segunda-feira, 21 de abril de 2008

14- Imaginação Enxadrística III


O diagrama acima é uma composição de H. Rinck. As brancas jogam.

Sigam mentalmente os lances até chegar à posição crítica. Aí deverão encontrar a continuação ganhadora.

1-Tc7+ - Td7;

1) Calculem precisamente as variantes após 1-...Rd6 e 1-...Re6

2) Voltem à variante principal (1-...Td7).

2- Dc5+ - Rd8

E agora meus queridos e assíduos três leitores devem encontrar o lance ganhador!

Até qualquer dia!



5 comentários:

NEXAPA disse...

Caro Maia,

interessantíssimos os exercícios propostos por vc na série Imaginação Enxadrísticas. Vou aproveitar o feriadão para tentar resolvê-los. Quero comentar tb q coloquei no ar um blog dedicado ao debate e divulgação do Xadrez Escolar no Brasil. Inclusive botei um link para o MAIAKOWSKY. Espero a visita dos amigos e interessados no xadrez escolar.
Abraços,

AMORIM

silvio henriques disse...

Vi Professor! Sem analisar no tabuleiro. Tô gostando do curso gratuito!! Preciso, também, aprender a estudar aberturas. Além de dominar os conceitos o que devemos mesmo é decorá-las?
Se: 1.Tc7+ Rd6; 2.Dc5+ Re6; 3.Te7++
Se: 1.Tc7+ Re6; 2.Dc4 Re5; 3.Te7+ Rd6; 4. Te6+ Rd7; 5.Dc6++. Porém, sem usar tabuleiro nem peças, na linha principal, "enxerguei" que 3 ...Rh6 venceria (mas não estava muito claro). Fui para o "concreto" (tabuleiro e peças) e continuei achando o mesmo. "Vi" que, na melhor das hipóteses, as pretas cairão em final com inferioridade (torre x dama). Ainda assim, confesso que, dos finais básicos, o único que eu não conseguiria vencer, se o adversário soubesse se defender com correção, seria este (?).
Um abraço do Silvio

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Caro Vassourense (ou Vassourano?)

após 1-Tc7+ Re6; 2-Dc4 segue 2-...Td5+ aháaaaaa. Tente outra vez, diria Raúl Seixas.
Rh6 exclama mas seu comentário foi curioso. As negras ficam em zug!
Aberturas, hummm, meu ponto fraco. Não gosto de estudar mas é um mal necessário. Porém, acho que num determinado nível não faz tanta diferença. Melhor estudar finais de peões e torres e tática. Para estudar aberturas, jogue por e-mail (ex-postal) uns torneios.
Opinião de um ca-pi-va-ra, eu!!

silvio henriques disse...

Mestre Maia, sou carioca, mas quem nasce em Vassouras é chamado de Vassourense.
Errei feio, de novo(?).Se 1 ... Re6; 2.Dc6+ Td6 (Se: 2 ... Re5; 3.Td7+ Rd4; 4. Td4+ etc); 3. De4++.
Se você me permite, sugerirei, também, um exercício: notação forsythe t1bd1tr1 - pp1cb1pp - 2c1pp2 - 3pP3 - 7P - 1C1B1C2 - PPP1DPP1 - T1B1R2T. Brancas jogam e ganham. Fonte: livro "150 ejercicios de ajedrez" partida entre Donev x Kolev; Open de Elenite, 1986. Um abraço do Silvio
P.S.: se você puder montar a posição vai ficar melhor ainda!

Stelling disse...

Depois de 1. Tc7+ Td7 2. Dc5+ Rd8 as pretas ficam em zz com 3. Rh6! Interessante que 3. Rh5 não serve por 3. ... Td5+! Não é um lance difícil de visualizar depois de perceber que as pretas não podem jogar D:c7, T:c7 ou Da8 sem levar mate ou perder material de forma decisiva.