quarta-feira, 3 de março de 2010

554- Brazuca na briga pela 2ª norma de MI



O mf Potiguar Carlos Alberto Barreto está em Buenos Aires onde jogará de 8 a 14 de março um ITT no Clube Argentino de Xadrez (como diria Joca, não morram sem antes conhecer o Clube Argentino de Xadrez, palco da épica batalha de dois gigantes: Alekhine x Capablanca!). Este simpático mestre lutará por sua 2ª norma de MI! Outro brazuca estará presente, o catarinense Alfeu Bueno. Vamos todos torcer por eles!! A lista de participantes deste ITT é a seguinte:




1. MF Ramiro dos Santos 2435 (ARG)

2. MI Lucas Liascovich 2419 (ARG)

3. MF Jorge Rodriguez 2401 (ARG)

4. MI Maximilliano Ginzburg 2400 (ARG)

5. MF Carlos Alberto Barreto 2362 (BRA)

6. Alfeu Bueno 2349 (BRA)

7. MI Facundo Quiroga 2334 (ARG)

8. MF Alex Cuevas 2272 (ARG)

9. Charles Filion 2217 (CAN)

10.MF Sebastian Granara 2209 (URU)


Pelos cálculos de Barreto, ele tem que fazer 6/9 para conquistar seu objetivo. Sua viagem para a Argentina teve a ajuda do mecenas carioca Alberto Mascarenhas (ver entrevista na postagem 544) que ofereceu passagens aéreas para quaisquer países da América do Sul ao campeão do VII Magistral de Natal (não morram, amigos, sem conhecer Natal!)!!

E agora, como sou admirador dos clássicos, reproduzo abaixo um grande trabalho do prof. Alberto Anzuategui sobre o Clube Argentino e o match Alekhine x Capablanca.




Alekhine x Capablanca


Buenos Aires 1927


Um dos mais famosos matches por um título mundial de xadrez foi disputado entre Capablanca e Alekhine.
A disputa começou no dia 16 de setembro de 1927 e terminou no dia 29 de novembro do mesmo ano com o abandono de Capablanca no 82º lance da 34ª partida na qual não compareceu para a continuação da mesma.
A intenção desta breve resenha do memorável duelo não é recorda-lo através de partidas , e sim de alguns fatos e anedotas que abrangeram o match.
Depois de terem sido acertadas as condições em que se disputaria o título, condições estas que foram colocadas por Capablanca em 1922 após vencer o torneio de Londres, ( 1º torneio que Capablanca disputava como campeão do mundo após vencer Emanuel Lasker em Havana 1921), as principais regras eram as seguintes:
a- O match será disputado e vencido por aquele que conquistar primeiro 6 vitorias (os empates não contam).
b- O ritmo do jogo será de 2,30 h. para 40 lances.
c- Após 5 horas de jogo a partida será suspensa, e reiniciada no dia seguinte se não for domingo (domingo era dia livre).
d- Para a disputa do título deve existir uma bolsa de prémios no mínimo de 10.000 dolares sem contar gastos de viagem e estadia.
e- Será entregue previamente ao campeão 20% da premiação, do restante o vencedor ficará com 60% e o perdedor 40%.
f- Cada jogador terá o direito de pedir 3 dias livres durante o match.

O campeão do mundo José Raul Capablanca ( que nasceu no dia 19 de novembro de 1888 em Havana - Cuba e morreu no dia 8 de março de 1942 em Nova York - Estados Unidos) partiu de Nova York no navio americano "Western World" fez uma escala no Brasil passando pelo Rio de Janeiro e São Paulo (tambem fez uma breve escala em Montevidéu) no Uruguai e chegou em Buenos Aires no dia 30 de agosto.

O desafiante Alexander Alexandrovich Alekhine ( que nasceu em Moscou - Rússia no dia 1º de novembro de 1892, embora alguns digam que foi 31 de outubro, mas a a data que consta no seu túmulo no cemitério de Montparnasse em Paris é 1º de novembro) e morreu no dia 24 de março de 1946 em Estoril - Portugal) partiu da França com sua esposa no navio "Massilia" e desembarcou em Buenos Aires no dia 7 de setembro de 1927.
(Coincidências a parte Capablanca e Alekhine nasceram no mês de novembro e faleceram no mês de março ambos com 53 anos.)

O match foi disputado no Clube Argentino de Ajedrez ( fundado no dia 17 de abril de 1905 ) que na época ficava na rua Carlos Pellegrini 449, atualmente o endereço é rua Paraguai nº 1858.


(Foto de 2005 ano da comemoração de 100 anos do clube)

O árbitro principal foi José Pérez Mendoza e o substituto Carlos A. Querencio.
Capablanca ganhou 3 partidas: a 3ª, a 7ª, e a 29ª todas com as brancas, já Alekhine venceu 3 com as brancas: a 12ª, a 32ª e a 34ª e 3 com as pretas: a 1ª, a 11ª e a 21ª, as outras 25 terminaram empatadas.
Das 34 partidas disputadas a única que começou com o movimento P4R (e4) foi a primeira. Todas as outras 33 começaram com P4D (d4). Na referida partida, Capablanca que conduzia as peças brancas jogou -e4- e Alekhine respondeu -e6- uma francesa e ganhou em 42 lances, causando a primeira grande surpresa pois a maioria considerava o mestre cubano favorito.

Capablanca que já tinha visitado Buenos Aires em 1911 e 1914 e feito vários amigos, era bem mais conhecido e aclamado pelo público em seus passeios pela cidade.
Aos domingos "Capa" como era chamado entre os amigos, estava sempre presente no joquei-clube de Palermo ou se deslocava até La Plata outro local frequentado pelos amantes do Turfe.
O teatro de revista também era um lugar que Capablanca e seus amigos costumavam incluir em seus roteiros.
Na avenida Callao ficava um restaurante muito popular entre os boêmios de plantão, pois ali normalmente recuperavam as energias.
Em sua horas vagas era muito comun encontrar Capablanca jogando dominó, baralho ou bilhar.
Ja Alekhine que tinha viajado com sua esposa levava uma vida bem mais moderada, hospedado no Hotel Majestic. Passava parte do seu tempo no jardim do último andar, onde habitualmente analisava suas partidas, especialmente as que eram suspensas.
Roberto G. Grau, forte jogador argentino e autor de vários livros de xadrez, em seu terceiro volume da coleção - Tratado General de Ajedrez - pag. 241 comenta a 22ª partida que chegou nesta posição.


( 40 lances realizados) foi suspensa.
Como era final de semana, sexta feira aproximadamente meia noite a partida só foi reiniciada na segunda feira às 19h. (a pedido de Capablanca).
Roberto Grau que quando solicitado ajudava Alekhine em suas análises conta que estudaram a posição por umas 6 horas.
O próprio Alekhine ao chegar no clube na segunda feira logo depois das 17h. e ver vários aficionados analisando a partida disse que tinha estudado a posição durante muitas horas e que sua esposa ia anotando tudo num caderno e dava por certo sua vitória que seria a 5ª.
Quando faltava 5 minutos para as 19h. Alekhine, vendo que Capablanca não chegava, dirigiu-se ao local do jogo no 2º andar onde já se encontrava o árbitro Carlos A. Querencio.
Por sua parte, Capablanca fiel ao seu estilo de vida e aos seus "compromissos sociais", não fez sua análise caseira e chegou ao clube com 15 minutos de atraso,(o relógio já tinha sido acionado) no lugar de dirigir-se à sala da partida este solicitou um tabuleiro e peças e se isolou em outro cômodo para analisar a posição; enquanto isso, Alekhine foi avisado e por sua parte reclamou com o árbitro, mas este alegou que já tinha acionado o relógio e que Capablanca não se encontrava no local do jogo portanto nada podia fazer. (Aqui cabe uma pergunta, estava certo o árbitro? "Bem ao meu entender sim, é só ler as regras da FIDE")
Quando Capablanca finalmente entrou na sala de jogo e o envelope foi aberto, restavam apenas 15 minutos para Capablanca chegar até o lance 56.
A partida continuou com o lance secreto de Alekhine (41- P4BD ). Lá pelas 23h.a partida terminou empatada no lance 86, tendo Capablanca rei, torre e cavalo contra rei e torre de Alekhine.
Ao descer a escada Capablanca foi recebido com aplausos pelo público presente.
O placar após esta partida estava 4 vitórias para Alekine, 2 para Capablanca e 16 empates.

Outro fato que deve ser destacado ocorreu na partida nº31 que começou no dia 18 de novembro: é que após o lance 40 a partida foi suspensa e deveria continuar no dia seguinte sábado 19 de novembro dia do aniversário de Capablanca, mas como este já havia esgotado seus 3 pedidos de dia livre, deveria continuar a partida no sábado. Alekhine sabendo da situação e tendo ainda direito a 1 dia livre, em um gesto de cavalheirismo fez o pedido, e assim Capablanca pode festejar o seu aniversário junto aos seus amigos e a partida foi reiniciada na segunda feira terminando empatada.

A mesa com as peças o relógio e as cadeiras que foram utilizados no match encontram-se preservados no Clube de Ajedrez Argentino.





Depois de 10 partidas empatadas (desde a 22ª até a 31ª) Alekhine enfim conseguiu sua 5ª vitória na partida 32ª, jogada nos dias 22 e 23 de novembro e que Capablanca (de pretas) abandonou no lance 63º. De esta forma para Alekhine só faltava 1 vitória para conquistar o título de campeão.
A 33ª partida jogada dia 25 de novembro terminou empatada em apenas 18 movimentos.
No sábado 26 de novembro inicia-se a 34ª partida com Alekhine conduzindo as peças brancas. No lance 40 a partida foi suspensa, como era sábado a partida teve seu reinício na segunda feira 28 de novembro às 19 horas, continuando até o lance 81º das pretas - R c6 - onde novamente a partida foi suspensa.
Alekhine registrou seu lance secreto (que não foi secreto) já que ele mesmo ao descer a escada e ser questionado pelo público sobre seu lance disse:
" T e7 para que o rei preto não passe".
No dia seguinte 29 de novembro foi grande a concentração de aficionados no Clube de Ajedrez Argentino pois a vitória de Alekhine era inegavel e de esta forma o título de campeão do mundo mudaria de mãos.

