segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

482- TORNEIO DO BOLO DA ALEX!!


O TRADICIONAL TORNEIO DE BLITZ JOSÉ AUGUSTO NURCK (TAMBÉM CONHECIDO COMO "TORNEIO DO BOLO") SERÁ REALIZADO AMANHÃ, DIA 22/12 ÀS 19:00H NA SALA DA ALEX (RUA ÁLVARO ALVIM, 48/905-CINELÂNDIA). NÃO PERCAM A CHANCE DE GANHAR O RELÂMPAGO E LEVAR PARA CASA O DISPUTADO PRÊMIO: UMA GARRAFA DE VINHO DE PIOR QUALIDADE QUE ENCONTRARMOS NO MERCADO DA ESQUINA!!

Terminou o Torneio FIDE-35 anos, realizado num ambiente de extrema cordialidade e arbitragem impecável de Fernando Madeu. Vejam as fotos aqui!

Download das partidas
Reproduzo abaixo mensagem do mf Alberto Mascarenhas aos participantes do IRT-FIDE-ALEX 35 anos:

Amigos da ALEX,

Hoje pela manhã li uma frase do dia, da folhinha católica que me acompanha a cada ano desde muito tempo, que dizia o seguinte:
"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está passando inutilmente."(Érico Veríssimo)
E realmente tenho essa sensação boa ao ver o que foi construído, mantido (em termos de seus valores fundamentais e sonhos) e usufruído no que chamamos de ALEX.
Nesses 35 anos de história diferentes pessoas assumiram a direção da ALEX, mas seus valores fundamentais foram preservados e até mesmo melhorados. É gratificante ver que uma sementinha idealista de alguns jovens suburbanos resultou nesses 35 anos de história e torço para que siga por muito mais tempo ainda !

Neste torneio comemorativo de nossos 35 anos de existência, cada jogador teve seu torneio em especial, sofreu, alegrou-se, sonhou, imaginou linhas que nunca ocorreram e com certeza foi surpreendido por jogadas que não viu, mas fundamentalmente teve o prazer de praticar xadrez competitivo de bom nível, tanto técnico como organizacional.
Agradeço e parabenizo a diretoria da ALEX pela realização de mais um evento FIDE, e cada um dos participantes por compartilhar esse momento, que para cada um de nós é mágico, de prática competitiva de xadrez. Faremos melhor nos próximos !
Discussões políticas à parte, contem sempre com meu sincero apoio participativo (em todos os sentidos) para eventos como este. Penso que através de mais ações similares em nosso clube, em nossa cidade (e por que nào, em nosso estado) poderemos revitalizar a pratíca de xadrez, trazendo mais praticantes para os torneios e o surgimento ou desenvolvimento de talentos e maior inclusão social também.
Como já reiterei com vários de vocês, farei o que estiver ao meu alcance para que a prática de xadrez ganhe mais relevância e consistência em nossas proximidades, pois só assim poderemos usufruí-la e apreciá-la à plenitude, contribuindo para uma sociedade melhor.
Estamos apenas no começo, pois tenho certeza que chegaremos muito mais longe !
Pego emprestada uma frase do blog do Joca (grande Joca!), ela retrata bem o que sinto e vivo há cerca de 36 anos com o xadrez.... (1973 a 2009 !)
"PARA LOS JUGADORES DE AJEDREZ LA VIDA NADA MAS ÉS QUE UN MERO PARÉNTESIS ENTRE PARTIDA Y PARTIDA" (V.VARAKJAN)
Se ao ler esta frase, você se identificar com ela, junte-se a mim, a nós, e vamos em frente !
Por fim, reflitam sobre o provérbio chinês abaixo... (entre parênteses a minha interpretação pessoal, aplicada à minha vida enxadrística, desde meu afastamento competitivo ao vivo até o gradual retorno, competitivo e organizacional)
Ouça, e você esquecerá (só saber de torneios, sem nem ir aos eventos)
Ouça e veja, e você saberá (saber de torneios, ir a alguma rodada, mas não jogar)
Ouça, veja e faça, e você será capaz (ir com tudo sobre essa paixão chamada xadrez!)
Somos todos capazes!
Mais um IRT feito e bola pra frente, mesmo perdendo ELO (rsrsrs) !
Um abraço galera !
Alberto Mascarenhas

Um comentário:

Paulo Goulart disse...

Mestre Maia,
agradeço ao teu espírito apaixonado pelo Xadrez a postagem de mensagem tão inspirativa...

Aproveito esse Blog para saudar ao Alberto Mascarenhas: Prezado Alberto Mascarenhas, conheci voce no Capeonato Estadual de 1981, naquela época voce era um Deus para mim, que começava a amar as produções artísticas de Caíssa.

Nunca poderia sonhar que depois de tantos anos, que por tráz daquele Deus, surgiria uma pessoa tão extraordinária.

Obrigado, Mascarenhas! São pessoas assim que nos ajudam a acreditar que vale à pena sonhar com um futuro melhor para o Xadrez no Rio de Janeiro!