segunda-feira, 28 de novembro de 2011

1128- Última resenha do Mundial pelo Masca!


Amigo Maia,

Boas visões e reflexões na despedida do Mundial de Jovens da FIDE 2011 encerrado neste sábado em Caldas Novas, que desejo compartilhar com você e seus leitores.

Tarde de domingo, aeroporto de Goiânia lotado de enxadristas no retorno para suas casas, vejo crianças da Índia e dos EUA super animadas e felizes jogando xadrez no chão do salão de embarque, sinal de como foi bom o evento! Estava com minha esposa e com a companhia do Eduardo London e seu pai Bernard aguardando nosso voo para o Rio quando recebi deles um arquivo com algumas fotos do Dudu tiradas durante o torneio.  Fui vendo-as no notebook e toda uma história muito legal foi se desenhando em minha mente...

Lembrei-me que conheci o Dudu na 1ª. etapa do Circuito 21 da Convergência de 2010, realizada na AABB-Rio em abril de 2010. Joguei com ele no torneio e gostei muito do jogo daquele garoto bem educado e falante e torci para que ele continuasse se animando com xadrez. O tempo passou e ele seguiu jogando alguns eventos de nosso movimento, sempre com muita alegria e simpatia, onde até ganhou um brinde no 21 que ocorreu na Associação dos Auditores Fiscais no Rio neste ano, um kit de relógio de pulso e pulseiras coloridas (essa foto você mesmo publicou !)! Recentemente ele foi convidado pelo Movimento Convergência a jogar o Mundial da Juventude (no sub-14 open) com despesas pagas e aceitou.

E quanta evolução desde aquele 21 da AABB-Rio... Melhorou seu jogo, interessou-se mais por xadrez e, principalmente, soube aproveitar as oportunidades oferecidas pelo Movimento Convergência! Veja isso nas fotos! Aulas com o GM ucraniano Goloschapov (ELO 2580) durante o evento,

amizade que até rendeu um lauto almoço em churrascaria (!),

 interação com outros enxadristas estrangeiros, nacionais (ver foto com o mineiro Chiari)

e com o grupo “Convergente” (Lucas Guimarães e Natácio Bezerra),
seriedade e preparação em cada um seus jogos e uma alegria contagiante a cada bom resultado.

Presenciei isso (e vibrei com ele e seu pai!) quando de sua vitória num difícil final de 4 torres, cuja partida merece ser vista.
O arremate é bem legal e a técnica para ganhar esse final não era trivial. Sua alegria ao final desta partida vale todo o esforço de vinda e de luta dele neste torneio. Ele fez 4/9 (+2,-3, =4) e confirmou seu bloco FIDE. Seu ELO sai na próxima listagem!  Parabéns Dudu!!


Ver todas as fotos AQUI

Mas ainda tem mais...  Chegando ao Rio, na área de desembarque encontro com a WIM Regina Ribeiro, carioca de origem e cidadã honorária de Blumenau, pelo  reconhecido trabalho como desenvolvedora de programas educativos de xadrez em Santa Catarina para crianças e jovens e que estava em Caldas Novas também. Ela fez um testemunhal incrível sobre o que presenciou por lá, que tomo a liberdade de reproduzir abaixo:

“Mascarenhas, parabéns a todos pelo trabalho e evento!  O xadrez brasileiro, no contexto mundial, é um antes e outro depois desse belo evento. Vivi outros similares pelo mundo e posso afirmar isso!”

Nos abraçamos e cada um seguiu seu caminho, certos de que sem trabalho árduo e consistência em nossos atos, nada acontece.

SÓ DEPENDE DE NÓS!!

MF Alberto Mascarenhas

Nota de Maiakowsky: segue abaixo o mail de agradecimentoi do Bernard, pai do Eduardo:

Caro Mascarenhas,

Não tenho palavras para agradecer a oportunidade única que vocês proporcionaram ao meu filho Eduardo. Nas palavras dele, foi uma experiência que ele vai levar para o resto da vida! 
Muitas vezes olhamos o esforço de um grupo de apaixonados pelo xadrez, como você e o Movimento Convergência,  para revitalizar e motivar os jovens e nos parece uma empreitada Quixotesca onde os moinhos de vento parecem invencíveis. Mas ao participar de um evento deste porte, com 79 países, mais de 1.100 crianças, centenas de jogos simultâneos, chego a conclusão de que o esforço vale a pena! Parabéns, sei que não foi fácil e que a sua dedicação bem como a de outros voluntários foi fundamental para o sucesso deste mundial.

