domingo, 5 de maio de 2013

1348- Xadrez Feminino no Rio e Revista Meio Jogo


A imagem acima ilustra o mais novo (e excelente!!) blog sobre xadrez feminino no Brasil. Chama-se AS ENXADRISTAS-www.xadrezfeminino.wordpress.com .

É uma iniciativa da Ellen Giese, a mais recente residente no Rio de Janeiro. Ela é de muita iniciativa e operosa, não só em seu clube, a ALEX (www.alex.org.br) como nas questões envolvendo o xadrez feminino. Com sua capacidade de trabalho e aglutinação, a Ellen decerto contribuirá para o crescimento da prática do xadrez feminino no Estado do Rio de Janeiro.

Ellen Giese

Mas, lamento que a entidade oficial do xadrez no Rio não acompanhe esse esforço das poucas meninas pró-ativas do Estado do RJ. Fui ver o folder do próximo Estadual Absoluto Feminino (a única competição oficial da categoria no calendário) e fiquei estarrecido com a premiação oferecida às melhores colocadas:
"Campeã: Troféu + duas inscrições grátis em torneio da FEXERJ em 2013 (menos torneios FIDE);
Vice-Campeã: Medalha + uma inscrição grátis em torneios da FEXERJ em 2013 (menos torneios FIDE);
Terceira Colocada: Medalha;
Quarta Colocada: Medalha;
Quinta Colocada: Medalha" 


A premiação concedida é um desrespeito preconceituoso ao enxadrismo feminino no Estado do RJ. A "benevolência" sublinhada acima constitui um escárnio onde nenhum argumento econômico-financeiro possa justificar.

Interessante é que havia em janeiro  uma programação  de R$ 500,00 como premiação do Estadual Feminino. O que houve com essa programação? por que foi alterada? seria influência de elementos atuantes na outra gestão?

Lamentável uma gestão que fez tantos avanços,  como a atual da FEXERJ, perpetuar uma desvalorização da gestão anterior para com os campeonatos feminino e de veteranos. Quais os critérios para a valorização de determinadas categorias? somente aquelas que mantenham, de alguma forma, um gerenciamento de relação com a Confederação?




Uma outra grande publicação na web é o site www.revistameiojogo.com. A revista produzida por eles tem matérias bem interessantes, como, por exemplo, a "Difícil decisão: xadrez ou faculdade", na coluna do mineiro Frederico Gazel (veja matéria AQUI, reproduzindo a segunda edição da revista).
A próxima edição da revista trará uma boa entrevista com a Ellen Giese.

Nenhum comentário: