sexta-feira, 8 de maio de 2009

220- Imperador confessa a inépcia! e ameaça os clubes!


O Imperador do xadrez do Rio confessou sua inépcia na AGE de 08/05/09. O esquecimento no cumprimento de obrigações administrativas que assegurariam segurança jurídica e eficácia dos atos da entidade foi tratada como a coisa mais natural do mundo.
Foi um teatro só, um belo monólogo, com todos os truques e ardis dos discursos políticos: 75% de gestos e berros, 20% de alegações emocionais piegas e 5% de conteúdo!
Inicialmente a constatação de que nas assembléias da entidade as normas não valem nada! Com fulcro no estatuto e no RGCO era claro como água que três clubes não teriam direito a voto (explicitarei isso aqui em outra postagem). Mas, contra a eficácia da norma, prevalece o soquinho na mesa, o autoritarismo déspota.
De saldo uma triste realidade: a entidade que no discurso defende a causa do xadrez, na prática demonstra desprezo e desconsideração pelos clubes associados. Senão vejamos: esmagou uma deliberação da assembléia extraordinária de 2007 que acordou que o texto final da ata de reforma estatutária (adequação ao novo Código Civil) seria submetida e aprovada pelos clubes (na época o vice-administrativo gabou-se de que em três dias submeteria por mail a minuta de ata a ser aprovada pelos clubes. Alguém recebeu? nem eu!) A ata foi registrada agora em 2009 sem a minuta final aprovada pelos clubes!! E ontem, em plena assembléia, o imperador enfatizou que a entidade será fiscalizadora implacável da situação regular dos clubes(!!!). Para bom entendedor meia ameaça basta: cuidado, CXM!!
Enquanto isso o xadrez vai mal no Estado do RJ! anunciam-se recordes mas uma simples análise dos dados demonstra que é falácia marqueteira!
Lamentável observar certos argumentos de defesa pró-imperador partindo de dirigentes da Velha-Guarda e outros nem tanto das antigas. Por um interesse ou outro jogam para a patuléia a idéia de que certas discussões são "políticas" ou "de ego". Quero ver se com o próprio bolso e patrimônio admitem trapalhadas jurídicas e administrativas de outrem!
Os clubes do Rio necessitam de uma entidade oficial fomentadora, incentivadora, não ameaçadora!! Chega de usufrutos sem contrapartida!
Estou plenamente convencido de que há motivos e fatos suficientes para se declarar, em assembléia, o impedimento do imperador por inépcia administrativa. Chega de deboches e risinhos para com os clubes nas assembléias.
Chega de afundar o amado xadrez do Estado do Rio de Janeiro.

2 comentários:

Xadrez Opinião disse...

O registro ilegítimo de alterações estatutárias feitas, quando era do conhecimentos dos participantes que aquela AGE ESPECÍFICA não se concluiu até hoje é fato gravíssimo.

Isso, evidentemente, não pode ser admitidos pelos clubes.

Blanco

Anderson Morgado disse...

Eles realmente construíram os documentos.