Um grande abraço,
Bernard

domingo, 27 de novembro de 2011

1127- O REI É HEXA!!


HEXACAMPEÃO DO MASTERS FINALS (SUPERANDO SAMPRAS E LENDL)!! 70º TÍTULO DA CARREIRA EM 100 FINAIS! 
EM 2012 RUMO AO SEU VERDADEIRO LUGAR NO RANKING: NUMBER ONE!!!



Roger secured a sixth title at the ATP World Tour Finals thanks to a 6-3, 6-7(6), 6-3 victory in a spectacular match against Jo-Wilfried Tsonga!

"I couldn't be more happy, I couldn't be more exhausted," Roger said. "I can't be happier with the way the season has finished."

Roger had to overcome a threat from Tsonga in the middle of the match as his opponent broke our champ as he served for the match at a set and 5-4 up. And also later, as Roger was about to wrap up the tie-break, the Frenchman saved a match point before leveling at one set all.

But as in the first set, Roger broke Tsonga again in the eighth game of the decider and made no mistake when he served for the championship for the second time.

With Roger's triumph in his 100th final today he is now also the alone record holder for titles at the ATP World Tour Finals, leaving Ivan Lendl and Pete Sampras behing him. The title today is his 70th career title!

Roger is now off to a well deserved holiday before taking up his training in Dubai.

sábado, 26 de novembro de 2011

1126- Mundial de Jovens da FIDE chegando ao fim



Amigo Maia,
Mundial da Juventude da FIDE 2011 - Caldas Novas - Brasil! Beleza de evento que vai chegando ao fim e definindo seus campeões por cada categoria!!
Uma festa gigante do xadrez mundial acontecida em nosso país, revelando e formando jovens talentos, numa luta magnífica que eu pude presenciar e ajudar a acontecer.  Foi e é muito gratifiante poder ter colaborado para o êxito desta competição e creio que é um sentimento compartilhado por todos que suaram a camisa literalmente para atender cada detalhe necessário.
Para conhecer alguns de seus grandes números, estamos falando de 1.102 jovens enxadristas inscritos e um número ainda maior de acompanhantes (pais, técnicos, dirigentes, equipe organizadora) beirando um total próximo de 2.700 pessoas de alguma forma envolvidas com o evento, que produzirá um total de cerca de 4.860 partidas em suas nove rodadas. Estamos falando de perto de 550 jogos por rodada, todos com relógios digitais, peças e tabuleiros de boa qualidade, planilhas duplas de papel térmico que dispensa carbono, salão perfeito e equipe arbitral adequada e bem distribuída, e ainda 16 dos principais jogos com transmissão on line e impressionante audiência mundial. E no quesito transporte (na chegada e na saída) o número de perto de 3.400 pessoas transportadas entre Brasília ou Goiânia a Caldas Novas mostram a dimensão logística desse mega evento.
Falando um pouco agora da competição em termos técnicos, nesta sexta-feira aconteceu a oitava rodada (penúltima) e alguns campeões já foram praticamente conhecidos. No sub 18 - open, o GM armênio Samvel Ter-Sahakyan (no. 1 na lista de rating) confirmou sua força e carimbou o primeiro lugar com uma rodada de antecedência, com 7,5/8, um ponto à frente de seus seguidores mais próximos. Na outra ponta, no sub-8 open, o jovem norteamericano Awonder Liang também fez 7,5/8 e está também um ponto à frente dos seus seguidores. Já no feminino, temos o perfeito desempenho de 8/8 da russa Aleksandra Goryachkina no sub 14, e da também russa Alexandra Obolentseva no sub-10, com 7,5/8 e pelo menos um ponto de vantagem para as demais.
No caso dos brasileiros e brasileiras, a luta tem sido difícil, mas valorizada a cada partida. Temos de preparar melhor nossos representantes, é certo, mas nada tira o brilho de participação de cada um deles, que viveram (vivem!) momentos únicos que levarão pelo resto de suas vidas em seus corações e mentes. No momento temos alguns destaques por mencionar, ainda por acontecer a nona rodada, que são os desempenhos da pernambucana Ramyres Coelho no feminino sub 14, que após um começo claudicante encontrou forças para ir em frente e tem 6/8 (2 pontos a mais que sua expectativa de rating indica!) e joga no tabuleiro 3 na nona rodada (!!), o desempenho da atual campeã feminina CBX Artemis Pamela Guimarães (5/8) no duro sub 16 feminino, da Agatha Nunes no sub 12 fem com 5/8, do Garoto Enzo Fontes no sub 8 open com 5/8 e vários outros valorosos lutadores brazucas com 4,5/8 em diversas categorias.  
E vale citar os três patrocinados pelo Movimento Convergência, Natácio Bezerra, Eduardo London e Lucas Guimarães.  Valeu e muito para cada um deles o aprendizado e a percepção de que estar aqui é uma ótima oportunidade de evolução técnica.  Agradeço o empenho e dedicação de cada um deles na competição e que levem esses momentos únicos pela vida a fora ! Souberam aproveitar a oportunidade propiciada.
E vale passar os olhos nos emparceiramentos do evento, via consulta no site www.chess-results.com, onde há também farta publicação de partidas do torneio, em cada categoria (ver link específico no site citado).  Para ver as partidas on line a partir das 10 horas deste sábado, clicar em www.wycc2011.com e  em seguida no segundo link disponibilizado de partidas on line.
Para finalizar, um detalhe do acaso com o qual fui novamente premiado.... Passava eu perto de uma das saídas do palco onde ficam as 16 partidas on line quando vi surgir à minha frente, caminhando em direção a seus compatriotas um pouco afastados, a quem abraçou com emoção, o GM armênio que tinha acabado de vencer sua partida, praticamente conquistando o torneio no sub 18 open ! Esperei que ele terminasse essa celebração particular e pedi para fotografá-lo... 
A primeira dele como campeão! Mesmo com sua emoção algo contida, dá para perceber sutilmente nas fotos a enorme felicidade do GM campeão, mesmo após dura luta e natural cansaço resultante. Certamente mais um top GM a caminho....
Realmente valeu a pena ter vindo a este mundial!!
Segue o link das fotos citadas abaixo! Curta cada uma delas!  Tem até foto do hotel onde fiquei, com sua infraestrutura e até belos cavalos para passeio bem perto!  Documentei tudo. Um real privilégio poder estar aqui.
Vejam as fotos AQUI! 404 fotos!! tiradas durante a oitava rodada dos sub 8, 10, 12 e 14. Minha particular homenagem a cada um(a) desses(as) jovens enxadristas de diversas nacionalidades, mas com o denominador comum, no qual me incluo, de imenso prazer em jogar xadrez!
E vou agora para ver a última rodada e a cerimônia de encerramento, e depois apoiar na logística de partida de cerca de 1.700 pessoas que optaram por transporte via organização do evento. Nada acontece por acaso... haja planejamento e muito trabalho para isso.
Nada acontece por acaso, pois SÓ DEPENDE DE NÓS !
Um abraço,
Mascarenhas

VEJAM AQUI IMAGENS DE CALDAS NOVAS

Tabuleiro de pedra sustentado por um pensador

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

1125- Muitas damas e arremate às cegas!






No diagrama acima, o desafio é posicionar as oito damas no tabuleiro de forma que nenhuma ataque outra. Há 92 formas diferentes de fazer isso!

Uma boa forma de treinar é reproduzir partidas às cegas até o momento de um arremate. Vamos fazer isso na peleja abaixo:

Fine-Yudovich, Moscou 1937

1-d4-d5; 2-c4-e6; 3-Cc3-Cf6; 4-Cf3-c5; 5-Bg5-cxd4; 6-Cxd4-e5;
7-C(d4)b5-a6; 8-Cxd5?? o grande Reuben Fine (que ganhou o torneio) achou que estava abafando mas tomou fumo!! Como Yudovich arrematou?
 

terça-feira, 22 de novembro de 2011

1124- Miscelâneas!



MAIS NOVO BLOG CARIOCA, O DO KEMPER!

QUEM GOSTA DE CULTURA POPULAR, POESIA, MÚSICA: O HOMEM ARARA!

PRIMAVERA DOS LIVROS (COM ATÉ 50% DE DESCONTO!) NO CATETE, MUSEU DA REPÚBLICA!!!

FRANCISCO ARI MAIA JÚNIOR, MALUNGO ARRETADO, ANUNCIA O II ABERTO DO BRASIL EM FORTALEZA, ABRIL DE 2012!! DEZ MIL MANGOTES DE PREMIAÇÃO!!

1123- QUE MASSAAAAAAAAAAACRE.........


Federer mantém tabu, aplica "pneu" em Nadal e avança no ATP Finals

Federer conseguiu a vitória mais expressiva do histórico contra Nadal. Foto: Reuters
Federer conseguiu a vitória mais expressiva do histórico contra Nadal
Foto: Reuters

Um dos maiores confrontos recentes do tênis foi encerrado nesta terça-feira de maneira surpreendentemente fácil para Roger Federer. Ex-número 1 do mundo e atual quarto da lista, o suíço atropelou o algoz espanhol Rafael Nadal com uma vitória de 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/0, manteve um "tabu" sobre o rival em quadras cobertas e se classificou para a semifinal do ATP Finals.
No total, Federer precisou de somente 61 minutos para sacramentar a vitória. O suíço, aliás, foi soberano dentro de quadra e mostrou superioridade inclusive quando precisou responder o saque do espanhol: foram 41 pontos jogados no serviço de Nadal, e Roger Federer venceu 22 deles.
Embalado pelos títulos recentes do ATP 500 da Basileia e do Masters 1000 de Paris, no piso duro, Roger Federer se tornou o único tenista do Grupo B do ATP Finals a ter 100% de aproveitamento nos dois jogos da chave. Na estreia, o suíço havia batido o francês Jo-Wilfried Tsonga.
Já Nadal, que havia passado pelo americano Mardy Fish na primeira rodada, amargou seu primeiro revés no torneio e agora corre risco de não seguir adiante no torneio londrino, que encerra a temporada.
Este foi o nono triunfo de Federer sobre Nadal, que, apesar da derrota acachapante, ainda possui um histórico mais do que favorável no confronto direto: 17 resultados positivos em 26 partidas. Entretanto, o suíço deu prosseguimento a um "tabu": ele nunca perdeu para o espanhol em uma partida em quadra coberta. Agora são quatro duelos e quatro vitórias.
Mais do que isso, Roger Federer conseguiu nesta quarta sua vitória mais expressiva sobre o "arquirrival". Antes, o triunfo mais "elástico" do suíço sobre Rafael Nadal havia sido por 6/4 e 6/1 no ATP Finals de quatro anos atrás, em 2007, disputado na cidade chinesa de Xangai.
Já classificado para a semifinal do último torneio da temporada, Roger Federer se prepara para enfrentar o já eliminado Fish na próxima quinta-feira. No mesmo dia, Nadal encarará Tsonga na briga pela segunda vaga da chave.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

1122- SAIU HOJE NO O GLOBO

Colégio de Botafogo disputa campeonato em Goiás
 
A partir de hoje, o colégio Israelita Brasileiro A.Liessin será representado no Campeonato Mundial de Xadrez da Juventude, que pela primeira vez chega a América do Sul e será realizado em Caldas Novas, Goiás.

Patrocinado pelo Movimento Convergência e jogando há quatro anos, o aluno do 9º ano, Eduardo London, de 14 anos vai disputar na categoria sub14. O campeonato termina no dia 27.

domingo, 20 de novembro de 2011

1121- MAIS NOTÍCIAS DO MUNDIAL DA FIDE

Que gracinha!!


Maia, 
a segunda rodada particularmente foi ingrata para os(as) brasileiros(as). A maioria perdeu e enfrentou partidas difíceis. O nível do evento é bem forte e não tem refresco não. Na terceira rodada a luta seguiu e as fotos AQUI mostram isso!  Para resultados, aconselho consultarem o site do torneio www.wycc2011.com e os links de cada grupo no www.chess-results.com .
Há pouco (17 horas deste domingo) começou a 4a. rodada, e há 20 partidas com transmissão on line, com os melhores tabuleiros de cada categoria!
Basta entrar nos links disponibilizados no site do evento, na 1a. página.


abraço,

Mascarenhas
 Da esquerda para direita: Mascarenhas, Dr. João Batista e José Blanco
Lucas Peixoto jogando com a camisa da Convergência

sábado, 19 de novembro de 2011

1120- NOTÍCIAS DO MASCA SOBRE O MUNDIAL DA JUVENTUDE DA FIDE!



Oi Maia,


seguem algumas fotos da abertura (ontem) do Mundial da Juventude da FIDE, aqui em Caldas Novas - Goiás.


Dá orgulho de estar aqui e fazer parte desse momento histórico do xadrez mundial e brasileiro, afinal somos os organizadores deste mundial da juventude da FIDE! A atenção, carinho e respeito para com cada participante tem sido nossa marca registrada. Até atendimentos médicos (três) ocorreram antes da 1a. rodada e respondemos à altura!


Parabéns ao GM Darcy Lima pela raça de trazer e a competência de fazer esse evento no Brasil!


Fatos maravilhosos já foram presenciados por mim nesse pouco tempo aqui, como a de um tio de uma enxadrista do Quênia, que chegou dos EUA pela manhã do dia 17/11 e aguardou no aeroporto o avião chegar da África por volta da meia noite, para irem juntos para o hotel. Veio apoiá-la no torneio e era só sorrisos, apesar do cansaço da longa viagem e espera. Receber a equipe de Taiwan com muito jovens e um técnico falando português fluente! Morou vinte anos em São Paulo!!  Poder oferecer guaraná para jovens que nunca provaram dele... e, para mim um fato tocante... A última enxadrista que eu recebí no aeroporto de Goiânia, à 1 hora da manhã de 18/11. Uma garotinha russa sub 10 com seu pai. Cansados pela viagem mas felizes por encontrarem alguém os esperando tão longe. Ilustra a paixão que o xadrez provoca. E há muitas outras estórias pra contar.

Estar aqui é realmente um privilégio e ver cerca de 1.200 jovens de diversas partes do mundo, com idades variando dos 8 aos 18 anos, jogando xadrez de qualidade e vivendo intensamente cada momento da competição é extremamente gratificante. Sinal que a prática de xadrez terá seus herdeiros e herdeiras nos anos que seguem.
 

E os brasileiros seguem destemidos, Você citou dois bons resultados no seu blog (Gianluca e Miguel Ângelo), mas houve outros na 1a. rodada. Um empate do Abdalla com um MI de 2400+ no sub 18, a Artemis, a Katherine, o Miguelino e o Chiari ganhando também, e todos os brasileiros, sem exceção, lutando muito e curtindo esse evento único. Falei de cabeça, mas houve mais vitórias de brazucas!!


Mais coisa boa virá nos próximos dias!!


Todos os apoiadores estão trabalhando à exaustão para o pleno êxito desse belo acontecimento e é um orgulho poder fazer parte desse grupo. 

  
A organização está de tal ordem que conseguimos iniciar a 1a. rodada de um evento desse porte com apenas 8 minutos de atraso, reflexo do árduo trabalho de todos que estão lutando pelo sucesso do mundial, desde a equipe arbitral, pessoas de apoio, dirigentes e delegados diversos. A cidade está vivendo e respirando xadrez.


Ver AQUI as fotos momentos antes da abertura solene e início da 1a. rodada em 18/11, 16 h

abraço forte,
Mascarenhas

1119- Eu quero entender


A cada visita ao site imperial eu fico intrigado! nem me espanta mais a falta de respeito com a não realização dos torneios nas datas planejadas (calendário serve para isso né?). Alguns Regionais e agora o Popular foram "mandrakeados". Qualquer dia vai sair assim ó: ESTADUAL ABSOLUTO:SINE DIE!
O que me deixou pensativo foi o anúncio de um Regional, com premiação de R$ 2.000,00 em Petrópolis nas mesmas datas do Open de Três Rios! Isso foi represália ou pirraça imperial? Esse Regional será em parceria com o CXP? Está confirmado o Open de Três Rios?
Outra coisa interessante foi a opção do América F.C. para sediar o Popular....hummmm, logo o América........hum..........cliquem nestas palavras....que coincidência...estranhooo....

1118- Habilidades enxadrísticas


Tenho em minha cabeceira um livro de ensino de xadrez para crianças, com foco para a atuação posterior em torneios. É o melhor livro na matéria (1ª edição em 1986) que vi até hoje. Tem uma metodologia calcada em um treinamento firme prévio de visualização mental do tabuleiro (se deve começar o ensino apresentando a "área de trabalho", o tabuleiro vazio! ). Já  escrevi várias vêzes aqui que comungo com fé esses treinamentos básicos de visualização de tabuleiro. O que mais vi são professores queimando etapas no processo de aprendizado, mostrando aberturas antes da hora,etc. O aluno, assim, já cresce com lacunas de treinamentos específicos fundamentais.
O livro também apresenta alguns exercícios de aferição de habilidades e talento (basicamente visão espacial e propriedade das peças). O diagrama acima é um exemplo já meio manjado por treinadores e professores. O exercício consiste no aluno fazer uma viagem (só o cavalo joga, é claro) da casa a1 a a8 (tem que passar por b1, c1,..., h1,h2,f2,a2,a3,b3,etc, nessa sequência) sem utilizar as "casas minadas" (ocupadas e atacadas pelos peões pretos: c3,f3,c6,f6,b2,d2,b5,d5,e5,g5,e2,g2). Óbvio que o exercício deve ser cronometrado, estipulando-se uma punição quando "pisar uma mina".
Convido os leitores, independente da força de jogo, a fazer o exercício, cronometrando o "tempo da viagem". Mas vejam, acima de tudo, como um lazer, afinal, na vida todos têm seu tempo para fazer as coisas!

Postagens correlatas no blog:
03-Xadrez é cálculo
06-CálculoII
11-Imaginação I
12-Imaginação II
14-Imaginação III
17-Imaginação IV
18-Imaginação V
238- Artigo do MI Ocampo 
294- Outro artigo do Ocampo 
354-Mais um do Ocampo 
409-Reflexões sobre o ensino do xadrez =>recomendo a leitura
551-Rotas do cavalo


Bom fim de semana!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

1115- MUNDIAL POR IDADES DA FIDE COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA AQUI NO BRASIL!!!


VEJAM OS JOVENS BRAZUCAS INSCRITOS AQUI!
VEJAM O SITE OFICIAL DO EVENTO AQUI!

1114- MATCH DA AMIZADE: JTC x ALEX

WALDEMAR COSTA


Amigos,

mais uma tarde de sábado (12/11) com muito xadrez!  Desta vez um match amistoso a seis tabuleiros entre os clubes Jacarepaguá Tênis Clube (JTC) e Associação Leopoldinense de Xadrez (ALEX), na sede do primeiro, com a revanche acontecendo no próximo dia 3/12, 14 horas, na sede da ALEX.  Prestigiem!

Que esse match e outros já realizados pela ALEX, contra ADUX e contra CFXC, sejam um estímulo para que outros clubes organizem encontros similares, movimentando ainda mais a prática de xadrez no Rio de Janeiro!

O resultado do match foi JTC 3,5 x 2,5 ALEX e por tabuleiro foi assim:

Tab. 1 - Nilton Rosa de Oliveira Jr. (JTC) 1 x 0 José Chauca (ALEX)
Tab. 2 - Álvaro Frota (ALEX) 1 x 0 Fábio Lopes Novais (JTC)
Tab. 3 - Daniel Rodrigo (JTC) 1 x 0 Bráulio Santos Jr. (ALEX)
Tab. 4 - José Carlos Mesquita (ALEX) 1 x 0 Willy Petrenko (JTC)
Tab. 5 - Pedro Lucas Seixas (JTC) 1 x 0 Hermanhn Mathow (ALEX)
Tab. 6 - Marcos Diaz (ALEX) 1/2 x 1/2 Mauríico Frambach (JTC)

Há em curso um resgate natural do prazer em se jogar xadrez no RJ, valorizando clubes e seus atletas. Dava gosto ver o empenho de cada tabuleiro, e era um simples amistoso! Antes do início do match, o jornalista Waldemar Costa entregou premiação a dois atletas do JTC!

Waldemar Costa  e Willy Petrenko estão de parabéns pelo belo trabalho desenvolvido no JTC, com crianças e adultos praticando xadrez continuamente, além de ótima oferta de eventos internos e sessões de treinamentos para os mais jovens.

Muito bom também poder folhear e ler as colunas de xadrez do Waldemar Costa dos anos 70, as revistas Caissa e prêmios que ele recebeu! Impressiona saber que ele participa de interclubes no RJ desde 1961 (cinquenta anos!)! Muita história e aprendizado se obtém em conversas com ele a respeito.

Vejam AQUI as fotos do evento.

SÓ DEPENDE DE NÓS!

MF Alberto Mascarenhas

terça-feira, 8 de novembro de 2011

1113- Massacre de Fier na Benoni e uma questão de raciocínio lógico

Vejam abaixo a partida que Fier enviou para o Mascarenhas de seu i-pod. Foi um massacre com a Benoni, show de sacrifícios! Partida jogada na Indonésia, Jacarta Open, em 16/10.



E agora, para aqueles que estudam para concurso (para você Patrício!) uma questão de raciocínio lógico:


Quatro casais reúnem-se para jogar xadrez (impossível isso mas vamos abstrair! considerem um swing enxadrístico!!). Como há apenas um tabuleiro, eles combinam que:
1) nenhuma pessoa pode jogar duas partidas seguidas;
2) esposa e marido não jogam entre si (afinal é um "swing"!).


