sexta-feira, 11 de outubro de 2013

1374- Morre O Professor

Com muita tristeza leio agora no site da CBX o comunicado do falecimento do Professor Silvio Luiz Teixeira Mendes.
Silvio foi meu primeiro e único Professor de xadrez. Lembro-me das inumeráveis noites onde eu ia no Satélite Clube (hoje AABB Tijuca) e o Silvio dedicava suas horas a me passar um pouco de xadrez (de graça). Não que eu fosse um talento, nunca fui, mas é porque o Silvio tinha a exata noção da importância que o xadrez teria para mim.
Recordo também quando, após eu perder várias partidas em um primeiro torneio, ele apareceu de surpresa na minha casa para dizer que eu continuasse em frente. Achei de extrema generosidade aquele ato vindo de um homem com fama de temperamental e difícil.
Uma pedagogia singular que jamais vi em outro professor.

Descanse em paz, Meu Professor.

2 comentários:

Emiliano disse...

Esta foi uma notícia triste.
Ele foi, também, meu primeiro e único Professor!
Lembro-me que sempre que ele chegava à Sala de Xadrez do Satélite Clube, eu pegava os 'catálogos', sobre os quais o Mestre Sílvio Mendes sentava-se para melhor visualizar o tabuleiro.
Descansa me paz, meu Mestre!

patricio disse...

Uma enorme perda.Ontem no interno do Municipal, fizemos 1 minuto de silêncio, e tanto o Selmo quanto o Silvio Resende destacaram a importância do Silvio Mendes para o xadrez brasileiro.