terça-feira, 13 de maio de 2008

25- Vim para confundir, não para explicar!

Foi muito bom ler o feedback do my friend, Mr. Albert Silver. Pronto, atingi meu objetivo, não quero ser a verdade ("o que é a verdade ?") mas quero manifestações colaterais aos meus delírios! Aprendemos todos. Mr. Albert (um forte ex campeão carioca que está voltando à paixão chamada xadrez)fez uma indagação no seu primeiro comentário ao meu post anterior: o que te desagradou na entrevista foi o motivo A ou B? E pressupondo que meu motivo foi B (a questão do cálculo) fez uma bela exposição, fundamentada com bons textos da internet (Dvoretsky, Seirawan), que adorei e não discordo nem uma vírgula. Aliás, discordar seria uma incoerência ao blog inteiro, visto que desde o início do mesmo só tenho puxado discussões e exercícios acerca do cálculo!
O que me desagradou foi o motivo A!! O jovem GM tem pouca cultura do xadrez! Lembro que o meu "delírio" foi escrever após ler a matéria sobre os 40 anos dos movimentos estudantis na França. O atual presidente da França, Sarkozy, num discurso de campanha eleitoral disse que maio de 68 deixou os franceses menos propensos ao trabalho (algo assim)! de certa forma essa concepção de Sarkô foi comprada pela juventude francesa (estive lá ano passado, conferi!) que cada vez mais se distanciam das idéias de maio de 68. O pragmatismo de enfrentar o desemprego suplanta as ideologias....Bom, o pragmatismo de recolher o ponto na partida suplanta o estudo dos clássicos de xadrez? é normal um jovem GM ver partidas de Capablanca apenas por diversão?Maiakowsky surta de novo, devem pensar! comparações ridículas, reduz pragmatismo social a pragmatismo de um simples...jogo....Pode ser...pode não ser...mas essa dialética tem espaço porque aqui é meu blog!! posso expressar o que eu quiser, usando o tema do xadrez, que é um "jogo-meio" porreta para desnudar pensamentos, caráter e emoções. Assim como acima manifestei meu enorme prazer de ratificar meu blog(blog é para isso!) como mídia independente e incondicional de minhas loucuras, reconheço (como bem alertou o Stelling) que fui injusto com o Fier quando manifestei meu desagrado da forma como ele resenha as pelejas. Pô, é um blog de um garotão GM!
Mas o que gostei mesmo foi do feedback de Albert e Stelling sobre a composição de Mattison. Sim, é tablas! Levei tempo para resolver! tenho a certeza de que Stelling resolveu (aliás, pq não compete em torneios?)e Mr. Albert vai resolver! em três dias gostaria que Stelling postasse as análises dele.
Agora, por favor, SE IDENTIFIQUE QUEM VOTOU NO MI SISTEMA COMO LIVRO DE CABECEIRA!! fiquei curioso!

Grande abraço!

3 comentários:

Anônimo disse...

Por que eu não jogo ?

Anônimo disse...

Por que não jogo ?
Volta e meio me pergunto também, costumo responder que não tenho o tempo necessário para dedicar ao jogo. Mas também o cenário aqui no Rio não me anima em nada!
Abração.

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Acho que deverias jogar, analisas bem, és muito forte.

Grande abraço!