segunda-feira, 4 de abril de 2011

951- Quem avisa amigo é

Foi já publicado no site da Convergência mas não custa reproduzir:

O Movimento Convergência, na salvaguarda do xadrez fluminense e carioca, fez consulta à CBX sobre as condições legais do Torneio de Categorias recentemente realizado pela atual gestão da FEXERJ, em termos do efetivo registro e pagamento das taxas do torneio, bem como da situação de registro CBX de todos os atletas que participaram do evento e de seus direitos nos campeonatos brasileiros.

A resposta recebida do Vice Presidente Técnico da CBX, AI Antonio Bento, foi a seguinte:

O Torneio de Categorias registrado pela FEXERJ sob o id 1204 está pendente de pagamento de taxa CBX e envio de relatório de arbitragem (arquivos Swiss Perfect).
Enquanto não for regularizada a pendência supramencionada os campeões estaduais não terão direito a hospedagem e alimentação no FENAC, FENAJ, Brasileiro Juvenil 2011.
At
AI Antonio Bento
VPT da CBX


Bom, como ainda se está no prazo, tenho a certeza de que os dirigentes da Federação, apoiados pelos dirigentes do Tijuca Tênis Clube, envidarão todos os esforços necessários para regularização das pendências supra, evitando, assim, a frustração das expectativas dos campeões sub 8 a sub 20, da capital e do interior do estado do RJ.

32 comentários:

André Luís Gueiros de Freitas disse...

Olá Maia, sou o André pai da Duda e do Cadu, isso muito me preocupa,pois a Duda foi Campeã sub 12 feminino,nós ja fizemos todo o registro junto a organização do torneio, e já consta o nome da Duda ( Eduarda Oliveira de Freitas ) como jogadora oficial, nós fomos agraciados por uma pessoa maravilhosa que nos deu a quantia exata p/ eles poderem participar desse belo evento, no momento não disponho de dinheiro adicional para pagar a diferença, caso esse inconveniente ocorra, como devo proceder???
Atenciosamente,
André Luis

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Caro André,

Não se preocupe, os dirigentes da Federação e do TTC (dois dirigentes são simultaneamente da Federação e do TTC), responsáveis pelo evento, pagarão as despesas. É uma escala de valor muito pequena para eles.
Fique no monitoramento e no controle dos direitos da Duda. Se confirmar seus temores você volta a entrar em contato, por gentileza.

Fraterno abraço.

AI Mauro Amaral disse...

Antes de mais nada, parabéns ao MF Maia pela publicação.

Vamos lembrar que faltam poucos dias para o FENAC, logo, a situação é mesmo preocupante.

Parabéns à Convergência pelo belo e incansável trabalho para que o xadrez no Rio de Janeiro volte aos seus dias de glória.

AI Mauro Amaral
www.xadreztotal.com.br

amasca disse...

Maia,

preocupante esta situação, e vale lembrar que ainda há os custos adicionais de cálculo de rating CBX por jogador. A federação que deve arcar com isso também.

Torço para que além do TTC, CXP, Três Rios e Paraty também se mobilizem para resolver esta questão delicada, visto terem significativa participação no torneio citado.

Não consigo acreditar que ninguém (dentre os dirigentes maiores) não soubesse desses custos incorridos antes de lançar o torneio. É o básico do básico.

MF Alberto Mascarenhas

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Bom dia, André!

ainda bem que o mau comportamento de alguns dirigentes em blogs foram captados pela comunidade enxadrística do RJ, especialmente por pais como você que só está defendendo o interesse da sua filha campeã.
Hostilidade, agressividade, etc. andam juntas com o despeito. E não são discutidas as reais questões importantes (política de real fortalecimento do interior e capital,xadrez escolar integrado, receitas da federação-captação e transparência,etc.), gastando-se linhas e mais linhas com agressividade, rancores pessoais e preocupações com o que a Convergência gasta(!). Efetivamente, não são administradores.
E você está percebendo bem: parece que o registro do evento na CBX foi mais um marketing e propagado no blog que você viu por fidelidade política ou ingênuidade mesmo.
Para exposição de egocentrismo exarcebado e defesa de grupo político (sem debater conteúdos, incrível!) escrevem-se numerosas linhas mas para a defesa real e concreta dos direitos (competirem em nivel nacional com despesas básicas garantidas) de seus jovens campeões o silêncio chega a ser constrangedor.
Mas, como lhe disse, acredito que aos 45 do segundo tempo a FEXERJ&TTC (dois dos dirigentes do TTC, Sr. Reinaldo Veloso e Sr. Sérgio Dias também são dirigentes da Federação. Logo, quando imputarem responsabilidades à Federação, não pensem em somente os Sr. Ricardo Barata e o Sr. Marcelo Einhorn) irá honrar suas obrigações, porque o valor financeiro é muito pequeno para eles.

Fraterno abraço.

Kleber Victor disse...

Cabe agora aos dirigentes da Fexerj, e aos dirigentes do TTC, CXP, JTC e Paraty, por não terem cobrado a responsabilidade e a execução do pagamento das taxas junto à CBX, para que não se tenha em 2011 o mesmo descalabro que aconteceu em 2010..., já vi esse filme antes e o final é triste, quem perde são as crianças que tem seus sonhos frustados pela incompetência dos dirigentes.

Clube de Xadrez de Três Rios disse...

Meu caro MF Eduardo Maia,sou eu Patrick Monnerat. A primeira confusão que acho que você fez sem notar é que o primeiro André que te escreveu é o André Luís Freitas, pai da campeã sub-12 Eduarda Freitas, o segundo, aquele que reclamou da agressividade se referindo a mim (espero apenas que não seja mais um fake), não é o mesmo, até porque o André Luís, pai da Duda me conhece e sabe que eu não sou nem um pingo agressivo. Agora com relação ao silencio constrangedor ou algo parecido é mais um ataque sem cabimento que vocês estão fazendo a mim. Veja só a incoerência de vocês, se me posicio e critico a Federação sou traíra e se não venho ao seu blog fazer um comentário criticando a Federação estou me escondendo e sendo conivente com algo errado. Então, já que é importante para vocês, deixa eu me posicionar: quem me disse e também disse a todos que o torneio estaria inscrito na CBX foi a própria Federação através de seu vice-administrativo Marcelo Einhorn, se tem pendências tomara que sejam resolvidas a tempo, se não for, sinto muito, vai ser péssimo para os atletas que têm este direito, mas deixa eu dizer para todos que não sabem, eu não faço parte da Federação. As coisas erradas que ela faz são de total responsabilidade dela, não minha. Também espero como todos vocês que a Federação resolva a tempo o que tiver que ser resolvido.

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Patrick,
Registrado seu posicionamento.
Cordialmente.

Marco Coutinho disse...

Prezados,

Conf. art. 10ºdo Regulamento de Torneios da CBX, o prazo máximo para envio dos documentos necessários é de duas semanas, a contar da data do término do torneio. Curiosamente, ningúem mencionou este prazo.
Conf. me informou o Sr. Marcelo Einhorn, a taxa já foi paga e já estão sendo remetidos os documentos exigidos pelo regulamento da CBX.
Poré, parece-me que outras Federações não enviaram a documentação também (corrijam-me se eu estiver enganado).
E antes que digam alguma coisa, não estou defendendo a FEXERJ, apenas estou divulgando os FATOS.

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Marco, boa notícia! Mas eu escrevi que estava no prazo. Aproveito para transcrever a alínea "c" do art. 10º do mesmo Regulamento de Torneios da CBX, que também curiosamente não foi citada:
"Além disto, no mesmo prazo de duas semanas, todas as taxas do evento deverão estar devidamente quitadas, inclusive a anuidade do organizador, dos árbitros e dos jogadores participantes do certame".
Você mencionou somente a taxa. Oxalá, tudo tenha sido quitado!

Fraterno abraço.

André Luís Gueiros de Freitas disse...

Olá Maia, fico muitíssimo feliz em saber que seu comentário surtiu efeito positivo; em relação ao que meu amigo Patrick de Tres Rios falou,ele esta correto, não sou o André que postou o quinto comentário em seu Blog!!!
Abçs!

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Boa noite André!

não reparei que o 5º comentário não era seu, me desculpe.
Sua felicidade será a minha. Tento conduzir a questão de forma objetiva, cujo objeto principal é de lutar pelos direitos da sua filha e de todas os outros jovens de jogarem o Brasileiro com hospedagem e alimentação pagas.

Fraterno abraço.

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Caros leitores,

tomei a liberdade de deletar os comentários de quem não conheço ou não se apresentaram devidamente.
Senão a discussão que é objetiva e construtiva (Política, com p maiúsculo!) se torna agressiva e não permitirei isso aqui neste espaço.
Porém, as indagações dos comentários deletados são pertinentes e, assim, as reproduzo, mui respeitosamente:

a) caro rubro-negro Marco Coutinho, você como Diretor-Financeiro da Fexerj (portanto, não precisa se justificar que não está defendendo a Federação, porque também é Federação, assim como os Sr. Barata, Sr. Einhorn, Sr. Reinaldo Veloso, Sr. Sergio Dias, etc.)não tomou conhecimento do pagamento da taxa? precisou de ser informado pelo Sr. Vice-Administrativo? O mesmo Sr. Vice-Administrativo lhe informou também se serão pagos os cadastros de todos os jogadores do certame?

b)Sr. Patrick, não lhe foi informado antes do certame a necessidade de se cadastrar os jogadores de Três Rios na CBX?

Fraterno abraço.

Clube de Xadrez de Três Rios disse...

MF Eduardo Maia, deixa eu perguntar para ver se eu entendi: Para o torneio valer cadastro na CBX todos os jogadores que disputaram o Estadual devem estar cadastrados na CBX? Mesmo aqueles que não disputarão o Brasileiro? Se sim, com certeza eu não sabia e nem teríamos como disputar o Estadual com a grande maioria dos jogadores daqui, para você ter uma idéia a inscrição de R$10,00 na Fexerj já era difícil para nossos jogadores de escola pública quem dirá a taxa CBX. Se for realamente necessário o cadastro de todos os jogadores acho até que nem a própria direção da Fexerj saiba.

Clube de Xadrez de Três Rios disse...

Com certeza não me foi informado, mas se for realmente necessário que todo jogador que vá disputar o Estadual esteja cadastrado na CBX, para que o torneio dê o direito ao campeão de cada categoria a estadia e alimentação no brasileiro, inviabilizaria que nossos atletas pudessem jogar o Estadual. Dos 14 atletas que levamos 7 eram de escolas públicas e não tinham dinheiro nem para pagar os R$10,00 da inscrição no torneio da Fexerj(conseguimos a inscrição destes atletas através do pagamento pelo diretor da Escola deles que tirou do próprio bolso).

David CXP disse...

Boa noite Maia,
Como desfruto de boa amizade junto ao Gleison lá de Catanduva, entrei em contato com ele para saber se existe alguma pendência que prejudique a algum atleta carioca e ele me respondeu que até o presente momento não recebeu nenhum documento da CBX que indicasse qualquer tipo de problema.
Como estamos falando de política com "P" maiúsculo, desejo manifestar meu descontentamento com a atitude do Sr. AI Antonio Bento, pois não acho correto que ele relate questões sigilosas sem critério algum. Neste caso não se trata de defender a federação e sim de utilizar de dados previlegiados para atacar a federação e ao que tudo parece até aqui, de forma equivocada.
Fraterno Abraço.

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Patrick, respondendo a sua pergunta objetiva: sim, todos os jogadores que participaram têm que pagar suas anuidades, estando em dia com o cadastro.
Pode parecer leonino como você mencionou (situaçãoes econômicas das crianças)mas lembre-se que 30% do que é arrrecadado na CBX com anuidades é devolvido para as Federações (ou seja, se a CBX arrecadar esse ano R$ 10.000,00 com anuidades de jogadores do RJ, ela restitui R$ 3.000,00 para a Fexerj). O que a Fexerj faz com essa grana, ninguém sabe. A prestação de contas é algo surreal (quem presta contas e quem aprova!).
Você é novo mas teve uma assembléia em Mendes em 2005 onde a Oposição propôs que os recursos oriundos de inscrições de torneios escolarem fossem revertidos integralmente para despesas com o Xadrez Escolar.
E mais, há na CBX uma lista de cadastros isentos. Presumo que a entidade avalie solicitações para isenção de cadastro de crianças e jovens com baixo poder aquisitivo. Tudo é questão de vontade e iniciativa. A questão é que a Federação está há anos com picuinhas contra a CBX, o que nos prejudica sobremaneira, pois ela que deveria ser a intermediária entre a CBX e a comunidade fluminense, não cumpre bem esse papel.
Agora eu gostaria de discutir esse modelo de Campeonato Estadual por Idades.
Para que fazer um certame único com 100 participantes e daí tirar os representantes para o Nacional? pra dizer que fez um torneio com 100 participantes! Um certame único para no resto do ano as competições escolares ficarem exclusivamente a cargo dos esforços locais.
Por que não regionalizar efetivamente as competições escolares dentro de um calendário organizado (tendo como alvo final a indicação de seus representantes para o Nacional)?
Por exemplo, divida o Estado em 8 regiões (Metropolitana, Costa Verde, Médio Paraíba, Centro-Sul Fluminense, Serrana, Baixada Litorânea, Norte Fluminense e Noroeste Fluminense). Então, se estimularia a competições por idades dentro do próprio município. Os melhores de cada município jogariam o respectivo Regional (Regional do Norte Fluminense, por exemplo) e aí, sim, os melhores de cada Região jogaria uma Final que indicaria os representantes do Estado no Nacional, sendo que seria opção (porque é uma opção) registrar a final na CBX ou não.
Do jeito que se faz, parece que a competição é um fardo, que se faz só para cumprir o calendário (igual ao Interclubes). Não há e nunca houve a menor preocupação técnica na formação de jogadores, nas pedagogias utilizadas,etc. A Fexerj nunca se preocupou em ser fomentador do Xadrez de base no RJ, de integrar municípios e regiões num projeto estruturado. É exequível? sim, é! basta ter VONTADE!
Quanto ao comentário do David, estou em completo desacordo. O AI Antônio Bento sempre observou os limites éticos ao responder quaisquer demandas da comunidade enxadrística brasileira. Ele é o único indicado a esclarecer se há pendências ou não e não o organizador do certame. E não há qualquer caráter sigiloso (??) nas informações por ele prestadas.

Fraterno abraço.

Grande Mestre Darcy Lima disse...

Prezado Maia,

Normalmente evito entrar nestes comentários mas nào podia deixar de abominar o comentário do arrivista David sobre uma pessoa que dedicou mais de 40 anos a ajudar o xadrez, o AI Antonio Bento, pessoa impar de conduta ilibada e orgulho do Brasil. Lamentavel mesmo.
Quanto ao mérito desta questào a situação é simples . Ë necessario estarem cadastrados por regulamento. ë possivel que se valham do tempo curto para o evento e fiquem "devendo" os cadastros e que fiquem na "pendura" adiante para outros eventos futuros. Gostaria de saber do Marco Coutinho se foi intencional o esquecimento do restante do regulamento ou foi passado a ele por outro dirigente da FExerj. Ambos os dirigentes da Fexerj acima dele sabem dos cadastros. Creio que deveriam ter avisado a todos. mas isto se sabe pelo Sr. Patrick de Tres Rios que nào foi feito.

Uma solução prática: Que tal Masca ?Para o ano que vem a Convergencia emcampa o torneio nosso da Juventude (ou se fizermos o Estadual) pagando os cadastros de 10 jogadores por clube ? Nào é muito. A gente faz o racha habitual
Ass GM Darcy Lima
Abraço
GM Darcy Lima

Cristiano disse...

Reputo como um fato lamentável a postura da Federação de xadrez do nosso Estado em relação a atletas classificados para um grande evento de âmbito nacional.Concordo com o Maia em relação á questão do mero e formal cumprimento do calendário pela FEXERJ,pois ela não tem a visão sócio-educativa e de caráter pedagógico que o xadrez representa.A disputa política com a CBX somente é prejudicial para o xadrez do nosso Estado,no entanto a figura do Sr. Antônio Bento é inatacável,está acima de quaisquer contestações por parte de quem seja,pois é um homem que sempre vivenciou o xadrez durante quase 40 anos,o conheço e posso assegurar que ele está acima destas inúteis e pueris disputas políticas.

AI Pablyto Robert disse...

É inacreditável que alguém possa vir falar dessa forma do Bento. O Bento foi consultado e respondeu uma consulta. Não há sigilo algum nessas informações que envolvem registro de torneios. É no mínimo leviano alguém falar em sigilo sem nem sequer ter conhecimento do assunto. Não há qualquer cláusula de sigilo no regulamento de torneios. Se fosse assim, não seria pública a lista de jogadores, árbitros, organizadores e instrutores em dia, pois também se trata de pagamentos.

Recomendo um pouco mais de prudência ao Sr. David, com todo o respeito, para que não venha novamente falar do que não sabe e ofender uma pessoa que não merece uma letra do que lhe foi dirigido no comentário ora rechaçado.

Att,

AI Pablyto Robert

amasca disse...

Oi Maia,

abomino também as críticas intempestivas ao AI Antonio Bento. Nem sabem direito de quem falam, por quê falam, mas falam.

Quanto à sugestão do GM Darcy Lima, acho superpertinente, dentro de um modelo evolutivo mais amplo, frente à situação calamitosa atual.

A pauta passa por regionalização de eventos classificatórios, formação de núcleos de excelência e treinamento, suporte diferenciado às finais e aos talentos identificados, apoio maior aos clubes etc etc.

Há muito por ser feito, e faremos paulatina e incrementalmente!

SÓ DEPENDE DE NÓS!

abs.
MF Alberto Mascarenhas

Kleber Victor disse...

Este senhor David perdeu mais uma ótima oportunidade para ficar de boca fechada! Falar mal e levantar intriga em cima de uma pessoa como o AI Antonio Bento, figura ímpar da arbitragem do Brasil, que arbitrou inclusive a decisão do mundial no méxico em 2007,chega as raias do desespero. Tudo isso em nome da defesa da incompetência reinante em nosso Estado.
O que está acontecendo agora não é novidade, trata-se de uma novela que insiste em ser reprisada todos os anos, quando da realização do Brasileiro por categorias de idades. Devido a esse descaso ou incompetência recorrente, os atletas oficiais são privados de hospedagem e alimentação...
Mas a essa altura, como a entidade oficial do Estado se mostrou incapaz de ter um mínimo de organização e de trato com a representação dos jovens no Brasileiro, os dirigentes dos clubes que tem atletas classificados p/ o Brasileiro, e os que participaram do evento, deveriam também fazer um "mea culpa" e assumir a responsabilidade de ter delegado a regularização de seus atletas junto a CBX, à uma entidade que se encontra na UTI, respirando por aparelhos, sem ter cobrado da mesma desde o início o procedimento correto de regularização.
E depois falam mal da convergência...., se não fosse esse alerta feito pela mesma, sobre a situação irregular dos atletas, os jovens seriam mais uma vez prejudicados pelo descaso que assola o nosso estado...

David CXP disse...

Caros enxadristas,
Desde quando questionar uma atitude é ofender? Leiam novamente o texto que escrevi antes de falarem o monte de besteiras que estão falando.
Questionei a resposta do Bento pois estamos vivendo um clima de guerra no xadrez carioca e este texto foi usado para criar uma série de conflitos.
Volto a dizer que "eu" achei inadequado ele enviar estes dados devido a situação do xadrez carioca. Mesmo assim, falo de uma atitude e não da pessoa dele.
Deixando claro também, que ele não tem nada a ver com os conflitos que acontecem aqui e que provavelmente respondeu sem achar que geraria todo esse bafafá.
Maia, espero que vc não permita mais termos agressivos dos seus parceiros, e se permitir, que dê direito a respostas no mesmo tom. Falo do termo arrivista se referindo a minha pessoa. Quem falou deve medir melhor suas palavras, ou estar disposto a provar o que fala.

Kleber Victor disse...

Meu Deus, o senhor David insiste em continuar a defender o indefensável..., um caso desses não Freud, mas somente o conhecido de todos, Fróid explica...

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

É David,

pode ter a certeza de que não permitirei que usem de agressividade desmedida neste blog.
Discuto conteúdo, propostas. Entendeu?
Você tem jogadores selecionados para jogarem o Brasileiro. Você também não sabia que tinha de pagar o cadastro CBX dos seus atletas que participaram do Estadual por idades?

Fraterno abraço.

David CXP disse...

Caro Maia,
O que não podemos esquecer é que o xadrez deveria estar em primeiro lugar. E toda essa discussão deveria levar pra algum lugar melhor.
Eu jamais ofenderia o Bento, até porque não o conheço e nunca ouvi nada de ruim dele. Só expressei minha opinião sobre um fato isolado e a partir daí me jogaram um monte de pedras, me ofenderam. Calma pessoal, se me expressei mal peço desculpas ao Bento.
É verdade que o xadrez carioca vive um momento diferente, tenho certeza que independente de que lado estejamos, queremos mudança, queremos xadrez. Só que se ficarmos nos agredindo,independente de que lado ganhe os dois irão sair perdedores e quem assumir a federação não conseguirá aplicar as mudanças necessárias.
Precisamos entender que é tempo de construção, que ao invés de brigarmos devemos nos conciliar. Esquecer um pouco a rivalidade e sentar pra conversar.
Digo isso pois a muito tempo o xadrez do estado não esteve nas mãos de tanta gente, sabe porque? Porque os clubes começaram a perceber sua importância e seu dever.
É claro que o movimento teve papel fundamental neste processo.
O desafio é crescer na diferença!

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Ok, David, pediu desculpas, ótimo (mas não se vitimize, por favor)!

Porém, lhe fiz uma pergunta e você não respondeu (por gentileza, sem tergiversações):
você, como dirigente de Petrópolis, não sabia que teria de cadastrar a priori na CBX (pagar as anuidades) todos os seus atletas para disputar o Estadual por Idades, evento registrado naquela entidade?

Abs.

David CXP disse...

Não entendi porque faz sua observação relacionada a mim e não aos que fazem várias vezes a mesma crítica, mas tudo bem!
Eu David Gomes não sabia que teria de cadastrar a priori na CBX (pagar as anuidades) todos os meus atletas para disputar o Estadual por Idades, evento registrado naquela entidade.
Espero que a resposta reoslva alguma coisa.
Fraterno Abraço!

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Bueno,

pelos depoimentos dos Srs dirigentes de Três Rios e Petrópolis, constata-se, lamentavelmente, a desídia da Federação (Sr. Ricardo Barata, Sr. Marcelo Einhorn, Sr.Reinaldo Veloso e Sr. Sérgio Dias=> equipe da Federação)nas devidas orientações legais aos responsáveis pelos clubes.

Fraterno abraço.

Kleber Victor disse...

A Equipe ocupa os cargos respectivamente de: Presidente, Vice-Presidente Administrativo, Diretor de Relações Públicas, e Vice-Presidente de Comunicação da FEXERJ, pelo menos é o que consta no site da entidade. Cabe aos ocupantes dos cargos as explicações pertinentes.

Marco Coutinho disse...

Prezado GM Darcy,

Não omiti nada, até porque citei o art. 10 do Regulamento da CBX, cuja íntegra encontra-se na página da confederação. Aproveito a oportunidade para parabenizá-lo pelo seu trabalho.
Maia, parabéns por trazer este assunto à tona. É sempre bom discutirmos questões técnicas, até porque a questão é didática. Espero que outros assuntos desta natureza sejam abordados.
Um abraço a todos!
Marco Coutinho

amasca disse...

Prezados,

desse longo debate tiramos bons frutos, dentre eles destaco o melhor entendimento sobre custos envolvidos nos eventos conforme seu nível de hierarquia.

Para torneios FEXERJ há os custos relativos ao atleta (/clube) federado e sua inscrição propriamente dita.

Para torneios registrados na CBX, além das obrigações locais para com a FEXERJ, há taxas diversas devidas à CBX (basta consultar o site da CBX para conhece-los), o mesmo acontecendo quando passamos para o nível da FIDE.

Um dica bem básica aos jogadores: Para jogar determinado evento CBX ou FIDE, verifique antes se está em dia com a entidade mais representativa a reconhecer este evento. Ou seja, se pagou naquele ano a taxa anual da CBX (se CBX) e/ou FIDE (se CBX/FIDE).

Aos organizadores de torneios recomento incluir em seus regulamentos essa necessidade acima, a ser comprovada no ato da isncrição pelo interessado em jogar. Vai eliminar uma série de inconvenientes a posteriori.

E que os organizadores avaliem também os custos diretos sob sua responsabilidade incorridos para organizarem eventos CBX ou FIDE.

Por estas razões que a descentralização de eventos de massa (normalmente com jovens), com etapas classificatórias apenas no âmbito FEXERJ e as finais (com número bem menor de jogadores) no âmbito CBX e/ou FIDE tendem a ser mais viáveis economicamente, além de serem mais motivadoras do ponto de vista competitivo.

MF Alberto Mascarenhas