segunda-feira, 1 de outubro de 2012

1287- TREINADOR INTERNACIONAL DE XADREZ NO CIRCUITO CULTURAL ENTRE OS POVOS

RÁDIO DO CIRCUITO CULTURAL ENTRE OS POVOS


TREINADOR INTERNACIONAL DE XADREZ EM LAJE DO MURIAÉ(RJ)
Não existe fronteira quando ousamos buscar conhecimento e transformação para alcançar novos horizontes. Laje do Muriaé encontra-se no ápice de um avanço cultural, somando conhecimento, fazendo acontecer e caminhando junto com a educação.
Pela primeira vez o município recebe o Circuito Xadrez entre Povos no período de 19 a 24 de setembro de 2012. O mestre e treinador cubano Raul Perez, um dos principais nomes do xadrez no mundo, visitou as escolas e comunidade enriquecendo, somando conhecimento, através de palestra, treinamento e simultânea, levando todos a perceberem que o xadrez não é tão somente um jogo competitivo, mas sim uma ferramenta pedagógica indispensável para a formação do ser humano. Sabemos que o desenvolvimento do raciocínio é elemento fundamental para que a cidadania se concretize. O jogo do xadrez na educação escolar proporciona a possibilidades de valorizar o raciocínio desenvolvendo a criatividade e os conhecimentos com a finalidade de educar, ensinar divertindo, respeitando e interagindo com os outros. As palestras ministradas por Raul Perez enfatizam a importância do acréscimo disciplinar, da concentração, do estímulo a um raciocínio lógico, do pensar... Pensar para agir, ampliando a autoconfiança e adquirindo equilíbrio emocional, abrindo novos horizontes, incentivando as crianças e jovens para a melhoria no rendimento escolar, para o respeito e estimulando-os na preparação para um futuro próspero.
Dia 19 de setembro
Raul Perez visita a Escola Municipal Maria Petronilha Borges de Freitas
Até a presente data não se ouvia falar em jogo de xadrez aqui no município. A presença do treinador cubano trouxe grande admiração, nos fazendo perceber mais uma vez que Laje do Muriaé é uma caixinha de surpresa, existindo sempre talentos escondidos. Quando foi feito o convite para receber Raul Perez na Escola Municipal Mª Petronilha, um pequeno número de crianças já possuía o respectivo jogo. Outra surpresa foi saber que na referida escola uma turma de alunos na faixa etária de 6 anos se interessaram a participar do treinamento, alcançando grande êxito de aprendizado para a prática do xadrez. Estava agendada a visita do Raul Perez para o período da manhã, que acabou se estendendo para o turno da tarde. O resultado foi um final de grandioso contentamento atingindo o ideal esperado.
Dia 20 de setembro
Raul Perez visita o CIEP 343 – Professora Emília Diniz Ligiéro
Raul Perez ministrou palestra e treinamento no CIEP 343, no turno da manhã, com a participação do diretor, professores, equipe pedagógica e alunos, os quais mostraram grande interesse pela prática do xadrez. Todos ficaram surpresos e encantados com a forma da abordagem do treinador cubano para a disciplina e rendimento dos alunos nas suas atividades escolares. o evento foi finalizado com grande proveito e novos conhecimentos adquiridos. “Foi maravilhoso o treinamento, os alunos se mostraram disciplinados e interessados”, acrescentou Raul Perez. A presença dos professore foi muito importante, aprenderam de forma simples e pedagógica como desenvolver a prática do xadrez e o quanto é colaborativo no rendimento e disciplina dos alunos.
Dia 21 de setembro
Raul Perez visita a Escola Inovar
A palestra e treinamento foram realizados com todas as turmas no período da manhã, Raul Perez foi recebido na Escola Inovar com muito entusiasmo, pelos diretores, professores e alunos. Houve participação ativa de todas as classes, com expressiva interação e aprendizado.
A direção e professores agradeceram emocionados por esse acontecimento que veio somar e despertar a necessidade de trabalhar com o xadrez na escola, promovendo a disciplina, a concentração e outros aspectos positivos que venham favorecer de fato a cidadania. “Obrigada por esse grandioso encontro que nossa escola precisava,” salientou Sandra Pena, uma das responsáveis por essa instituição escolar.
Dia 21 de setembro
Raul Perez visita o Colégio Estadual Ary Parreiras
O CEAP, que já desenvolve um projeto de xadrez, recebeu a visita do treinador Raul Perez, em um evento que foi de grande valor por acrescentar conhecimento e fixar a importância e a necessidade de trabalhar com esse projeto, promovendo o desenvolvimento dos alunos. Raul Perez reuniu-se com o Diretor, Professor do Projeto, Equipe Pedagógica e Professores. Em seguida, ministrou palestra e treinamento com os alunos e professores. Um incentivo a mais reforçando o projeto desenvolvido no Colégio.
Dia 22 de setembro
Raul Perez visita a Casa da Cultura
Na manhã do dia 22 de setembro, o treinador cubano Raul Perez realizou uma simultânea - que consiste em jogar contra vários enxadristas ao mesmo tempo - na Casa da Cultura, recém inaugurada. Esse foi o segundo evento internacional no mês de setembro do corrente ano. Nesse evento estiveram presente alunos das escolas da comunidade local, que nos dias anteriores participaram de palestras e treinamento de xadrez. Marcaram presença, ainda, o professor de xadrez do CEAP, funcionários da Escola Maria Petronilha e integrantes da comunidade. O ápice desse encontro foi o desenvolvimento de mais conhecimento, divulgando-se o xadrez entre os alunos e comunidade, reforçando o programa já existente no CEAP e fazendo despertar para as outras entidades escolares e para a Casa da Cultura a implantação do projeto de xadrez que venha dar continuidade a todo o aprendizado deixado por Raul Perez. Além disso, foi frisado entre os participantes a importância do xadrez no desenvolvimento do raciocínio, da concentração, da criatividade, do controle emocional e da disciplina. Foi um momento único para todos os presentes, vez que muitos participantes não conheciam a simultânea. Raul Perez jogou contra 17 pessoas ao mesmo tempo encantando a todos com a rapidez, atenção e domínio. Ao fim, ficou o grande desejo de todos em dar continuidade à prática do jogo-arte-ciência que é o xadrez, especialmente aos sábados, na Casa da Cultura, o que não ficará só no desejo. Podem ter a certeza que esse desejo será atendido.
A todos o meu muito obrigada, por acreditar e confiar em mais esse projeto colaborativo que através do intercâmbio com amigos amantes da cultura consegui oferecer para enriquecimento da nossa comunidade.
Por Maria Beatriz Silva
Mat. 1082 - Municipal
Mat. 107 - Ass. Internacional – LITERARTE
Categoria: Literata
Laje do Muriaé (RJ) em 27 de setembro de 2012
Circuito Xadrez entre Povos
A vinda do treinador Cubano Raul Perez ao Brasil é uma realização da Federação Espírito Santense de Xadrez.
Organização: Gente Pensando, de Cláudio Ferreira
Organizadores Locais: Maria Beatriz e Maria Lúcia
Colaboradora: Andréia
Parceiros: Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Cultura,Toke Sports, Secretaria de Promoção Social e Amigos da Cultura

Nenhum comentário: