segunda-feira, 5 de março de 2012

1194- A FRAUDE DA BLOGUEIRA CUBANA




Informe JBHoje às 06h21
Investigação descobre fraude da blogueira cubana Yoani Sánchez
Jornal do Brasil
Velha opositora do governo cubano, a blogueira Yoani Sánchez teve um dos seus truques revelados pelo jornalista francês Salim Lamrani. De acordo com uma investigação conduzida por ele, o perfil de Yoani Sánchez no Twitter é artificialmente "bombado" por milhares de perfis falsos. 
Generación Y
Sob o nome de Generación Y, o mesmo do blog que a deixou famosa, o perfil de Yoani no microblog tem 214 mil seguidores. Considerada pela mídia estrangeira como "influente", ela é seguida por apenas 32 cubanos. Mas as estranhezas não param por aí. 
Super-seguidora
Yoani segue 80 mil pessoas no Twitter, um número completamente descabido. Conforme Salim Lamrani apurou, a blogueira cubana usa sites de troca de seguidores para aumentá-los e parecer mais popular na internet. Em troca de receber novos usuários, ela precisa segui-los. Daí a razão para seguir 80 mil perfis no Twitter. 
Super-seguidora II
A fraude da cubana não para por aí. Do total, cerca de 47 mil seguidores do Yoani são falsos. São usuários que não são seguidos por ninguém, não seguem ninguém mais exceto a própria blogueira e sequer têm fotos de perfil. 
O medo chama
Vazamentos recentes do Wikileaks indicam que o sucesso de Yoani na internet também tem o dedo do governo norte-americano. Nas correspondências, funcionários do governo americano mostram preocupação com as mensagens pessoais da blogueiras, que poderiam comprometê-la internacionalmente. 
Escândalo abafado
A cubana, aliás, protagonizou um dos momentos mais pitorescos da imprensa internacional nos últimos anos. Ela convocou vários jornalistas para uma coletiva de imprensa na qual explicaria um suposto sequestro seguido de espancamento em público. Os agressores seriam integrantes do governo de Fidel Castro. 
Só que Yoani apareceu na coletiva sem qualquer traço de agressão no corpo, não soube explicar como as manchas sumiram num intervalo de 24 horas e não apresentou qualquer testemunha. 

E AQUI UM VÍDEO LEGAL.....



TOMA! 

2 comentários:

AF Paulo C. Levy disse...

Grande achado, Maia!

Com essa o Serra perde os últimos fios de cabelo!!

Anônimo disse...

Que a moça é politicamente de direita é obvio. Ela propria diz que acha que o padrão de vida na ilha era em tudo superior no tempo de Fulgêncio Batista. Mas tudo isso é opinião e nada mais execrável do que condenar alguém pelo delito de opinião. Também é verdade que ela morou na Suíça e voluntariamente retornou a Havana, onde vive com conforto, segundo os padrões cubanos. Mas nada disso pode tirar dela a liberdade de expressão nem o direito de ir e vir. Convenhamos, só 32 cubanos seguidores? Não existe unanimidade, e com certeza há milhares, ou dezenas de milhares ou centenas de milhares de cubanos opositores ao regime. Como em qualquer regime, há quem concorde ou discorde. A incerteza faz parte do ser humano. Se ela faz propaganda do capitalismo e da volta do domínio dos EUA não vem ao caso, é direto dela se manifestar. A esquerda ainda não aprendeu que apanhou feio no final do século passado exatamente por esse insistente autoritarismo? Eu particularmente penso que a volta do capitalismo e dos capitais ianques farão de Cuba uma mistura bem-sucedida de Flórida turística (para alguns) e de Haiti real (para muitos). Mas se é isso ou não que vai acontecer, é preciso que seja debatido livremente em Cuba.

Mario Furley Schmidt