terça-feira, 3 de novembro de 2009

412- Epístola de Masca aos Alexanos!


Amigos,
foi fantástico poder participar de mais uma semi final de brasileiro !! O esforço de 11h na ida e 8h na volta, de onibus comum pois o aeroporto de vitória estava fechado devido a fortes chuvas, foi amplamente recompensado !
Um detalhe marcante para mim... Mesmo com o mundo desabando por lá, devido ao mau tempo, as rodadas começavam rigorosamente no horário com todas as mesas com peças e relógios devidamente arrumados, planilhas nas mesas, canetas, agua mineral e café servidos etc.. Acreditem que isso existe ....
Tive um desempenho acima do esperado (mesmo perdendo na última, fiz 4,5 pontos e pelo rating deveria fazer só 3,5. Ganhei 15 pontinhos de elo FIDE, oba !!!).
Na última rodada, infelizmente não resisti ao melhor jogo posicional do MI mineiro Wellington Rocha e ao meu cansaço psicológico e físico...(foram 3 rodadas no sábado, duas no domingo e duas na seguinda). Larguei feio um peão no apuro do tempo e perdi rapidinho depois dessa catástrofe. Mas o saldo foi super positivo ! Duas de minhas partidas causaram emoção no salão (a 5a. e a 6a!) e vários jogadores queriam saber quem era aquele coroa carioca..... Vi amigos enxadristas que há mais de 30 anos não via. Não tem preço...
Gostaria muito de compartilhar com vocês as emocões vividas (vejam a minha partida na 5a. rodada com um jovem talento mineiro de 2300 ELO FIDE !! Uma loucura maravilhosa no final !!) e proponho repetir aquele mesmo evento do ano passado, onde eu comento minhas partidas e detalhes do torneio, dos cariocas que foram etc e tal, ao vivo com vocês na sede da ALEX. Blanco se puder organizar para a próxima semana eu topo !
Sexta-feira seria o ideal, ou terça-feira também dá para mim. Tem que ter apenas um computador ligado à internet para ter acesso ao visor de partidas da FESX.
Quem quiser ver TODAS as partidas do torneio, basta localizar o site da federação espiritosantense de xadrez (digitem FESX no yahoo ou google) e entrar no PGN logo na primeira página do site. Vale a pena, pois há partidas muito instrutivas e bonitas.
E alguém sabe quando terá outro torneio FIDE por perto ???? A fome de xadrez é insaciável !! O amor também...
Um abraço à galera alexana !!
Mascarenhas
FM com toda a dignidade, suor e lágrimas/alegrias mas acima de tudo, paixão !

(grifos de Maiakowsky)

3 comentários:

Marco Maia disse...

Masca,

Você foi o melhor jogador do RJ na Semifinal, não só pelas partidas, mas também pelo desempenho. Pelos cálculos que fiz você faturou 16 pontos FIDE, e não 15... Parabéns!

Veja meu comentário aqui mesmo no blog do xará Maia no post anterior.

Um grande abraço,

Marco Maia

Paulo Goulart disse...

Prezado Mascarenhas,
teu amor pelo xadrez é inspirador. Dá pra sentir tua emoção...

Pessoas como você ajuda-nos a ter esperança que um dia as coisas irão tomar um rumo criativo, apaixonado, artístico sério...

Seriedade e amor...tudo o que precisamos...

Obrigado e sucesso!!!

Anônimo disse...

Valeu galera !

Vou mandar um email mais longo ao Maia, que não dá para postar no blog numa msg só, com mais comentários meus.

Agradeço e fico muito feliz com as palavras e apoiod e todos !

abs.
Mascarenhas