domingo, 12 de dezembro de 2010

835- VIVA REGINA RIBEIRO!!



Amigos, vejam AQUI o vídeo da sessão solene de 08/12/2010 da Câmara de Vereadores de Blumenau (SC) que concedeu o título de Cidadã Blumenauense à MI Regina Ribeiro.
Vale a pena assistir o vídeo até o fim, principalmente o pronunciamento da Regina. Ela é carioca, participou do projeto de Xadrez da Fundação Roberto Marinho. Creio que é um paradigma muito importante para nós aqui do amado Xadrez do Estado do Rio de Janeiro.
O poder institucional não é um fim em si, imperial. Deve ser um meio de oportunizar as chances necessárias para pessoas como a Regina, sejam como enxadristas de competição e/ou professores.
O Rio de Janeiro ainda (tenho muita convicção nisso) importará talentos e fixará no estado os seus próprios. Podemos isso, com uma missão em mente, trabalho em equipe, transparência, união e vontade política.

"ISSO AQUI É FRUTO DE UM SONHO"

"QUERO OS JOVENS NAS RUAS"

MI REGINA RIBEIRO

4 comentários:

MI Resende disse...

Maia!

A Regina merece isso e muito mais por seu trabalho em prol do xadrez escolar e brasileiro.

abs,

MI Resende

amasca disse...

Maia,

Simplesmente emocionante.

Conheci Regina no salão de xadrez no Pedro II em meados dos anos 70, grande obra da Fundação Roberto Marinho que tantos valores revelou.

Sabia por alto de seu trabalho pelo xadrez escolar em Blumenau, e mesmo de longe, acompanhava sempre que possível suas atuações em Brasileiros femininos e nas Olimpíadas. Sempre uma lutadora e vencedora!

Inclusão social, desenvolvimento de seu talento competitivo são grandes marcas que ela conquistou, mas nada iguala o retorno que deu à sociedade na forma de trabalho sério, pioneiro e abnegado na formação intelectual de tantos jovens.

Uma vida tão marcante, com todos os riscos do terreno pouco explorado no seu início, fazem dela um exemplo a ser seguido e multiplicado.

A lamentar apenas o fato de seu trabalho não ter ocorrido em seu estado de origem, fruto da inépcia ou pouca visão de desenvolvimento social mais amplo aqui reinantes.

Regina, receba meus mais efusivos parabéns por sua linda obra, que ainda não terminou ! E que venha um MI de suas escolinhas de base !!

Sua maturidade social é digna de nota! Parabéns !

Grande abraço,
MF Alberto Mascarenhas

Kleber Victor disse...

A homenagem feita à Regina é justíssima. A conheço desde 1981 quando entrei no colégio Pedro II e descobri o belíssimo salão de xadrez fruto da parceria do colégio com a Fundação Roberto Marinho, ela já trabalhava lá como profesora e logo depois conquistou seu primeiro título de campeã nacional. Alguns anos depois ela se transferiu p/ Santa Catarina e continuou a fazer um ótimo trabalho junto aos estudantes, 25 anos depois a reencontrei em 2010, no torneio aberto de Curitiba, e conversamos sobre os velhos tempos e como todo aquele potencial que o Rio de Janeiro tinha na época da FRM foi perdido..., o Rio tinha um salão com capacidade p/ torneios com mais de cem pessoas, com ar refrigerado, mesas oficiais, relógios, peças, e etc. Tudo isso foi perdido quando acabou a parceria com a Fundação, e as seguintes administrações da FEXERJ não tiveram o interesse em levar a frente o trabalho iniciado...
O que vemos hoje no Rio é uma pálida sombra do que já foi realizado no passado.
Grande abraço Regina e parabéns, você merece!!!

Bluluzinhas disse...

Querido Maia,

Que surpresa boa! Estar entre duas grandes postagens e ainda receber elogios dos distintos amigos, realmente, é para emocionar. Obrigada a você, Resende, Mascarenhas, Kleber e a todos os seus leitores!
Somos muitos amigos apaixonados por xadrez. Essa cumplicidade que nos une, é a propulsora de tantas iniciativas, anônimas ainda, de projetos bem sucedidos.
Guerreiros como você e todos os nossos parceiros e companheiros, - que buscam na humildade e generosidade, o caminho que nos conduza de fato ao lema da FIDE "Gens una Sumus"-, são minha inspiração para continuar trabalhando e acreditando que podemos fazer alguma diferença.

Feliz 2011!

Grande abraço,
Regina Ribeiro