quinta-feira, 21 de agosto de 2014

1432- AINDA SOBRE A CARTA

Recebi um comentário na postagem anterior do enxadrista Jarde Nascimento (ID CBX 43790), informando o número do seu CPF, rebatendo trecho da Carta que afirmava não possuir o jogador o Cadastro de Pessoa Física.
O que afirmamos foi que os dados do jogador na CBX (nome e data de nascimento em 08/10/74) não correspondem a nenhum CPF cadastrado. Mas, como há um CPF em nome de Jarde Nascimento, resolvemos retirar o citado trecho da Carta.
O CPF informado no comentário realmente é de um cidadão chamado Jarde Nascimento mas o mesmo nasceu em 10/07/38, segundo dados que levantei.
Ora, isso no mínimo comprova duas coisas: 1) que a CBX não fez a checagem dos dados pessoais do enxadrista quando do seu cadastro na entidade; 2) que é lindo ver um senhor de 76 anos jogar um torneio FIDE (quiçá o seu primeiro) e sair com um rating tão alto.

Reafirmando o teor da Carta, assinada por mais de 45 respeitáveis enxadristas do RJ: não queremos acusar ninguém. Queremos transparência e respostas aos questionamentos.

7 comentários:

Alvim disse...

'... um senhor de 76 anos jogar um torneio FIDE (quiçá o seu primeiro) e sair com um rating tão alto."

O Guinness deveria ser avisado!

Kleber Victor disse...

Pelo visto temos agora no Rio de janeiro uma escola formadora de talentos da 3 idade! Pois um jogador de bandeira Espanhola, o Sr. Júlio Perez Martins, com 71 anos, ostenta um rating de 2253 pontos, após jogar 4 torneios seguidos desde dez/2013, sempre no CXRJ. Parabéns ao clube que se tornou uma verdadeira fábrica de talentos da 3 idade no nosso estado!

Unknown disse...

Isso me lembra o filme COCOON, onde, no caso, o CXRJ com seu ambiente "controlado" energiza a turma da 3a idade, a qual passa a jogar como se fossem jovens cheios de energia! Ganham rating e, quando o ambiente "perde" o controle, passam a entregar pontos de rating para os controladores deste ambiente, para quem sabe, no futuro, poderem voltar a jogar como garotos novamente e realimentar o circulo vicioso existente...

Alvaro Frota disse...

1.) O enxadrista Jarde Nascimento, que no site da FIDE tem registrado 1974 como seu ano de nascimento, apresentou seu número de CPF para contradizer um trecho da "Carta Aberta dos Enxadristas do Rio de Janeiro aos Dirigentes".

2.) Foi apurado que tal CPF pertence a um cidadão de 76 ANOS, o qual está registrado na FIDE como se tivesse 40 anos.

3.) O Rating FIDE inicial desse senhor de 76 anos foi 2234, após ter jogado um único torneio FIDE. Nesse torneio todos os que perderam partidas para ele não sofreram perda de rating, pois o senhor em questão ainda não possuía rating FIDE. De toda forma, o enxadrista fez por merecer o título de Candidate Master, por ter alcançado rating maior que 2200! No primeiro torneio! Aos 76 anos! Só pode merecer nossos Parabéns! Já no segundo torneio FIDE que jogou, quando uma vitória sobre esse enxadrista representava ganho de rating para quem a conquistasse, Jarde Nascimento perdeu exatos 2234 - 2186 = 48 pontos de rating. Desses 48 pontos, 15 foram ganhos por Eduardo Arruda, pessoa que apenas nesse torneio abiscoitou a bagatela de 32 pontos de rating em sua subida meteórica rumo ao título de Mestre Internacional!

Ora, vamos convir que foi exatamente esse tipo de situação que levou à própria existência da Carta Aberta!

Apresentando seu CPF, Jarde Nascimento apenas apresentou mais uma situação que é, em termos estatísticos, muito difícil de ocorrer na realidade. Não é uma situação impossível, mas a probabilidade de ocorrência é muito baixa!

Estaremos diante de um gigantesco conjunto de fatos raros?

Anônimo disse...

Não há nada de raro nessa história,
quem joga xadrez e mora ou frequenta
Jacarepaguá e seus bairros vizinhos já conhece ou sabe de esses tipos de torneios de longas datas.
(Para terminar um trecho da letra BETE BALANÇO do Barão Vermelho.)

Pode seguir a tua estrela
O teu brinquedo de 'star'
Fantasiando um segredo
No ponto onde quer chegar

O teu futuro é duvidoso
Eu vejo grana, eu vejo dor
No paraíso perigoso
Que a palma da tua mão mostrou.
Eduardo Anzuategui.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Márvio Salles disse...

Eu gostaria de ver as fotos destes jogadores, ou então que eles disputassem um IRT no TTC ou na ALEX. Seria muito interessante para movimentar o xadrez no nosso município! Fica a dica!