was that he didn't want to continue his tournament if his wife couldn't be with him from Thursday on. On that day play resumes in Bilbao.
On the phone, Garcia said to us:
Now the situation is under control. The authorities issued a 'salvoconducto' [emergency travelling pass - CV]. They will fly together to Munich, from where his wife will return home and apply for a new passport. Ivanchuk will arrive in Bilbao on Wednesday.
On Thursday, Ivanchuk is scheduled to play White against Hikaru Nakamura. The American grandmastertweeted today:
Quite disappointed to hear the news from São Paulo about Ivanchuk being robbed. Hopefully we can postpone the game till the 9th.
It's possible that the robbers somehow knew who they were dealing with; maybe they thought that the tournament was over, and Ivanchuk had collected his prize money. It seems more likely that the robbery was a case of extremely bad luck. Garcia:
They have been very unlucky. The area is one of the best and safest of Sau Paulo, with a, for Brazilian standards, high level of security. I have been walking around at nights and haven't seen any signs of danger during the whole week.

1088- É SÁBADO AGORA NO GUADALUPE SHOPPING!!



Data: 08 de Outubro de 2011
Início da competição infantil (escolar): 9:15h
Início da competição de 21 min : 15:00h 


Direção: MF Wagner Guimarães (lucaspeixoto-08@hotmail.com)

Arbitragem: José Blanco (joseblanco@uol.com.br)
Apoio: Movimento Convergência do Xadrez Fluminense


TORNEIO ESCOLAR
Objetivos:
Congregar os enxadristas escolares da região e do Estado; apontar os campeões das categorias escolares, bem como a escola com maior pontuação.

Inscrição:
por e-mail com o diretor da prova Wagner Guimarães ou com José Blanco ou presencialmente até às 9:00h do dia do evento.

Valor da inscrição: R$15,00.

OBS.:  O escolar que desejar disputar a competição de 21minutos que será jogada na jornada da tarde pagará, promocionalmente, pelas duas competições, a inscrição de R$20,00.

Número de rodadas: 6 (seis)

Emparceiramento: Sistema suíço via software (Swiss Perfect 98)

Programação:

• 9:00h – Encerramento das inscrições da competição escolar

• O torneio terá 6 rodadas no ritmo de 20 minutos ko por jogador, com a 1ª. Rodada iniciando-se às 9:15 horas, com um intervalo para almoço após a 3ª. Rodada e entrega da premiação logo após o término da última rodada, que está prevista para ocorrer às 15h.

As rodadas estão assim previstas:
rodada 1: 9h15min;
rodada 2: 10h;
rodada 3: 10h50min;
Almoço - 11h30min até 12h30min;
rodada 4: 12h30min;
rodada 5: 13h20min;
rodada 6: 14h;
Premiação: 15h00min.

Premiação:
categorias sub 8, 10, 12, 14 e 16: troféus para os três primeiros colocados e medalhas para o 4º ao 10º colocado.
  Troféu para melhor escola (numero de pontos somados)

OBS.:  Serão sorteados brindes na competição escolar.

Desempates:
1. Confronto Direto;
2. Maior número de vitórias;
3. Escore Acumulado;
4. Milésimos Totais;
5. Milésimos Medianos;
6. Sorteio.


OBSERVAÇÃO:  Os competidores sem rating (não federados) serão registrados por ordem alfabética para efeito de emparceiramento.


TORNEIO XADREZ RÁPIDO (21 minutos)
Objetivos:
Congregar os enxadristas federados ou não da região e do Estado; determinar o campeão da 8ª etapa do Circuito 21 da Convergência

Inscrição: serão aceitas inscrições até às 14h55min do dia do evento
.

Valor da inscrição:
R$ 15,00 => Menores de 16 anos
R$ 30,00 => Demais competidores

Número de rodadas: 6 (seis)

Tempo de reflexão:
21minutos ko por jogador

Emparceiramento:
Sistema suíço via software (Swis s Perfect 98)

Programação:

• 14h55min – Encerramento das inscrições

  Horário das rodadas
rodada 1: 15h;
rodada 2: 15h45min;
rodada 3: 16h30min;
rodada 4: 17h15min;
rodada 5: 18h;
rodada 6: 18h45min;
Premiação: 19h30min.

