quarta-feira, 9 de abril de 2008

6-CÁLCULO II-queixas e......atenção: plagiei o Loureiro!!

Recebi alguns comentários por e-mail sobre o post de cálculo:

1-informam que o método às cegas não é pertinente e apropriado para determinadas categorias de jogadores e que estes devem ter uma carga prévia de trabalho com mates em 1, 2, temas táticos,etc..... . Acho o seguinte e falo por experiência (ratifico que isto é um blog, ou seja, tento manifestar os vícios de pensamento, angústias,etc, típicos de um "capivara forte") própria: depende! depende de cada um e nada melhor que uma coisa chamada avaliação (que os bons professores e treinadores sabem fazer muito bem. Os maus não sabem). Para uns uma carga de tática mais elementar e direta (combinações simples que exigem conhecimento de tema, não de cálculo) são necessários (todas as crianças e muitos adultos) mas para outros não e são estes últimos que fazem ao longo de suas vidas enxadrísticas um pecado mortal: não avançam na sua forma de estudar e treinar. Ficam a vida inteira vendo probleminhas de tática, o mesmo livro do Pachman, Mi Sistema,etc.....! O mundo mudou o xadrez também e ficam na mesma. Repito: sou um desses (ou fui, acordei depois de "velho")!

2- os quatro exemplos dados de cálculo às cegas: retirei de um material de exercício dado pelo grande professor Loureiro numa excelente palestra sobre cálculo na gloriosa Associação Leopoldinense de Xadrez (ALEX). Mestre Loureiro, por sua vez, retirou os exemplos (citou a fonte) do já citado Improve Your Chess Now (Jonathan Tisdall), excelente livro. No post, eu coloquei mais coisas do livro que Loureiro não pode abordar (palestra de conteúdo prático).

3- a reprodução dos exemplos: creio que errei em reproduzí-los na forma algébrica extensa! dificulta em vez de facilitar! e a formulação das questões não está muito clara. Em três exemplos, você deve focar a posição na mente e a partir do último lance das negras deve calcular um ou dois lances para as brancas e dizer o que acontece (ganha material, fica melhor,etc). Na partida Svidler x Malaniuk você deve dizer a idéia de Svidler ao sacrificar em d5 e analisar se é correta ou não.

3 comentários:

Stelling disse...

Grande Eduardo!
Parabéns pelo blog! Material do "calibre" faz muita falta no xadrez carioca! ;)
Concordo com a maioria das críticas e auto-críticas. O principal problema para mim foram a notaçâo extendida (tive que reescrever em notaçâo curta!) e o enunciado aberto das questôes. Este exercício é eficiente com questôes claras e dificuldade crescente (tanto em número de movimentos quanto em complicaçôes da posiçâo final).
Por outro lado é um exercício que só é efetivo para "capivaras fortes" como você se audo-denomina (e se vocë é entâo eu não sou mais que isto. ;)).
Para iniciantes outros exercícios simples de tática e padrôes sâo mais efetivos que os exercícios de visualizaçâo.
Um grande abraço e parabéns pela iniciativa.
Stelling

Albert Silver disse...

Li com bastante interesse as entradas sobre o cálculo. Acho que se for falar de livros sobre cálculo, se deve no mínimo mencionar o Godfather do assunto: Pensar como um grandemestre (Think Like a Grandmaster), do Kotov. É claro q Tisdall elabora sobre este, e acrescenta as suas críticas, mas antes de comentar as críticas, é preciso conhecer a obra sendo criticado, né? Em 1998, o John Nunn publicou o livro, Secrets of Practical Chess, no qual as primeiras 30 páginas são dedicadas exclusivamente á questão de cálculo. Ele comenta também sobre as obras do Kotov e do Tisdall.

Para quem estiver procurando boas posições á analizar, e tiver rating acima de 1900, recomendo a trilogia, Modern Chess Self-Instructor, que custa US$38 (para os três livros) e que contém mais de 1100 posiçoes especificamente escolhidas para a analise e cálculo.

Xadrez Opinião disse...

Maia,
só em estar dando prosseguimento nesta tarefa hercúlea, tua iniciativa já merece elogios.

Apesar de concordar com o Stelling, e, por isso fiz o comentário em outro post, acabei me convencendo que vc igualmente está certo.

Na verdade, como explicar as duas certezas já que parecem conflitantes ? Simples: quem estiver atrasado (neste me incluo) deve começar do básico; quem estiver em nível médio-alto deve se dedicar mais ao assunto que está apresentando.

Isso não impedirá que os flaquitos, como eu, não possam ir se esforçando um pouco mais para tentar "ganhar" tempo e ir seguindo a tua dinâmica.

Blanco