sábado, 24 de março de 2012

1205- SOBRE O CONFLITO

Heráclito de Éfeso

"A oposição dos contrários é condição da transformação das coisas e, ao mesmo tempo, princípio e lei. O estado de estabilidade, de concordância e de paz é apenas a confusão das coisas no abrasamento geral... O que é contrário é útil, e é daquilo que está em luta que nasce a mais bela harmonia..."
Heráclito de Éfeso
(século V a.C.)

SOBRE CONFLITO
"É o processo que começa quando uma parte percebe que a outra parte frustrou ou vai frustrar seus interesses"
Hampton (1991)


AGORA, O SR. PATRICK MONNERAT VEM ESCREVER SOBRE AMOR E RESPEITO?


PERGUNTAS À COMUNIDADE: 
1) QUE AMOR E RESPEITO TIVERAM RECENTEMENTE COM O JORNALISTA WALDEMAR COSTA, UM SENHOR CUJA HISTÓRIA É DE ORGULHO PARA O XADREZ DO ESTADO DO RJ?


2) QUE RESPEITO ESTÃO TENDO COM O DIRIGENTE DO CLUBE DE XADREZ DE VASSOURAS, CUJO DIREITO À VOTO FOI CASSADO PELO ETERNO PARA A PRÓXIMA ASSEMBLÉIA? AO INDAGAR O ETERNO SOBRE OS MOTIVOS DESSA SITUAÇÃO, O SR. SILVIO HENRIQUES RECEBEU TAL RESPOSTA: "NÃO POSSO ADIANTAR, SÓ LHE DIGO QUE NÃO FOI FINANCEIRO NEM TÉCNICO"!!


É COM ESSA TURMA DO TEU LADO, SR. PATRICK QUE VOCÊ VEM FALAR DE RESPEITO?
SERÁ QUE AS TÉCNICAS FREUDIANAS TAMBÉM SOLUCIONAM COMPORTAMENTO DEMAGOGO E FALTA DE CARÁTER?

11 comentários:

Clube de Xadrez de Três Rios disse...

Fala Mestre Maia, que bom que você respondeu, já estava me sentindo desprestigiado. Sabe muito bem que eu não corro de polêmica, já respondo suas questões e lanço o desafio: Questões polêmicas, assim, podemos discutir de forma madura esta questões de interesse aos enxadristas do Estado. Vamos primeiramente a questão do JTC. Em primeiro lugar o fato da Assembléia terem 2 pessoas com representações do clube em nada foi questionado por você e outros convergentes no dia da assembléia, mas talvez depois pensando com calma vocês analisaram a situação de forma diferente, a verdade é que no dia ninguém da Convergência defendeu que o voto seria de direito do Petrenko pois este representava o Vadinho. Mas, vamos com calma, talvez esteja havendo uma coisa anti-ética por assim dizer, mas com certeza do Presidente do JTC que tem um diretor de xadrez mas concede a procuração a outra pessoa para representá-lo, não vejo muito mais que isso. Em segundo lugar, o que o Marcelo disse ao Silvio de Vassouras, lógico que não sei exatamente o que ele respondeu, mas se disse que só no dia da assembléia que responderá está errado. Acho que é direito do clube de Vassouras saber o porque que não tem ou terá direito ao voto já. Comigo não tem esta de defender erro porque é meu amigo não.Agora minhas indagações e querendo ver sua resposta, já que você também não corre das discussões e de temas polêmicos, vamos lá: O que você acha de "venda casada" (hotel e evento) ? Queria lembrar agora, uma injustiça que vocês fizeram ao Marcelo no ano passado. O estadual de menores seria ou foi sei lá registrado na CBX para dar o direito ao campeões a estadia e alimentação no Fenac, mas segundo orientação do Presidente da CBX, Sr Pablyto, no blog xadrezfluminense que era escrito pelo próprio Marcelo, disse que não precisava de registro de cada jogador e sim apenas do evento, mas na hora H, precisava de fato de registrar cada jogador, não cumprindo o que havia falado antes, vocês que também não são santinhos caíram de pau e inclusive jogaram o Eduardo, pai da Duda contra o Marcelo, sem em nenhum momento mencionar que o que o Pablyto disse antes se mudou depois. Vamos lá questões polêmicas, eu respondo daqui e você daí, mas no Respeito sempre. Abraço.
Patrick Monnerat

patricio disse...

