segunda-feira, 2 de novembro de 2009

411- Cariocas na Semifinal do Brasileiro

Terminou há pouco a Semifinal do Campeonato Brasileiro que deu 5 vagas para a Final. As colocações dos cariocas foram (entre parênteses o nº do jogador no torneio e seu rating FIDE):

14º Vinícius Vilela (19-2243)-4,5pts;
16º mf Alberto Mascarenhas (22-2206)-4,5;
25º Milton Okamura (27-2191)-4,0;
28º Paulo Fucs (25-2199)-4,0;
33º Pedro Henrique Paiva (21-2221)-3,5;
38º mf Ricardo Teixeira (06-2364)-3,5;

O certame foi disputado por 77 jogadores em 7 rodadas.

Os 5 primeiros colocados foram:

19 Macedo Maximo Iack Miranda2310BRARN6
23IMBittencourt Jorge2454BRAES
38 Santiago Yago de Moura2333BRAPE
418FMBarreto Filho Carlos Alberto2256BRARN
57FMMolina Roberto Junio Brito2342BRAMG

Entre os 5 primeiros colocados, dois do Rio Grande do Norte, um de Pernambuco, um de Minas Gerais e um do Espírito Santo.
Classificação completa aqui.

Este blog aguarda a resenha do torneio pelo mf Alberto Mascarenhas.

5 comentários:

Kleber Victor disse...

A Classificação final é mais uma prova do bom trabalho que vem sendo feito no Nordeste, 3 dos 4 primeiros. Prova que com poucos recursos mas com muita competência o trabalho aparece...
O Nordestão que joguei esse ano deu um show de organização. Um exemplo a ser seguido por algumas Federações...

Xadrez Opinião disse...

A classificação final num torneio suíço é um tremendo engodo.
Isso, basicamente, porque, na verdade, não temos UM torneio, mas tantos torneios quantos são os jogadores.
Me explico: cada jogador tem uma trajetória num torneio suíço, o que equivale a dizer que cada qual tem um torneio particular.
Logo, se pegarmos o exemplo da Rússia e França na última Olimpíada, se não me falha a memória, veremos que os russos ficaram piores colocados que os franceses, mas sempre estavam jogando nas primeiras mesas, enquanto os franceses fizeram um torneio menos traumático.
Evidentemente, isso que afirmei acima não desmerece por completo a classificação, mas esconde o excepcional torneio que alguém possa ter feito.
O alexano Mascarenhas não foi o melhor do RJ na classificação formalmente falando, mas, sem dúvida, no rodada a rodada, veremos que na última rodada: se houvesse GANHO chegaria empatado com o SEGUNDO lugar; ou se houvesse EMPATADO teria chegado em OITAVO.
Masca, valeu mesmo, honrou o vosso e o nome da ALEX!!
Foi na trave, mas no próximo ano não deixarás escapar!!!
Blanco

Paulo Goulart disse...

O bom trabalho é sempre um exemplo a ser perseguido por todos os investidos com responsabilidades, que nos ideais capitalistas trazem valor e ganhos...

Deve, também, ser de parâmetro para os que delegam responsabilidades, pois é do bom trabalho que temos os motivos para escolher a quem dar responsabilidade de trabalhar bem...

Fica para os cariocas a pergunta: A culpa é dos que trabalham mal ou dos que não se importam com o retorno que é dado ? Qual os indicadores de desempenho que estabelecemos? Qual o Projeto que decidimos, quando da escolha, implementar? Isso serve de alerta para todos e exige postura de todos para a melhoria contínua, que se traduz lindamente com a expressão: Em Busca da Excelência!

Marco Maia disse...

Prezado xará Maia,

Tudo bem?!

Visitei o site FESX e mais abaixo adiciono uma informação, que caso você julgue interessante, pode somar ao que você já postou no blog...

O nosso amigo Mascarenhas está em excelente forma. Representou muito bem o RJ nessa Semifinal, inclusive tendo o melhor desempenho individual entre os fluminenses (apesar de que ser fluminense atualmente não é bom negócio!). De acordo com os meus cálculos, baseados na tabela final do torneio, a variação de rating FIDE dos jogadores do RJ ficaria assim:

FM Mascarenhas (2206) +16,05
Vilela (2243) +6,3
Fucs (2199) -1,59
Paiva (2221) -3,75
Okamura (2191) -7,65
FM Teixeira (2364) -31,5

Vamos aguardar o relato do Masca. O Pedro Paiva começou muito bem, fazendo 3 em 3 e derrotando MI, mas deve ter sentido o peso da mesa 1... Uma pena! Ele é muito talentoso, aliás, sempre foi.

E mudando ou pouco de assunto, agora resta esperar pelo grande duelo de domingo. Que tal uma vitória sobre o Galo? Vai embolar tudo no Brasileiro, embora eu ache que os árbitros estão dando uma forcinha para os paulistas...

Abs,

Marco Maia

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Caro Xará,

O Mascarenhas está dando grande exemplo , na sua idade, de motivação. É o benchmark a ser seguido!
Seus cálculos sobre a variação de rating comprovam a validade dos argumentos do Blanco: o Masca fez o melhor torneio entre os cariocas, apesar de não ter sido o melhor classificado.
Futebol: você tem dúvida que a arbitragem ajuda os paulistas? não tenho nenhuma! mas vamos cozinhar o galo!!

Caro Paulo,

Indicadores de Desempenho?? nunca consideraram o xadrez do Estado do RJ como uma Organização.
Mas fico animado em ler alguém com cujas idéias eu comungo!
As coisas vão mudar, tenho certeza!

Grande abraço a todos!