terça-feira, 24 de novembro de 2009

438- VIVA LEINIER DOMINGUEZ!!

Leinier DOMINGUEZ: "todos nós seguimos o exemplo de CHE GUEVARA"

O melhor jogador de xadrez da América Latina, Campeão Mundial de Blitz 2008, Leinier Dominguez Peres apóia a sua namorada, que é médica, assiste "House" e acredita nos ideais da revolução.

Leinier lutou para chegar à segunda rodada: apenas no final dos tie breaks, ele conseguiu ganhar do desconhecido enxadrista australiano David Smerdon.

• Eu levei a sério meus preparativos para a Copa do Mundo, eu trabalhei duro e acho que eu comecei este torneio de uma forma muito boa, - inicia Lenier. - Mas nos últimos dias antes do torneio, eu praticamente não tive tempo para treinar, e isso afetou o resultado da minha primeira rodada. Vou tentar posteriormente ganhar as partidas no tempo de reflexão clássico. Blitz é uma coisa muito traiçoeira...

Você, sendo Campeão do Mundo de Blitz de 2008, não deve ter medo de jogos 5 minutos.

• Para dizer a verdade, eu não me considero um excelente especialista em blitz ... Na minha opinião, uma conjunção estelar me deu muita sorte para ganhar o campeonato.

Como é que Cuba recebeu sua vitória no Campeonato do Mundo?

• Ah, meus compatriotas ficaram muito felizes com a minha vitória. Eu recebi uma montanha de parabéns. Recebi as felicitações do Governo também. Infelizmente eu não me encontrei com Fidel Castro. Gostaria também de mencionar que a liderança do meu país está interessado em xadrez e acompanha os nossos resultados.

Você quer dizer que a situação do xadrez em Cuba é muito boa?

• Acho que esse período é muito bom para o xadrez em Cuba. Temos muitos jogadores jovens e talentosos, o governo nos apóia muito. Nossa equipe nacional é bastante ambiciosa. O 7 º lugar na 87 ª Olimpíada de Xadrez em Calvia, em 2004, foi o nosso melhor resultado até hoje. Estamos nos preparando para a Olimpíada de 2010 e estou certo de que iremos disputar as medalhas.

Você tem uma camisa com a estampa de Che Guevara por baixo da suéter?

• Claro que eu tenho essa camisa mas eu não posso usá-la agora. Todos seguimos o exemplo de Che Guevara, ele era uma grande pessoa, com grandes idéias. Para todos os cubanos ele é um verdadeiro herói.

Revolucionários cubanos prometeram não raspar a barba antes da vitória da revolução em todo o mundo ... Talvez você também não deve se barbear antes de ganhar, digamos, o Campeonato do Mundo?

• Você sabe, o meu colega Lázaro Bruzón usa barba ,estilo comandante, o tempo todo, - ri Leinier. Quanto a mim, vou fazer a barba antes do jogo de amanhã.

Quais seus planos no xadrez? Você espera se tornar mais forte?

• Trabalho seriamente para estar no top ten. Talvez já no próximo mês eu consiga.

Durante o Memorial Tal ,em Moscou, você estava acompanhado por uma bela mulher. Você pode nos contar sobre ela?

• Ela é a minha namorada. Nós somos da mesma cidade (Nota de Maiakowsky: a cidade é Guines) e estamos juntos há sete anos. Estamos muito felizes e tenho o prazer de tê-la. Ela é médica. No momento exerce a sua carreira na Europa. Apoiamos muito um ao outro!

Como você descansa após os jogos? O que você faz no seu tempo livre?

• Eu gosto de ouvir música e assistir seriados americanos. No momento estou fascinado com o seriado House. Se o personagem principal jogasse xadrez tão bem quanto cura as pessoas, seria, sem dúvida, Campeão do Mundo ... Além disso, eu gosto de outros esportes, um de meus favoritos é sem dúvida o futebol.

Você deve sentir um pouco de frieza em Khanty Mansiysk em comparação com Cuba ensolarada

• Esta é a minha terceira visita ao Khanty. A última vez fiquei num hotel fora da cidade. Então eu não tive a oportunidade de caminhar por esta cidade linda e calma. Mas agora estou quase no centro e às vezes saio do quarto do hotel para pegar uma brisa de ar neste inverno siberiano. Em geral, eu gosto daqui.

Existe uma opinião que os top enxadristas devem viver na Europa. Somente lá todos os torneios fortes ocorrem. E adicionalmente há problemas em muitas viagens de avião e jatinhos. O que você acha?

• É verdade, eu tenho que viajar para a Europa muitas vezes para me preparar para os torneios, para ter sessões de treinamento. Mas também é possível tudo isto sem mudar de residência. Eu quero jogar para Cuba!

fonte: http://ugra-chess.ru/eng/interv_6.htm

Nenhum comentário: