sábado, 25 de outubro de 2008

107- Questões de Arbitragem XIII

Mate em 1 - Existe a “Figura” do Mate em 1 lance?
Pergunta 78: Existe a figura do mate em 1? Se cair a seta do jogador A e este alegar mate em 1? Quem ganha a partida?

Resposta: O artigo 5 da Lei do Xadrez cobre as situações em que podem terminar uma partida de xadrez.
Não há, todavia, qualquer menção a mate em 1 lance no texto legal. Logo a figura do mate em 1 lance não tem o condão de determinar a vitória.
Por outro lado, ‘Queda de seta’ significa o término do tempo estipulado para um jogador.
Conclusão: O jogador A perderá a partida se cair a sua seta.
Caso o adversário não tenha material para dar mate, a partida terminará empatada.

Mate e Queda de Seta - Dúvida
Pergunta 79: O jogador A , numa partida de um torneio escolar, deu xeque mate no jogador B.
Ocorre que ao parar o relógio nota que a sua seta caiu. Obs. O xeque mate foi dado antes da seta cair.
O árbitro da partida declarou a vitória do jogador B, que levou o xeque mate. O fato foi tremendamente contestado por todos ali presentes.

Resposta: A Lei do Xadrez diz o seguinte sobre o assunto: "Art. 5.1. “a “ - A partida é vencida pelo jogador que der xeque-mate no rei do oponente. Isto, imediatamente, termina a partida, desde que não tenha sido ilegal o lance que produziu a posição de xeque mate."
Não importa o que aconteceu depois (inclusive queda de seta). A partida é considerada terminada no momento em que o jogador dá o xeque-mate. O jogador B, se tivesse material para dar mate, somente teria ganho a partida caso a seta tivesse caído antes de o jogador A executar o mate.
Conclusão: A decisão do árbitro foi errada.
OBS: Se não houver certeza do que aconteceu antes, o xeque-mate prevalece, uma vez que é o objetivo do jogo.

Mate e Queda das 2 Setas - Dúvida
Pergunta 80: Numa partida de "ping", quatro minutos para cada um, o tempo dos dois jogadores cai sem que nenhum deles perceba, e um deles dá um xeque-mate no adversário. É lícito o adversário, ao perceber quer ambos os tempos estavam esgotados, requerer que o árbitro declare a partida empatada?"

Resposta: No blitz (ping) o árbitro só pode intervir na partida se houver uma reclamação.
Se as duas setas estavam caída, seria lícito ao adversário reclamar empate. Mas, se deixou escapar a oportunidade e levou mate, perdeu a partida sem choro nem vela! Vale o que foi reclamado antes.

Material suficiente para dar mate – Dúvida numa partida de blitz
Pergunta 81: Numa partida de blitz, o jogador com as peças brancas tem rei e bispo (que atua nas casas brancas) enquanto que o adversário tem rei e peão. Após a queda da seta das pretas, brancas reivindicam a vitória, mas pretas discordam e alegam que a partida é empate porque o adversário não tem material suficiente para dar mate. O árbitro decreta empate. Foi correta a decisão?"

Resposta: O jogador com as peças brancas está correto. Realmente, brancas têm material suficiente para dar mate. Basta demonstrar que o peão preto tem a possibilidade de ser coroado como bispo, que atua nas casas pretas, sendo possível o mate.


Mitos sobre a arbitragem
Pergunta 82: Existem muitos mitos com relação a arbitragem e especificamente sobre a figura do árbitro. Para desmitificar isto, gostaria que você explanasse para a comunidade enxadrística : 1º O melhor árbitro é aquele que sabe emparceirar manualmente? 2º O melhor árbitro é aquele que sabe jogar e analisar muito bem xadrez (um MI,MF ou GM seria o árbitro ideal)? 3º O árbitro não tem nada que se meter em assuntos que dizem respeito à organização propriamente dita do evento (posicionamento de mesas, ilu
minação, etc)?

Resposta: Endosso as palavras do eminente árbitro internacional, Stewart Reuben, que assim define as qualidades de um bom árbitro:

a) comum senso, ou seja, bom senso, que significa aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular da vida;

b) apreço aos enxadristas e à arte de caissa;

c) bom senso de humor;

d) excelente percepção e habilidade para aplicar todas as regras da Lei do Xadrez;

e) ter amplo conhecimento das regras e de competições do jogo de xadrez;

f) firme disposição para enfrentar problemas e obstáculos.


É importante que o árbitro conheça a metodologia de emparceiramento. Mas é equivocado afirmar-se que o bom árbitro é somente aquele que sabe fazer emparceiramento manualmente. Hoje, existem softwares de emparceiramento que facilitam bastante o trabalho do árbitro. Além disso, nos grandes torneios abertos, seria impraticável o árbitro fazer o emparceiramento em cartões ao invés de utilizar o computador.

Outro mito é dizer-se que o árbitro ideal é aquele que sabe analisar posições, pois teria mais facilidades de arbitrar, principalmente, no que diz respeito às reivindicações de empate a que se refere o artigo 10.2 da Lei do Xadrez. É importante que se frise que não é função do árbitro analisar partidas. O bom árbitro tem de aplicar a lei e deter as qualidades supracitadas. Senão os melhores especialistas em arbitragem seriam os campeões mundiais, teóricos e Grandes Mestres de maior rating FIDE.

É claro que a arrumação das mesas e cadeiras no salão de jogos, iluminação, ventilação do ambiente são de competência dos organizadores do torneio. Mas o árbitro tem obrigação de vistoriar o salão de jogos e ambiente do torneio, verificando se satisfazem às exigências da FIDE, CBX, Federação, orientando os organizadores para corrigir eventuais falhas. Afinal, o árbitro tem a responsabilidade de manter ambiente adequado para o andamento normal do evento.

Geralmente, na maioria dos países, o árbitro geral faz parte da comissão de organização do torneio e isso facilita bastante o seu trabalho.

OBS: O próprio Stewart Reuben costuma asseverar que tem presenciado bons trabalhos de arbitragem executados por pessoas leigas que pouco entendem de xadrez e de regras de emparceiramento suíço!

Nenhum comentário: