quarta-feira, 7 de março de 2012

1195- O XADREZ DO RIO DE LUTO


ESTE BLOG ESTÁ DE LUTO PELO FALECIMENTO DO COMPANHEIRO DE LUTAS CARLOS CÉSAR AMORIM, OCORRIDO NO INÍCIO DA TARDE DE HOJE.
AMORIM SE CONSOLIDOU COMO UM GRANDE PROFESSOR NO XADREZ ESCOLAR DO RIO, TENDO CRIADO O NEXAPA-NÚCLEO DE XADREZ DO PROF. AMORIM, COM CENTENAS DE ALUNOS EM VÁRIAS ESCOLAS E NA AABB-LAGOA.
TAMBÉM FOI AUTOR DO BLOG DE XADREZ MAIS LIDO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, O XADREZ CARIOCA, ONDE DEMONSTRAVA SUA CRIATIVIDADE EM INICIATIVAS TAIS COMO "O EXCLAMA E O INTERROGA DO MÊS".
AMORIM APOIOU FORTEMENTE O MOVIMENTO CONVERGÊNCIA DO XADREZ FLUMINENSE DESDE O SEU SURGIMENTO. SUA POSTURA E ATUAÇÃO NA ÚLTIMA ASSEMBLÉIA ORDINÁRIA DA FEXERJ FORAM UM EXEMPLO DE CORAGEM, DIGNIDADE E FIDELIDADE.
DEIXA DOIS FILHOS PEQUENOS.


MINHAS CONDOLÊNCIAS À FAMÍLIA.

15 comentários:

Iago henrique disse...

Minhas mais sinceras condolências ao grande amigo, Carlos Cesar Amorim, árbitro da CBX e da Fexerj.

Descanse em paz e saiba que você foi uma pessoa queridíssima por todos aqueles que puderam conhecê-lo um dia.

O xadrez Carioca certamente entrará em luto pelo falecimento do inestimável professor Amorim, que nos deixou hoje.


Abraços, Iago Henrique.

Leo Mano disse...

Perda irreparável para o xadrez, seus alunos e sua família.

Mesmo partindo tão cedo, deixou seu nome gravado na história do xadrez carioca.

Leo Mano (RJ)

Anônimo disse...

Descanse em paz, amigo.
A fatalidade e a consequente perda não apagam os feitos do "pequeno-grande homem" que foi. E nem as lembranças e o carinho dos amigos.
Esteja em bom lugar empurrando sua madeirinha.

Tarcísio Rodrigues

amasca disse...

Lamento profundamente a perda do amigo e companheiro de lutas Carlos Amorim.

Guardo o entanto bons momentos vividos em comum, sua alegria e voz marcante e sua bela atuação com crianças e jovens, desde o tempo que era animador de festas infantis, quando nos conhecemos na 1a. festinha que levei meu filho, há quase 19 anos atrás.

Que descanse em paz.

Mascarenhas

Big Alex disse...

Não o conhecia pessoalmente, contudo o pouco que vi de longe me impressionou, Seja pela sua dedicação como árbitro, seja pela coerência de seus posicionamentos.

Que os nossos amigos enxadristas, que já estão neste outro plano espiritual, ajudem na adaptação do Carlos a esse novo "tabuleiro".

Anônimo disse...

No último domingo, 04 de março, estava revendo folderes de divulgação dos torneios que já organizei e me detive, por alguns minutos, no que promoveu o 1º municipal de Vassouras, realizado em 21 e 22 de outubro de 2000, com simultânea do Diego di Berardino e arbitragem do Amorim!
Foi o primeiro torneio realizado no Clube de Xadrez Vassouras com uma organização completa: premiação, folder para divulgação, relógios em todas as mesas, swiss perfect, etc. Tudo feito pelo Amorim.
Com os professores Miguéis, Queiroz e Amorim, no começo dos anos 2000, iniciei meu aprendizado como organizador e árbitro.
Mas o que mais me marcou, em relação ao Amorim, foram as muitas disputas entre nossos alunos nos diversos eventos organizados por ele, por mim, em conjunto e nos eventos estaduais, numa rivalidade extremamente saudável!
Evidentemente que Amorim se desdobrava atuando como organizador de eventos, árbitro, enxadrista, diretor, político, professor, etc.. Cada um de nós pode enumerar suas qualidades nas diversas áreas. Entretanto, para mim, a maior lacuna profissional que o PROFESSOR AMORIM deixará é quanto ao ensino de xadrez nas escolas, e que é agravada pelo estado de abandono em que se encontra o xadrez fluminense. Neste momento, e por muito tempo ainda, sua ausência será muito sentida pelo xadrez do estado.
A notícia me deixou muito triste.
Meus pêsames aos amigos e familiares.

Silvio Henriques

Antonio Carlos Capeleiro Pinto disse...

O Professor Amorim foi uma das pessoas que mais positivamente influenciou a formação de meu filho, para quem deu aula de xadrez desde os sete anos. Serei eternamente grato a ele. Foi uma das pessoas mais corretas e éticas que conheci. Sugiro que os enxadristas do Rio programem homenagem para o Amorim e que aproveitemos para protestar contra o poder público fiscalizador, que permitiu que uma tragédia destas ocorresse. Antonio Carlos Capeleiro Pinto.

amasca disse...

Amigos,

Para aqueles que desejarem prestar uma última homenagem, informo que
o enterro do Amorim será hoje (8/3) às 14 horas no Cemitério do Catumbi.

O velório ocorre na capela 1, à esquerda após a entrada.

Mascarenhas

Kleber Victor disse...

Meus pêsames para a família. Uma perda irreparável para o xadrez do Rio e para todos os que o conheciam, aos quais me incluo já de longa data.

Xadrez Diário News disse...

Minhas condolencias e pesar pela morte do Amorim, Foi professor de xadrez de minha filha, grande batalhador e exemplo de dignidade

GM Darcy Lima

Anônimo disse...

''Os covardes morrem várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez.''
William Shakespeare

Q Deus em sua infinita grandeza o tenha em boa morada, fica com Deus meu Mestre.
Jorge Medeiros

Anônimo disse...

Deixo aqui minhas condolências aos familiares.
Amorim deixou um legado para nós, que amamos o xadrez. O ensino para as crianças. Lembro-me de sua dedicação em ensinar crianças na faixa de 3 a 6 anos e me impressionou muito.
Estou muito triste, pois ele nos deixou muito cedo.
Sildenir

Anônimo disse...

A perda do amigo Amorim é inestimável.
Meus sentimentos à família.
Entristecido e chocado,
Diego Rafael Di Berardino.

patricio disse...

Perda irreparável.O xadrez carioca está agora com uma lacuna que não será preenchida.

Amorim foi um excelente profissional, pois não é qualquer um que leciona no Santo Agostinho e consegue permanência por 16 anos.As professoras do Colégio estavam no velório e demonstraram o quanto que o Amorim era amado e respeitado.

Que Deus conforte sua esposa e seus dois filhos.

LUTO,LUTO,LUTO.

João Eudes disse...

Minha condolências a família do Amorim (cabra ruim) como eu chamava carinhossmente, foi Prof. do meu filho Brunno Eudes.
Lamentávelmente, partiu mais cedo, foi perseguido, mas deixou seu nome gravado de bom caráter, no xadrez do Rio de Janeiro.

João Eudes (Bob Fischer)