Premiação:   
R$ 560,00 (quinhentos e sessenta reais) no total, sendo
1º lugar: Troféu + R$ 200,00
2º lugar: Medalha + R$ 100,00
3º lugar: Medalha + R$ 60,00
Melhor “B”: Medalha + R$ 50,00
Mel hor “C ”: Medalha + R$ 50,00
Melhor sub 14: R$50,00
Melhor sub 16: R$50,00
melhor sub 12: livro de xadrez
melhor sub 10: livro de xadrez

Desempates:
1. Confronto Direto;
2. Maior número de vitórias;
3. Escore Acumulado;
4. Milésimos Totais;
5. Milésimos Medianos;
6. Sorteio.

Material: Solicitamos que os(as) jogadores(as) que possuírem relógios de xadrez, que os levem para o evento.


PATROCINADORES:
Ponto Cine
 Bobs 
Quarteto Grill
 MDM
 A Escola do Saber 
Colégio Cevic

domingo, 2 de outubro de 2011

1087- Como é gostoso ganhar dos São-Paulinos!!

Mesmo com a ajudinha da arbitragem (como os árbitros ajudam os paulistas!!) os São-Paulinos sucumbiram diante do Mengão!!

O MORUMBI É O RECREIO DOS CARIOCASSSSSSSS!!!

Fla mostrou sua força no Morumbi: 2 a 1 Fla mostrou sua força no Morumbi: 2 a 1
O Flamengo manteve o domínio do confronto nos primeiros minutos. Com mais posse de bola que o adversário, o Rubro-negro conseguia cadenciar o ritmo da partida, freando o ímpeto do São Paulo. No entanto, impulsionado pela reestreia de Luis Fabiano, o Tricolor paulista conseguiu equilibrar o confronto após os 15 minutos.

Mesmo com a partida igual, o Flamengo teve mais chances claras de gol. Primeiro, Deivid quase marcou e, depois, foi a vez de Thiago Neves. Nos dois momentos, Ronaldinho Gaúcho foi quem criou a jogada. Vale destaque também para o goleiro Rogério Ceni, que fez defesas dificílimas.

O arqueiro do Fla não ficou atrás. Numa cobrança de falta do goleiro do São Paulo, fez grande defesa, jogando a bola para escanteio.

Veio a segunda etapa e o jogo mudou. Logo no início os dois times se lançaram ao ataque e o São Paulo teve a primeira grande chance, com Luís Fabiano. No entanto, Felipe fez mais uma boa defesa. O Flamengo, para não ficar atrás, foi ao ataque, em seguida, e obrigou Rogério Ceni a fazer mais um grande lance, outra vez com Deivid.

Só que aos nove minutos o meia Lucas, do São Paulo, cometeu falta, levou o segundo amarelo e foi expulso. Luxemburgo aproveitou, sacou Airton e lançou Diego Maurício, tentando garantir a vitória. E deu certo.

Depois de pressionar bastante, o Flamengo abriu o placar. Junior Cesar cruzou da esquerda e Thiago Neves cabeceou forte para o fundo das redes.

O Rubro-negro manteve o domínio do jogo até Willians ser expulso, também por levar o segundo amarelo. Com o mesmo número de jogadores, o São Paulo se lançou ao ataque e conseguiu o gol. Dagoberto pegou um chute indefensável e balançou a rede do Fla: 1 a 1.

Quando tudo indicava que o empate seria o destino de Flamengo e São Paulo, Renato apareceu. Depois de uma troca de passes no ataque rubro-negro, o camisa 11 chutou. A bola desviou num jogador tricolor, enganou Rogério Ceni e morreu no fundo do gol: 2 a 1, três pontos e muita moral para a próxima rodada.

Até o final do jogo o São Paulo ainda tentou chegar, na base do desespero, mas o Flamengo manteve o triunfo. Épico!
Site do Mengão