Na primeira partida, Celina joga contra Alberto. Na segunda, Ana joga contra o marido de Júlia. Na terceira, a esposa de Alberto joga contra o marido de Ana. Na quarta, Celina joga contra Carlos. E na quinta, a esposa de Gustavo joga contra Alberto.

Determine quem são a esposa de Tiago e o marido de Helena. 




Podem mandar suas respostas. Publicarei até as dos "censurados". Maiakowsky está paz e amor!

sábado, 5 de novembro de 2011

1110- DEPENDE DE NÓS!!

A importância da união dos atletas e da vigilância eterna

A força dos atletas: Desporto no gelo sob intervenção


       A Justiça do Rio de Janeiro acatou pedido de um grupo de atletas e afastou o presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), Eric Leme Walther Maleson, acusado de várias irregularidades à frente da entidade.
          Emílio de Souza Strapasson foi nomeado interventor. Ele conduzirá uma auditoria para apurar a realidade dos fatos.
          Esta é a segunda confederação esportiva sob intervenção. A primeira é a de Vela e Motor, há quatro anos sem eleição de um presidente.
          A seguir, a carta enviada pelos atletas do gelo, explicando os motivos da medida extrema de recorrerem à Justiça. E fica provado que a unidade dos atletas é fundamental para dar rumos à gestão do esporte. 
Carta à imprensa
         Você lembra o famoso filme Jamaica Abaixo de Zero?
         Então você sabe o que é o bobsled. E você também já deve ter visto em algum momento nos últimos 9 anos alguma matéria sobre uma equipe brasileira que teima em representar nosso país.
         E talvez, caso você seja muito curioso, deve saber que existem vários outros esportes de inverno praticados por destemidos brasileiros.
         Pois o assunto desta carta é a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo - CBDG.
        A CBDG abriga 7 diferentes esportes olímpicos de inverno, todos praticados no gelo. Desde o advento da Lei Piva, o COB se reorganizou em relação aos desportos que fazem parte do programa olímpico de inverno, e os dividiu em duas Confederações Nacionais. A CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve) e a CBDG (Confederação Brasileira dos Desportos no Gelo).
        No último dia 27, a Justiça do Rio de Janeiro atendeu ao pedido de um grupo de atletas e ex-atletas do Gelo que entraram na Justiça com um pedido de intervenção do seu atual presidente, o carioca Eric Leme Walther Maleson. Nada é o que parece. Apesar do nome, Eric nasceu no Rio, e apesar de ser o presidente da CBDG, ele vive em Boston (EUA).
A queixa?
        A princípio os atletas estavam descontentes com a alocação de recursos, a falta de investimento em treinamentos, equipamentos, a falta de um planejamento, mesmo a curtíssimo prazo. Em alguns casos o atleta era avisado que a viagem seria cancelada dias e até mesmo horas antes do embarque. A impressão era que a CBDG tinha um dono, e nada mais. Sua esposa americana é a voz da secretaria eletrônica que atende em Boston. Nenhum funcionário, nenhum plano, nenhum clube filiado, nenhum patrocínio na ultima década, nenhuma transparência.
         O valor para filiar um clube na CBDG custa a bagatela de R$ 45.000,00 (!) Isso mesmo!
Ao buscar os documentos da CBDG junto aos cartórios, a surpresa foi maior ainda. Os clubes que sustentam a CBDG são constituídos por parentes, não tem movimentação a mais de 10 anos, os estatutos da CBDG são descumpridos constantemente, as eleições da Confederação não tem legitimidade, as prestações de conta estão sempre com atraso (de ate 3 anos) , etc, etc, etc.
         Os atletas constituíram advogado, buscaram inúmeras provas e montaram um assustador relatório onde tudo é mostrado e provado com fartura de dados.
         São 14 anos de uma gestão incompetente, sem desenvolvimento, sem patrocínios, sem organização, sem planejamento e quase sem futuro.
        Convidamos todos a lerem o relatório em anexo. É uma obra prima de um dirigente que pensa que nunca ninguém descobrirá suas mazelas, sua incompetência. É a prova da tomada de uma entidade em beneficio próprio, do uso do público pelo privado.
        Contamos com a indignação de todos, com o apoio daqueles que não se conformam com a desonestidade.
        Sim, a CBDG não tem a expressão e representatividade de outros esportes, mas nem por isso deve perder em valor. É uma entidade que representa nosso pais em 7 modalidades Olímpicas, que abriga atletas obstinados e capazes. Eles tem orgulho de ser brasileiros, de competir pelo nosso pais, de buscar e batalhar por seus sonhos, por mais inusitado que seja.

E abaixo, mais do excelente blog do Cruz.

Contribuição à agenda do ministro Aldo Rebelo

            Para que os assuntos do esporte em nível federal não fiquem no esquecimento, diante de escândalos que se sucedem na Esplanada dos Ministérios, relacionei alguns  pontos que me parecem os mais urgentes. E, modestamente, contribuo com a agenda do novo ministro Aldo Rebelo.
Futebol
            O secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Alcino Reis, concedeu entrevista à GloboNews, hoje à tarde. Falou obviedades.
            Alcino é um ex-assessor de Orlando, o ministro que saiu do governo sob suspeita de corrupção. Inocente, ele está sendo investigado.
            Foi sob o comando de Orlando Silva e Alcino Reis que o Ministério repassou suspeitos R$ 6,1 milhões ao Sindicato Nacional das Associações de Futebol Profissional. Suspeito porque o dinheiro serviria para financiar um trabalho que não foi realizado, assunto debatido nacionalmente no mês passado, ponto de partida para fragilizar a gestão do ex-ministro.
            Assim, seria oportuno que o ministro Aldo se manifestasse sobre a orientação para recuperar os R$ 6,1 repassados ao futebol profissional, para absolutamente nada.
Xadrez
            Qual a orientação do ministro sobre o processo que envolve a Federação Paulista de Xadrez – recebeu R$ 5 milhões para um programa de fachada do Segundo Tempo em Americana (SP)? A procuradora federal Heloisa Maria Fontes Barreto, de Piracicaba, investiga o assunto. O inquérito policial é o de número 25-0193/2010.  
Repasses e transparência
            Onde foram aplicados, efetivamente, os R$ 6 milhões repassados à Confederação Brasileira do Desporto Universitário? As prestações de contas estão disponíveis para caracterizar transparência no uso de tanto dinheiro?
            E os R$ 5 milhões para a Confederação Brasileira do Desporto Escolar, foram aplicados em que projetos?
            Que providências o Ministério do Esporte tomará diante da falta de ocupação da maioria das instalações usadas nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, já que quase todo parque foi construído com verba federal?
            Qual a orientação do ministro para que se crie a Agência Brasileira de Combate ao Doping, que o ministro anterior empurrou com a barriga, desde 2003, apesar dos insistentes pedidos do Comitê Olímpico Internacional e da Wada, considerando que seremos sede olímpica em 2016?
            Qual a orientação do ministro Aldo Rebelo para controlar a farta distribuição de recursos – via convênios –  às confederações, já contemplados com verbas da Lei Piva, Lei de Incentivo e patrocínios das estatais?  
            A secretaria de Esporte de Alto Rendimento tem o controle da aplicação de R$ 650 milhões nos dois últimos anos?
            Enquanto elaboro outra "memória', coloco esta à disposição do Senhor Ministro.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

1109- 2ª COPA AMÉRICA LATINA

O Presidente da FIDE Kirsan Ilyumzhinov chegou a Montevideu para participar da cerimônia de abertura da 2ª edição da Copa América Latina. Este ano o evento contou com Kirsan Ilyumzhinov como seu principal patrocinador e reuniu cerca de 240 jogadores de 12 países latino-americanos.

Durante sua visita ao Uruguai, o presidente da FIDE se reuniu com os representantes do Ministério da Educação e Cultura e Ministério do Turismo e Desporto do país. Ele também se encontou com a prefeita de Montevideu, a Sra. Ana Olivera e visitou uma escola primária local. Todas as suas reuniões tiveram como principal questão as possibilidades de introdução do xadrez no currículo escolar.

O acordo entre FIDE, Federação de Xadrez do Uruguai e do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai foi assinado durante a visita do presidente da FIDE.

Presidente da FIDE  Kirsan Ilyumzhinov e o AI Elcio Mourão

Cerimônia de Abertura

Salão de jogo


Presidente da FIDE,  Kirsan Ilyumzhinov e Presidente Continental das Américas, Jorge Vega.


fonte: blog do AI Élcio Mourão.