domingo, 7 de junho de 2009

240- COME OOOOOOOOOOOOON!!!!!!!

ROGER FEDERER, O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS!

O suíço Roger Federer conquistou hoje seu 14º título de Grand Slam, ao ganhar Roland Garros.
Comecei a acompanhar os torneios de tênis ao assistir pela tv uma decisão de Wimbledon entre Bjorn Borg e John McEnroe (torcia pelo sueco e meu irmão pelo americano!) e desde então vejo, sempre que posso, pela telinha os grandes torneios e grandes jogos (ainda quero ver in loco Roland Garros ou US Open!). Aproveitei, vibrei e torci a cada vitória do nosso Guga. Porém quem sempre eu admirei por sua técnica de jogo e comportamento exemplar foi esse tremendo Esportista chamado Roger Federer.
Federer igualou-se ao extraordinário Pete Sampras em títulos de Grand Slam, 14 (5 Wimbledon, 5 US Open, 3 Australian Open e agora 1 Roland Garros) mas na minha opinião o suíço foi melhor que o americano, com um repertório mais completo de golpes.
Por que me tornei fã de caderneta de Federer? porcausa de seu jogo, da sua refinadíssima técnica, da sua elegância em quadra. Mas tem mais: porcausa dos valores que esse Esportista (com "e" maíusculo) demonstrou em toda a carreira: postura, respeito aos adversários, honestidade (perdi a conta das vêzes em que Roger acusou bola boa do adversário em momentos críticos das partidas!), humildade,etc. Enfim, o cara é um referencial ético. E devemos tomar esses referenciais éticos como padrão de comportamento no nosso mundinho, nas nossas atividades, nas coisas que amamos, como o xadrez, por exemplo.
Como estão nossas referências éticas neste nosso mundinho doméstico do xadrez? péssimas né? é o" império" dividindo cada vez mais; são torneios armados, com manipulação de resultados e participação de fantasmas; é malandro voltando lance, em torneio importante, alegando desconhecer as regras elementares (e árbitro caindo nessa).
Parabéns ao emotivo e grande Esportista Roger Federer! obrigado pelas magistrais jogadas em sua carreira que me fizeram exclamar, sorrindo: "é um gigante!!".


DOIS GIGANTES: FEDERER E AGASSI.

5 comentários:

Rafael Rafic disse...

Como fã incondicional que sofreu junto com Federer nesses 4 anos de tentativas frustradas no saibro sagrado de Roland Garros, assino embaixo do Maia na parte que cabe ao suíço.

ViniciusRego disse...

Federer, é um exemplo pra qualquer um. Fico muito feliz por ter visto o super GM do Tenis mundial jogando ao vivo, de pertinho, 10 metros + ou -. Maia não tente misturar nosso grande ídolo com o xadrez carioca, vai acabar dando azar para ele.....

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Tem razão, Vinícius! não podemos citar mediocridades quando escrevemos sobre o gigante Federer!!

Migueis disse...

Maia, junto-me a vc e a tantos outros na admiração por Federer. Ele iniciou quando Guga já era um grande astro e foi galgando aos poucos. Não acredito muito em azar, sorte, essas coisas. Mas, sem duvida, sem que se macule o grande tenista, seu exemplo como esportista e pessoa humana, servem para qualquer atividade> Como professor, sugiro a leitura de seu texto a meus alunos e colegas. Alguns precisam muito de refletir o que vc diz. Um abraço, Migueis.

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Obrigado, Miguéis, muito gentil.