quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

158- É DIA 25 PRÓXIMO NO TTC!

UBP
FIDE
TTC
Casa do Xadrez
International Solving Contest 2009
(Seção Brasil)
(25/01/2009)

Venha participar do congraçamento mundial do solucionismo!

Em 25 de Janeiro de 2009 (domingo), centenas de participantes ao redor do mundo (em seus respectivos países), irão resolver simultaneamente os mesmos problemas de xadrez. O evento não é pela internet mas ao vivo diante do tabuleiro.

Todos os interessados podem participar: homens e mulheres de todas as idades, de qualquer nacionalidade, iniciantes ou experientes.

O Brasil participa pela 3ª vez consecutiva e, desta vez, em duas cidades: Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por email para o Coordenador Geral do ISC - Seção Brasil, Leo Mano (problemasdexadrez@terra.com.br), indicando nome completo, categoria (vide "Formato" abaixo) e a cidade na qual deseja participar. Reserve sua mesa o quanto antes. As vagas são limitadas!

Atenção: Os participantes devem levar caneta azul ou preta.


Locais Programação
Rio de Janeiro - RJ
Salão de xadrez do Tijuca Tênis Clube
Rua Conde de Bonfim, 451 (Tijuca)

Belo Horizonte - MG
Salão de xadrez da Casa do Xadrez
Rua Campos Elísios, 278 (Barroca)

Data: 25/Jan/2009 (domingo)

7h30min: Abertura do Salão
8h00min: Início do primeiro tempo
10h00min: Intervalo
11h00min: Início do segundo tempo
13h00min: Fim da competição
13h30min: Liberação do salão


Inscrições

As inscrições são gratuitas! Reserve já a sua mesa!
(as vagas são limitadas)

Envie e-mail para o Coordenador Geral Leo Mano (problemasdexadrez@terra.com.br) informando:

Nome completo
Sua cidade
Telefone para contato
Cidade onde deseja participar (RJ ou BH)
Categoria ("Experiente" ou "Iniciante")


Formato Quem organiza
O evento é disputado nas categorias Experiente e Iniciante. Para ambas, o tempo total de competição é de 5 horas, dividido em duas etapas de 2 horas cada com intervalo de 1 hora.

O anúncio oficial do evento informa que o torneio consta de duas etapas com 6 problemas cada (um mate em 2, um mate em 3, um mate em mais lances, um final artístico, um mate ajudado e um mate inverso), não havendo referência à categoria.

No entanto, nos últimos anos, essa informação valeu apenas para a categoria Experiente. Para a categoria Iniciante, foram apresentados 4 problemas em cada etapa: dois mates em 2, um mate em 3 e um final artístico na primeira; dois mates em 2, um mate ajudado e um mate inverso na segunda. Não há garantia de que isso vá se manter no ISC-2009.

Em princípio a escolha da categoria fica a critério do próprio participante. O árbitro da competição, contudo, tem o poder de determinar a categoria que cada participante deverá integrar se assim julgar necessário ou conveniente.

Aqueles que desejarem, podem experimentar os problemas do ISC-2007 e ISC-2008.

O International Solving Contest (ISC) é promovido pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez) através de seu Comitê Permanente para o Problemismo (PCCC) e organizado pela União Brasileira de Problemistas (UBP).

O PCCC designou Axel Steinbrink como Controlador Central do ISC enquanto a UBP designou Leo Mano, presidente da UBP, como Coordenador Geral da Seção Brasil.

Também foram nomeados os Controladores Locais Ricardo de Mattos Vieira (RJ) e Julio Lapertosa (BH) que ficarão responsáveis pela arbitragem do evento em suas respectivas cidades.

O evento vale rating FIDE para solucionismo (apenas na categoria "Experiente") mas não confere normas, títulos ou premiações em dinheiro.


Regulamento

1) Os celulares deverão ser desligados.

2) Todas as soluções deverão ser anotadas com caneta azul ou preta utilizando a notação algébrica. Competidores estrangeiros deverão indicar no cabeçalho da folha de respostas, por extenso, o nome de cada peça e a respectiva letra representativa.

3) O tempo de cada seção é de 2h cronometradas. A primeira iniciando-se às 8h e a segunda às 11h com intervalo de 1h entre as seções.

4) Cada seção é composta por 6 problemas (na seção "Experiente") ou até 6 problemas (na seção "Iniciante").

5) Durante a prova, não é permitida a circulação entre as mesas.

6) Após distribuídas as folhas contendo os diagramas, estas não deverão ser viradas até que o árbitro assim autorize. Logo em seguida, cada competidor deverá anotar seu nome completo na folha de respostas.

7) Dúvidas com relação aos diagramas e/ou enunciados deverão ser dirigidas ao árbitro.

8) O tempo consumido em minutos será o primeiro e único critério de desempate. Quem tiver menos tempo consumido, leva vantagem. Após terminado o tempo regulamentar, nenhuma anotação será permitida na folha de respostas.

9) A anotação correta das respostas tem o seguinte formato:

Mates em 2: Indicação do primeiro lance branco (chave).

Mates em 3 ou mais lances: indicação do primeiro lance branco (chave), da possível ameaça (ou zugzwang) e todas as variantes até o último lance branco ANTES do mate. Não é necessário indicar defesas pretas que levem ao mate em menos movimentos que o indicado pelo enunciado da composição.

Finais artísticos: indicação da variante principal até a posição óbvia de vitória ou empate.

Mates inversos: indicação do primeiro lance branco (chave), da possível ameaça (ou indicação de zugzwang) e todas as variantes até o último lance branco. Não é necessário indicar defesas pretas que levem ao mate em menos movimentos que o indicado pelo enunciado da composição.

Mates ajudados: em cada solução, indicação da linha completa até o mate.

10) Cada problema valerá até 5 pontos ou fração (exceto os diretos em 2 que valem 5 pontos) de acordo com o indicado no gabarito.

11) Faltas disciplinares ou qualquer outra irregularidade cometida por um participante poderá ser punida pelo árbitro com advertência e/ou eliminação.

12) O árbitro divulgará aos participantes suas pontuações extra-oficiais até o dia 29/01/2009. Eventuais apelos ou reclamações deverão ser encaminhados ao árbitro até o dia 30/01/2009.


Notícias

15/dez/2008 - Portadores de qualquer deficiência física
Pedimos aos participantes portadores de qualquer deficiência física que informem o fato à coordenação geral do evento. Desta forma poderemos providenciar diagramas em formato mais apropriado, disponibilizar elevadores, permitir o acesso de acompanhantes na sala de competição ou tomar qualquer outra providência mais específica.

26/nov/2008 - Brasil confirmado no ISC-2009
O controlador central do ISC, Axel Steinbrink, já confirmou em email a participação do Brasil na competição.

Agradecimentos Especiais (divulgue este evento e coloque seu site nesta lista também)

Ricardo de Mattos Vieira
Julio Lapertosa (Casa do Xadrez)
Luciane Sepulveda (Casa do Xadrez)
Reynaldo Velloso (TTC)
CBX - Confederação Brasileira de Xadrez
Maiakowsky

ALEX - Associação Leopoldinense de Xadrez
Problemas de Xadrez
O Problemista!

Real Sociedade dos Amigos do Xadrez de Santa Cruz da Serra
Clube de Xadrez Guanabara

Xadrez Fluminense
Praça Seca Xadrez Clube
Blog Xadrez
AJAX - Associação de Jogadores Amadores de Xadrez
Clube de Xadrez On-Line
CEPEX - Centro de Estudose Pedquisa do Xadrez
Xadrez Carioca
Rio Preto Chess
ISC 2009
Controlador Central: Axel Steinbrink (PCCC-FIDE)
Controladores Locais:
Ricardo de Mattos Vieira (RJ) e Julio Lapertosa (BH)
Coordenação Geral (Seção Brasil): Leo Mano (UBP) email problemasdexadrez@terra.com.br
Apôio: Tijuca Tênis Clube (RJ) e Casa do Xadrez (BH)

Nenhum comentário: