domingo, 22 de maio de 2011

991- Sessão de estudos do Dijalma Caiafa da semana que passou

O Núcleo de Estudos Dijalma Caiafa, na ALEX, segue firme e atraindo a cada semana mais interessados! No último encontro em 20 de maio foi estudada em detalhe a célebre "Posição de Lucena", que na verdade não foi abordada por ele em seu livro de 1497.... A primeira menção a esta posição ocorreu apenas em 1634, num livro escrito por um enxadrista de nome Savio!
Enumero a seguir os principais conceitos dessa posíção básica que trata finais de torre e peão versus torre, quando o peão está na sétima fila, principalmente para ajudar enxadristas iniciantes e médios que a desconheçam, e também para os mais experientes poderem relembrar a origem de conceitos já conhecidos por eles.
Se jogam as brancas, o ganho ocorre da seguinte forma: 1.Tg1+ (conceito: afastar o rei negro do peão e o mais possível) Rh7 2.Tg4! (conceito fundamental: posicionar a torre na 4a. linha, de forma a poder proteger seu rei de xeques sem distanciar-se em demasia de seu peão) Td2 3.Rf7 Tf2+ 4.Re6 Te2+ 5.Rf6 Tf2+ 6.Re5 Te2 7.Te4 +-
Se jogam as negras, elas empatam com 1...Ta8+ 2.Rd7 Ta7+ 3.Rd6 Ta6+ 4.Rc7 Ta7+ pois o rei não consegue atacar a torre sem desproteger seu peão, e também não consegue esconder-se dela! Reparar na importância do distanciamento da torre negra do rei branco, de pelo menos 3 colunas até a coluna e. De outra forma as negras não conseguiriam empatar!. A título de exemplo, desloquem todas as peças (menos a torre negra) uma casa para a esquerda no diagrama inicial. A sequência 1...Ta8+ 2.Rc7 Ta7+ 3.Rc8 Ta8+ 4.Rb7 Td8 5.Rc7 +- dá vitória às brancas pelo menor distanciamento entre a torre negra e a coluna de coroação do peão das brancas....
Resumo a seguir os principais conceitos desta posição:
1 - O mais importante método de vitória com o peão na sétima consiste na técnica de bloqueio com a torre do lado em vantagem a partir da 4a. fila atacante. Ver a linha principal da 1a. variante acima.
2 - Quando o rei do lado mais fraco está cortado/afastado do peão, a única técnica defensiva consiste em xeques laterais de torre.
3 - Esta defesa do item 2 só pode ter êxito se houver pelo menos 3 colunas separando a coluna onde a torre defensora se localiza da coluna do peão.
4 - Um peão do rei, da dama ou do bispo divide o tabuleiro em dois lados: um "curto" e outro "longo", em função do número de colunas entre este peão e as laterais do tabuleiro. A correta posição da torre e do rei defensores é : Torre fica do lado "longo" (mais colunas) e o rei fica no lado "curto" (menos colunas).
Esses conceitos são o básico do básico, mas há muito mais por ser conhecido...principalmente quando o peção atacante está na sexta fila. Voltaremos ao tema em futuras sessões no Núcleo de Estudos Dijalma Caiafa! Compareçam, prestigiem e aprendam (ou relembrem!) ainda sobre esses finais e outros temas !!
E para encerrar este pequeno artigo, proponho dois diagramas para solução dos leitores de Maiakowsky!

As brancas jogaram 1.Th3+ .... Este lance é o correto para conduzir à vitória ?

Para onde as brancas devem mover seu rei para obterem a vitória ? E como esta acontece ?
Aviso também que as soluções e comentários dos 5 diagramas publicados na postagem 983 Maiakowsky já estão publicados lá, na parte de comentários ! Bons estudos a todos !
O próximo encontro de estudos vai ocorrer dia 26 de maio a partir das 20 horas, na sede da ALEX.
Compareçam!
MF Alberto Mascarenhas

2 comentários:

amasca disse...

Amigos,

segue a solução do diagrama 1 (Sax - Tseshkovsky) - Rovinj Zagreb 1975
1.Th3 foi jogado e é fraco, pois tira a torre da coluna d, onde pode proteger seu rei de xeques laterais.

Ganharia com 1.f7! Tc8 (1...Rg7 2.Tg3+; 1...Te1+ 2.Rf6 Tf1+ 3.Re7 Te1+ 4.Rf8 Ta1 5.Th3+ Rg6 6.Rg8+-) 2.Re7 Tc7+ 3.Td7 +-

Seguiu então 1... Rf6 2.Tg3+ e as negras abandonaram !! ... sem perceber que tinham empate após 2...Rh7 3.f7 Tc8! 4.Re7 Tc7+ 5.Re8 Tc8+ 6.Rd7 Ta8 =

MF Alberto Mascarenhas

amasca disse...

Amigos,

agora tratemos do diagrama 2!

Estudo de N. Kopaev - 1953
A chave do ganho das brancas está na má colocação do rei negro. Se ele estivesse em h7 seria empate!

1.Rf6! Tc6+ 2.Re5 Tc8 (se 2...Tc5+ 3.Rd6 Tc8 4.Te1! Rg7 5.Te8 +-) 3.Tg6!! Rh7 4.Tc6! Ta8 5.Rf6 e as negras estão perdidas contra a manobra Te6-e8

MF Alberto Mascarenhas