sábado, 10 de março de 2012

1196- JUSTIÇA X TACAPE


Missão, Visão e Valores do Poder Judiciário


Missão do Poder Judiciário - Realizar Justiça.

Descrição - Fortalecer o Estado Democrático e fomentar a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, por meio de uma efetiva prestação jurisdicional.

Visão do Poder Judiciário - Ser reconhecido pela sociedade como instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social.

Descrição - Ter credibilidade e ser reconhecido como um Poder célere, acessível, responsável, imparcial, efetivo e justo, que busca o ideal democrático e promove a paz social, garantindo o exercício pleno dos direitos de cidadania.


Atributos de Valor para a Sociedade

Credibilidade
Celeridade
Modernidade
Acessibilidade
Transparência
Responsabilidade Social e Ambiental
Imparcialidade
Ética
Probidade

fonte: Portal do CNJ

Tem pessoas que não aprendem (já vimos esse filme antes!). Em pleno e vigente Estado Democrático de Direito querem, por variados motivos (ânsia obstinada de desfrutar de novo do "poder", vaidade de ser protagonista de ações, rancores, etc,etc,etc.) "usar do tacape" para a solução de um conflito.
Impressionante pessoas que se denominam advogados desconhecerem princípios básicos do Direito. Querem fazer "justiça com as próprias mãos". Profecia: total e alongada bagunça institucional aliada à insegurança jurídica.
Por que não o simples, justo e correto: "Excelência, Manassés ( bíblia: rei cuja lista de pecados foi repulsiva!) descumpre o estatuto e não convoca eleições. Estão aqui as provas. Peço que a Justiça o obrigue a tal". Simples e com segurança jurídica, não?
Mas, democracia boa é aquela onde se ganha, já disseram os "golpistazinhos de mierda" (expressão de Leonel Brizola).
Bueno, segunda-feira, dia 12, internar-me-ei voluntariamente numa clínica psiquiátrica. Chegarei dizendo que sou a reencarnação de Jó, homem justo e temente a Deus, em pleno século 21 e na Cidade Maravilhosa! Deixem-me lá. Levarei comigo meu tabuleiro, peças e livros das antigas!!


"O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento" PROVÉRBIO BÍBLICO.



A justiça do sincero endireitará o seu caminho, mas o perverso pela sua falsidade cairá.
Provérbios 11:5
A sinceridade dos íntegros os guiará, mas a perversidade dos aleivosos os destruirá.
Provérbios 11:3

4 comentários:

Clube de Xadrez de Três Rios disse...

Meu caro Maia, me classifico como um cara inteligente, mas com toda sinceridade, desta vez eu não entendi nada. Por favor, me desculpe a ignorância, seja mais claro. Abraços, Patrick Monnerat.

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Caro Patrick,

está tudo claríssimo.
Realmente tu nao vês?

Abraços.

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão.

Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos.

Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá.

PROVÉRBIOS BÍBLICOS

Marcos Diaz disse...

Prezado Maia,

Estou vendo que você e' um livre pensador, independente de conviccoes ideologicas.