domingo, 21 de junho de 2009

248- Mail do Schwab

RECEBI INTERESSANTE E-MAIL DO FRANCISCO SCHWAB QUE RELATA SUA TROCA DE MAIL COM SUSAN POLGAR. O BLOG BUDAPESTCHESS, CITADO ABAIXO, TEM IMAGENS MUITO BONITAS.


Prezados,

Creio que xadrez não é só jogar, ganhar ou perder, mas também a convivência e camaradagem entre as pessoas.

Abaixo minha consulta feita à GMI húngara Susan Polgar (atualmente vive no Texa, USA) sobre a brasileira MI Ruth Cardoso, que durante algum tempo foi amiga (ou algo mais) do GMI Pal Benko, com os quais tive a oportunidade de conversar em mais de uma ocasião.
Eu não sabia que Ruth havia falecido há poucos anos, como me informou Susan.

Minha curiosidade surgiu quando ví fotos do casal Benko, numa excursão à Hungria organizada pela própria Susan.
Benko voltou a morar por lá depois que o regime comunista acabou. Deve ter bons motivos, inclusive porque Budapest parece ser mesmo uma cidade fantástica.

Aliás, essa tal excursão foi muito interessante, juntando xadrez, turismo, cultura e convivência - muito legal mesmo!
A parte terrestre custava US$ 1.300 incluindo hotel, sendo as passagens aéreas por conta de cada um - se eu soubesse na época talvez tivesse ido também...

As fotos desta excursão, da qual participou um grupo de enxadristas americanos, estão em:
http://budapestchess.blogspot.com

A propósito, recentemente ví uma reportagem com Portisch, mostrando fotos dele na sua casa em Budapest e também tocando piano que é seu hobby. Muito simpático e equilibrado, tal como tive oportunidade de constatar quando estive com ele em 1973 e 1979, nos Interzonais realizados no Brasil. Preciso encontrar a foto autografada que ele me deu, não lembro onde guardei.

A respeito de autógrafos, lembrei de um caso interessante:
Uma vez pedí para Reshevsky autografar um livro com suas partidas e abrí na página onde aparecia sua fotografia.
Rapidamente juntou gente em volta, e ele, quando viu que aparecia careca na foto, virou a página correndo e autografou uma outra. É que ele estava usando uma peruca acajú... o que é a vaidade humana...!

Grande abraço para todos vocês!

Francisco Schwab



Nenhum comentário: