domingo, 8 de julho de 2012

1261- O REI VOLTA AO SEU LUGAR ! VIVA O REI !!!




O melhor tenista de todos os tempos. A honraria é para poucos, mas existem pelo menos quatro atletas na história da modalidade que podem reclamar o posto de melhor da história: os americanos Bill Tilden e Pete Sampras, o australiano Rod Laver e o suíço Roger Federer.

Federer, maior tenista da geração, com a conquista de Wimbledon neste domingo, fica perto de encerrar as discussões sobre quem foi o maior de todos. Com o título na grama do All England Club, o 17° em Grand Slams, Federer chega a dois importantes recordes que lhe faltavam.
Agora com sete conquistas, o suíço é o maior campeão de Wimbledon, o mais importante e tradicional torneio de tênis do mundo, ao lado do britânico William Renshaw - pioneiro do tênis no fim do século 19 - e o americano Pete Sampras, ícone da modalidade nos anos 90.
Além disso, o tenista suíço retorna ao topo do ranking mundial, completando a partir de segunda 286 semanas como número 1, igualando outro recorde de Sampras, que foi número 1 (não seguidamente) entre os anos de 1993 a 2000.
Além disso, Federer conta também com o recorde em número de Grand Slams vencidos: 17 contra 14 de Sampras. Laver tem 11 e Tilden 10 conquistas nestes torneios.
Outros campeões:
O mais velho dos rivais de Federer, Bill Tilden, brilhou nos anos 20 e 30 e é considerado o primeiro astro da modalidade. De 1920 a 1926, o americano reinou absoluto, em especial nos EUA. Em todos esses anos venceu o US Championships (hoje Aberto dos EUA).
Tilden, que jogava em uma época em que profissionais não eram aceitos nos Grand Slams, foi considerado número 1 do mundo de 1920 a 1930, ano em que partiu para o tênis profissional (até 1968, os principais torneios eram exclusivos aos amadores). Em toda a carreira, conseguiu 907 vitórias, contra 62 revezes, apresentando aproveitamento de 93,6%.
O tenista, nascido em 1893, foi eleito em 1951, dois anos antes de morrer, aos 60 anos, como o maior nome do tênis até aquele momento, recebendo 310 de 393 votos possíveis em eleição feita pela Associated Press. "Bill foi único gênio que este esporte já produziu", disse o tenista americano Don Budge, na época.
O homem do Grand Slam
Não bastasse a constatação das estatísticas, a grandeza de Federer tem o reconhecimento dos rivais. Nesta semana, Rod Laver, em entrevista à rede BBC, definiu o suíço como o melhor de todos os tempos, argumentando que ele tem todos os golpes e uma capacidade de antever jogadas maior que a de qualquer outro.
O mesmo Laver que coloca Federer como o maior de todos os tempos é para muitos o melhor tenista que existiu. O australiano, nascido em 38, brilhou principalmente nos anos 60, mas teve o legado prejudicado pelas desavenças entre amadores e profissionais no tênis daqueles anos.
Laver, que terminaria a carreira com 11 títulos de Grand Slam, é o único a ter duas temporadas perfeitas nos quatro torneios mais importantes. Em 1962, quando ainda era amador, o australiano completou o Grand Slam ao vencer no mesmo ano os campeonatos da Austrália, França, Grã-Bretanha e Estados Unidos, para no ano seguinte se profissionalizar.
Em 1969, sete anos depois de deixar o circuito amador, Laver pode disputar novamente (a ITF liberou a participação de profissionais em Grand Slams em 1968) os quatro maiores torneios, e novamente conseguiu o feito de conquistá-los. Seriam 17 títulos para ele naquela temporada mágica.
O antigo rei.
Sampras, que teve dois recordes mais importantes igualados por Federer na atual edição de Wimbledon, também nesta semana disse estar acostumado a ver o suíço quebrar marcas, em entrevista a agência de notícias Associated Press.
Antes de Federer, Sampras era o rei de Wimbledon. O americano, que até este domingo era o tenista com maior número de semanas como número 1, teve sua gloriosa carreira baseada em Wimbledon, onde venceu sete vezes em oito edições de 1993 a 2000 (perdendo em 1996 apenas).
Quase uma década de glória que se encerrou em 2001, quando Sampras encontrou pela frente um jovem Roger Federer, 21 anos, que desbancou o americano em cinco sets, em uma das mais memoráveis partidas do torneio em todos os tempos.
Partida que marca a passagem da "coroa" de Wimbledon e que dá pontapé inicial à carreira gloriosa de Federer. "Ainda bem que é alguém como ele, de quem eu gosto do jogo. É um jogador com muita classe e somos amigos. Talvez por ser alguém que considere um amigo fique mais fácil", comentou
fonte: Portal TERRA

Um comentário:

Thales Castro disse...

Maia.. bela matéria! É isso aí.. toda e qualquer exaltação é pouco em se tratando de Federer :)
Quis o destino que ficasse tudo para um Domingo só...
a) A quebra do recorde do Sampras de Semanas na Liderança
b) O 7º Título de Winbledom
c) A volta ao posto de n.01 do Ranking
Incrível isso.
Murray teve uma baita atitude na partida, e jogou como fez no início dos confrontos com o Roger.. indo em todas as bolas e defendendo tudo... Federer de tanto atacar perdia a paciência e acabava errando... Um outro tenista que andou fazendo isso com o Roger foi o Gilles Simon. O Murray jogou de forma incrível e fez tudo aquilo que fez no passado, e da melhor forma possível, quando conseguiu colocar o Head to Head com o Federer em 6x2 a seu favor ... jogou como nunca... foi a melhor partida do Murray de todos os tempos... e ainda com o apoio de milhares de torcedores gritando o seu nome .. Quadra Central tava um verdadeiro caldeirão... Mas se ele fez no último domingo o que era necessário para bater o Federer no passado... e muito mais... pq ele não ganhou o jogo?? ... A resposta é simples... O FEDERER TÁ MELHORANDO... incrível... Fededer com quase 31 anos ao invés de decair, ainda está evoluindo... Alguma dúvida de que ele é o melhor tenista de todos os tempos?
King is back!!