sábado, 13 de março de 2010

559- Superando Limites II-Ainda Gibraltar!


O Mascarenhas me enviou esta foto. uma das 10.000 tiradas em Gibraltar! Era a 3ª rodada do Challenger. Perto da janela o enxadrista espanhol Ramon Garcia Magadan que é deficiente visual. Não dá para notar mas o relógio é especial, tem dois botões a mais que Ramon aciona para saber, via áudio, o tempo restante de reflexão para ele e seu adversário. Maneiríssimo!!

4 comentários:

joca dedeus disse...

Mainha,

Pelo visto você não conhece nem viu em ação nosso grande representante, o Crisolon Vilas Boas, mineirinho esperto, 2600 de Devassa, sofredor do Galo.

abraço a vocês dois, quem sabe tomaremos umas nós três!

Bom domingo, vá tomar uma praia...tá branquelo Mainha!

Joca
www.xadreztorneios.blogspot.com

amasca disse...

Oi Maia,

complementando, foi realmente emocionante ver essa partida. O adversário do Garcia Magadan era um MF de pouco mais de 2200 FIDE e não se conformava de ver um deficiente (com elo menor) levando vantagem contra ele.

Tentava de todos os modos provocar algum erro crasso de seu oponente e ele não acontecia.

Outro detalhe a ser comentado, após cada lance o Garcia Magadan falava alguma coisa em seu celular. E esporadicamente ele colocava pequenos fones de ouvido e acionava botões especiais do relógio, certamente para ouvir algo
sobre o tempo de reflexão e número de jogadas.

Era permitido a ele manusear (tocar sem tirar de suas casas) as peças no pequeno tabuleiro à sua frente. Quando se decidia pela jogada, movimentava a peça no tabuleirinho e acionava o relógio.
Seu adversário realizava este movimento em seu tabuleiro, pensava e após fazer a sua jogada acionava o relógio e em paralelo um árbitro auxiliar cantava a jogada para o espanhol e a partida seguia.

Foi contagiante a emoçào do desenrolar final da partida...Até o abandono do MF.

Para quem quiser ver esta partida da foto e entender melhor o que eu digo, foi a partida 3.51 do Challengers 2 de Gibraltar. A foto foi tirada segundos antes da jogada 30 das brancas (30.Cf4)

Basta entrar em www.ajedrezenmadrid.com clicar em torneos, enero 2010 e buscar no fim da listagem o Challengers 2 de Gibraltar.

Após entrar nele, basta buscar no visualisador de partidas (item à esquerda da tela) a partida 51 da 3a. rodada (3.51).

Abs.
Mascarenhas

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Joquinha,

Será um prazer conhecer um dia o Crisolon! Abração, cara!


Masca,

obrigado pelos comentários. Na 4ª feira posto a partida do Magadan. Abração!

joca dedeus disse...

Masca, caro Masca,

O que ele falava no celular era os lances. Eles não anotam, portanto, gravam os lances.
Os botões no ouvido informam o tempo.

Aproveito pra mandar um abraço aos três colossos: Crisolon, o ceguinho mais forte mulherengo do Brasil; Masca o gentleman, e Mainha, o vermelho!

Joca
(daqui a pouco tem praia...Arpoador até 22h00...!)