Capablanca não se apresentou para o reinício, em seu lugar enviou um mensageiro com uma carta para Alekhine, esta escrita em francês, reduzidamente dizia :
" Estimado Doutor Alekhine, abandono a partida, é o senhor o campeão do mundo. Meus parabéns. Cordialmente
J. R. Capablanca."

De esta forma chegava ao fim o mito de que Capablanca era invencível.
Durante vários anos tentou-se que Alekhine desse a revanche a Capablanca mas por diversos motivos isto nunca aconteceu.
Capablanca e Alekhine ao longo dos anos jogaram 49 partidas, os resultados foram:
De 1913 a 1927 disputaram 12 partidas, Capablanca venceu 5 e empatou 7.
Em Buenos Aires disputaram 34, Alekhine venceu 6, Capablanca 3 e 25 empates.
De 1936 a 1938 disputaram 3 partidas, Capablanca venceu 1, Alekhine 1 e 1 empate.
Resumindo 9 vitórias de Capablanca 33 empates e 7 vitórias de Alekhine.

Autor: Eduardo Alberto Anzuategui




Todas as imagens acima retiradas da ChessBase Espanhola.

Para finalizar, abaixo uma carta de Capablanca, escrita em 1939 (clique no texto para ampliá-lo)


7 comentários:

joca dedeus disse...

Grande Maia,

Boa chamada: -não morram, estimados capivaras, sem conhecer Buenos Aires e el Club Argentino de Ajedrez...

http://www.chessbase.com/espanola/newsdetail2.asp?id=3484

Lembro-me como hoje da bela organização da "Copa Legislatura 2006", quase 500 participantes! e, fato curioso e que demonstra o prestígio do xadrez por lá: -o fechamento da rua movimentada, defronte ao Club (calle Paraguay) para abertura do torneio, com presença de diversas autoridades!
Aproveitem a vantagem câmbio favorável (1,00/ 0,48)
joguem um belo torneio(maio promete!) e levem a patroa à uma belíssima cidade!

http://www.mibsasquerido.com.ar/BuenosAires1.htm

E torçam pelo Joca lá em Caxias...
(cerveja, loiras e Ivanchuk!)

Joca
www.xadreztorneios.blogspot.com

joca dedeus disse...

Mainha,

Em tempo:

Vejam matéria daquele torneio, com destaque para: "La policía corta la Calle Paraguay por el torneo de ajedrez"

sucesso!

Joca
www.xadreztorneios.blogspot.com

joca dedeus disse...

http://www.chessbase.com/espanola/newsdetail2.asp?id=4769

Matéria alusiva àquele evento.

abraços,

Joca

O LOBO disse...

Brasil!!

Francisco Schwab disse...

Prezado Maia,
Mais uma vez parabéns pelo seu blog, sempre interessante e útil.

Quanto às notitícias sobre o famoso match Alekhine vs. Capablanca em 1927, me chamou a atenção o alto conceito em que era tido o mestre Eric Eliskases, pois foi treinador de Aliosha e depois Capa queria contrata-lo em 1939, dizendo em sua carta "não há melhor treinador do que Eliskases".

Como sabemos, Eric esteve alguns poucos anos no Brasil, primeiro no Rio e depois em S.Paulo, mas acabou se transferindo para B.Aires, onde residiu muitos anos.
Foi pena não conseguirem retê-lo por aquí, fez muita diferença.
Durante muitos anos seu livro "Jogo de Posição" era um dos poucos disponíveis no Brasil.

Posteriormente, quando Meking ia ao seu primeiro Interzonal em 1967, conseguiram contratar Eliskases para acompanha-lo e ser seu analista. Seria interessante alguém entrevistar Meking sobre esta passagem, e suas impressões a respeito deste grande personagem e de sua experiência no evento.

Abraços,
franciscoschwab@hotmail.com

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Caro Schwab,

Obrigado pelas gentis palavras.

Você sabe que troco e-mails com amigos de Cuba e por várias vêzes eles me pediram para enviar cópias do Jogo de Posição do Eliskases!! Não tenho este livro!
Eu gostaria um dia de poder entrevistar o Mecking. Seria uma entrevista bem diferente de todas que já fizeram com ele.

Grande abraço!

amasca disse...

Pô Mainha,

por que entonces no fostes a la fiesta de la uva ??

Mequinho está por lá e Maiakowsaky poderia grampeá-lo para uma mega entrevista !!! Fora o Ivanchuk...

Essa eu perdi... Estou vendo as fotos quase que ao vivo no twitter de caxias do sul, via blog da loja de xadrez e deu água na boca...

292 loucos (e loucas) por xadrez na maior festa, sem valer rating, mas sim pelo prazer e alguns trocados para os melhores...

Uma pena não ter ido...

abs.
Mascarenhas