Amigo Maia,

Bem o marcelo não pode tirar o voto de Vassouras por um simples aspecto: Vassouras teve direito a voto na última AGO e então veio tornar-se irregular somente da ultima AGO pra cá ?

Vassouras estava reguralizada há 1 mês e de lá pra cá perdeu a regularidade ?

Qualquer advogado de porta de cadeia tira isso de letra.E o advogado que vc tem na ponta da agulha vai gargalhar quando souber da atitude do Einhorn, que cá pra nós sempre defendeu o Barata e na última AGO optou pela abstenção, ou seja, nunca votou contra o Barata.

E tem gente que defende o Einhorn ! !

patricio disse...

Amigo Maia,

Bem, o Einhorn está usando uma arma que ele sempre usou junto do Imperador.

Ele não pode tirar o voto de Vassouras por um simples motivo: Vassouras teve direito a voto na última AGO, e então perdeu o direito a voto de lá pra cá ?

Ridículo, pois em 1 mês Vassouras tornou-se irregular.Este é o veneno do Einhorn e tem gente que o defende.

Qualquer advogado de porta de cadeia tira isso de letra.Ainda mais o seu advogado que está na ponta da agulha para entrar em campo ! !

A convergência não permitirá tal arbitrariedade.É impossível um clube estar apto a votar em uma AGO e 1 mês após esta AGO perder direito a voto para uma nova AGO.

E mais : Cabe ao senhor Einhorn provar que Vassouras está irregular, e não Vassouras provar inocência, pois a mesma estava regularizada há 1 mês.

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Patrick,

Pq você não dá nome aos bois? comigo você pode fazer isso. Mais do que Convergente, sou livre pensador, sem rabo preso (graças a Nietsche!).

"Venda casada": vc se refere aos procedimentos de organização do GM Darcy Lima? seja explícito! Eu já conversei com vários jogadores que já jogaram no exterior (joguei só um torneio no exterior, em Barcelona, onde não havia vinculação-convênio com hospedagem) e alguns disseram que convênios (melhor conceituar assim, ok?) da organização com hotéis são comuns.
Sinceramente, não tenho opinião formada até porque nunca presenciei como jogador e organizador tal sistema. O que sei é que organizar torneios de âmbito da FIDE não é fácil. Vc pode tirar nota 8, 9 ou 10 que sempre haverá alguém reclamando ou dizendo que vc é ladrão.
Agora pq essa indireta com o GM Darcy Lima tentando atingir a Convergência? Vocês ficam escrevendo bobagem de um cara que é PRESIDENTE DA FIDE NAS AMÉRICAS, passa mais tempo no exterior que no Brasil, etc e acham que faz parte do grupo operacional e decisório da Convergência. Francamente, eu, o Masca, o Blanco não temos vocação para sermos mamulengos!
Diferente de vocês, onde notórios picaretas, como Marcelo Einhorn atuam concreta e nefastamente AQUI NO RJ! Veja o que o Marcelo está fazendo com o Silvio Henriques!
Quanto ao JTC, durante a assembléia eu não tinha noção clara do que aconteceu com o Vadinho. Depois recebi mail dele, magoado, desgostoso, aí fiquei a par do que aconteceu. SACANAGEM E DESRESPEITO FIZERAM COM AQUELE HOMEM! ELE É UM ÍCONE NO XADREZ DO RJ. Não vamos com calma não, antiético não foi prioritariamente o presidente do JTC, foi o Reynaldo Velloso que atropelou o Vadinho, aproveitando-se de uma "relação de dependência" de um sócio do TTC que ESTÁ NA CHAPA DA UPX com o presidente do JTC.
Vocês da UPX, Velloso e Einhorn estão DESRESPEITANDO ACINTOSAMENTE OS DIRIGENTES DOS CLUBES PELO PODER!

Quanto à questão do pilantra do Marcelo com o presidente da CBX, minha postura é lógica: recebi mail do Pablyto sobre o fato. Como eu nunca presenciei uma sacanagem do presidente da CBX ou inverdades proferidas por ele e sei, por convivência (são muitos anos né?) que o Marcelo é um MENTIROSO PATOLÓGICO(vc ainda vai notar isso), você acha que vou acreditar em quem?

Se o pilantra do Marcelo tem tanta bronca do presidente da CBX, por que enviou uma carta ao mesmo solicitando a intervenção da CBX na FEXERJ?

Foi bom esta dialétrica, Patrick! serve para eu dar um "start" para mostrar alguns fatos ocorridos em gestões da década de 80.... A FEXERJ tinha um patrimônio (relógios), sumiram! Tinha uma documentação histórica que remetia à FMX (Federação Metropolitana de Xadrez) e sumiu. Com qual gestor? Te dou um doce se descobrir!!
Patrick, você está num antro de picaretas, rapaz! sai fora disso!!

Aguarde mais informações.

Clube de Xadrez de Três Rios disse...

Vamos lá, dando continuidade. Primeiro só uma correção, errei o nome do pai da Duda, seu nome é André Luis e não Eduardo. Eu não preciso jogar indiretas, estou falando sim dos eventos organizados pelo GM Darcy Lima com venda casada e não convênio, pois convênio te dá a liberdade de escolher aquilo ou não, a venda neste caso é obrigatória e ilegal pela legislação brasileira, se outros países pode não sei, aqui não pode. E não tento atacar o GM para atacar a convergência, apenas interrogo pois sei que ele é uma liderança do movimento e tenho medo de eventos da federação nos próximos anos também possam ter esta prática, caso a convergência vença as próximas eleições. No caso de Vassouras, deixo claro aqui minha posição: se a documentação estiver legal e as anuidades em dia, Vassouras tem que votar, pode ter certeza que defenderei isto na assembléia, caso falte documentação, aí é diferente. Com relação ao Estadual de Menores do ano passado, te peço para revisar o caso. No blog que o Marcelo escrevia tem um comentário do Sr Pablyto que diz não haver necessidade de registrar cada jogador, não se trata de email, é comentário na postagem. Por isso, acho que houve injustiça. Não sei se o Marcelo, O Reynaldo e outros são santos ou estão querendo se dar bem. Sei da minha honestidade e minha vontade de ver as coisas acontecerem no xadrez. Estou fazendo minhas experiências baseado no que já vivenciei. Já disse e repito, se eu achar que estou com pessoas erradas volto atrás sem vergonha. Mas, se você continuar com esta postura agressiva você não ajuda em nada. Se realmente você me acha correto e apenas enganado, tenha mais paciência, não vai me convencer com esta postura que as vezes parece estar querendo me dar uma porrada. Abraços e debate que continua.

Kleber Victor disse...

Quando penso que já vi de tudo nesses 30 anos de xadrez federado, vejo que o poço parece não ter fim...
Já estou ficando enojado com tudo isso, por causa de votos se passa por cima de tudo e de todos onde "os fins justificam os meios", Maquiavel.
O Waldemar não pode ser desrespeitado desse jeito, agora querem cassar o voto de Vassouras, por baixo dos panos..., sem direito a defesa.
Eu já viesse filme antes..., o Imperador pelo menos, era previsível em suas atitudes, já se sabia de antemão o que ia se encarar pela frente. Agora uma nova versão, " Política e Sorridente" pela frente, mas que é capaz de tomar esse tipo de atitudes pelas costas, neste tipo de política, " Os aliados de hoje são os inimigos de amanhã", Maquiavel.
Patrick, você é maior, e senhor de seus atos, mas procure se informar melhor, vou te dar o crédito, por estar a pouco tempo no meio, dessa política já estou saturado e só me manifesto por ver uma luz no fim do túnel,um alento de mudança, na figura do Mascarenhas. Citando mais uma vez Maquiavel, que está cada dia mais atual nesse fim de tempos, " Para dizer o que vai acontecer, é preciso entender o que já aconteceu". Mas infelizmente a memória política desse país é curta..., ao que parece teremos um repeteco, para a tristeza de muitos, e alegria de poucos...

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Patrick,

impressão equivocada. Não tento lhe dar porrada, até porque simpatizo contigo. Já conversamos algumas vêzes, olho no olho, vi um homem de bem. Está sendo enganado mas o tempo revela a verdade.
Quanto aos seus problemas pretéritos com o Darcy, resolva-os com ele. Estou de saco cheio dessa tática barata (não é trocadilho! :) ) de associarem o GM Darcy como líder da Convergência. Não é! A liderança é nosso candidato à presidente, Alberto Mascarenhas. Darcy é um apoiador importante por sua influência na FIDE e CBX, além de uma extensa lista de bons serviços prestados ao xadrez.
Seu temor da Convergência efetuar "venda casada" se for Poder constituído é uma lenda plantada para você e outros que são novos acreditarem! Só falta contratarem a Regina Duarte para dizer em vídeo "Tenho medo da Convergência" (lembra disso? ela falou isso do Lula, contratada pela corja do PSDB)!!

Você fica com medo do futuro (submetido a influências maléficas) porque desconhece o passado. As duas gestões de Reynaldo Velloso foram caóticas, teve de tudo que você possa imaginar. Vou postar em breve um depoimento de um dirigente da época muito impactante.

Abre o olho, Patrick! sai dessa, rapaz!! não caia em promessas fáceis!!

patricio disse...

Bem,

Parece que não leram meu comentário.

Vassouras não tem que provar nada, pois estava regularizada na última AGO.

Então em 1 mês perdeu direito a voto ?

Vassouras não tem que provar nada.Não existe isso.

amasca disse...

Prezados Patrick e Maia,

foquemos no essencial e básico:

Qual o colégio eleitoral vigente?
.......???

Quem tem a responsabilidade de definir esse colégio eleitoral, segundo a última ago dos clubes do RJ?

Não é o sr Marcelo Einhorn, UPX ou Convergência e isso é óbvio.

É o Comitê Eleitoral constituído nesta última ago (José Blanco (ALEX), Eduardo Anzuategui (AXXM) e Davi de Petrópolis (CXP)), que deve agir a respeito e de forma explícita e URGENTE, checando o quanto antes os atuais 22 clubes enumerados no site oficial da FEXERJ.

DESTE TRABALHO LEGAL(enfatizo o adjetivo: LEGAL) teremos finalmente o colégio eleitoral devida e formalmente explicitado.

TODOS OS CLUBES DEVEM SER CHECADOS, E TEREMOS DEFINIDO ENTÃO DE FORMA CABAL QUAL É O NOSSO COLÉGIO ELEITORAL.

Qualquer outra atitude restritiva, tendenciosa e sem nenhuma base legal(como a relação declarada pelo sr. Einhorn em recente convocatória) deve ser considerada sem validade alguma perante a comunidade de clubes enumerados pela FEXERJ.

E não aceitaremos manipulações desta ordem de nenhuma origem, em respeito a todos os enxadristas e clubes do RJ.

Fiquem certos disso. TODOS!

Leis e advogados existem para isso, e serão usados em nossa salvaguarda.

Um abraço,
MF alberto Mascarenhas

Candidato à presidencia da FEXERJ

MI-AF Eduardo Arruda disse...

Bem embora eu entenda diferente a "FEXERJ" fez a última AG dando direito a voto a quem tinha direito em 2010 essa próxima deve votar somente quem esta em dia agora.
Em relação ao JTC, quem vota é o Presidente e ele poderia normalmente tirar a procuração do Vadinho, so que o presidente do JTC não paga anuidade da FEXERJ e todas as despesas do xadrez, quem Paga é o Vadinho junto com os demais jogadores, e ainda se paga aluguel da sala ao JTC e todas as obras da sala tb foram custeadas pelo Vadinho e demais jogadores.
resumindo tirarem a procuração do Petrenko foi baita sacanagem, mesmo todos sabendo que ele ia aprovar as contas.

David CXP disse...

Meus caros,
Só retificando o comentário do Mestre Mascarenhas, não sou eu e sim o Paulo que integra o comitê eleitoral.
Sabemos a posição de cada um e suas motivações aparentes, então não me manifestarei a respeito disso e sim em relação a fatos.
Em relação a Vassouras, sou a favor de que os impedimentos de voto sejam manifestados e, se forem cumpridos os requisitos previstos no estatuto, que este clube tenha direito a voto.
Tal situação aconteceu na última AGO onde o CXTR levou toda a documentação possível e imaginária, não deixando brechas para a contestação de sua legalidade.
Em relação ao JTC, não entrarei em debate por acreditar totalmente que se trata de um assunto interno do clube, tendo de ser resolvido internamente.
Deixo claro que sou a favor da democracia e da legalidade. Quem vencer as eleições não será uma unanimidade, mas deve contar com esses dois atributos para construir um bom trabalho.
Forte Abraço!