quarta-feira, 16 de abril de 2008

11- Imaginação Enxadrística-parte I

"Muitos enxadristas, já com bastante prática, têm pouco desenvolvida sua imaginação enxadrística. O que queremos dizer é que têm dificuldade para imaginar as situações que surgirão no tabuleiro logo de x lances".
As palavras acima foram escritas pelo antigo treinador letão Alexander Koblentz. O mesmo oferece alguns exercícios que ajudam a desenvolver a tal da imaginação enxadrística. Vou reproduzir um deles mas vou acrescentar algo a mais proposto pelo Koblentz.

A. TROITZKY
AS BRANCAS JOGAM E GANHAM
Proponho o seguinte:
1) analisem o estudo de Troitzky (só olhando o diagrama!) e tentem calcular o ganho para as brancas (dica: as brancas ganham no 5º lance). Tempo: 20 minutos. Apenas passem para o item 2 seguinte se não conseguirem resolver.
MUITO BEM, NÃO CONSEGUIRAM, VAMOS PARA O ITEM 2!!










2) Sigam mentalmente o desenvolvimento da posição na seguinte sequência:
1-e8=D - Dxe8; 2-Df4+ - Rg6; 3-Dg4+ - Cg5. E agora o caro leitor deve encontrar em sua imaginação o arremate!
O item 2 é muito fácil. As próximas postagens serão de exemplos mais complicados mas a essência do treino é a mesma: controlar mentalmente a posição após uma sequência de lances e no final da mesma sequência imaginar lances fortes que conduzirão a vitória ou às tablas.
"Controlem durante quanto tempo possam manter a posição em sua memória. Se sentem que estão perdendo clareza em recordar a posição, comecem de novo". Isso também escreveu Koblentz. Já sei onde o Tisdall se inspirou no "resetar"!!
Até a próxima!

2 comentários:

Xadrez Opinião disse...

Puxa, esse assunto é realmente interessante.

Vou ter que me esmerar porque já não lembrava da posição quando a tirei dos olhos.

O negócio é eu insistir, porque sem trabalho duro a coisa não andará.


Blanco

silvio henriques disse...

Realmente esse não foi muito difícil.Manda mais!!
Silvio