sábado, 20 de março de 2010

566- MATINHO EM 2 DO FINDI!

T.R. Dawnson, Falkirk Herald, 1914.

BRANCAS JOGAM E DÃO MATE EM 2 (EXIGE RACIOCÍNIO LÓGICO!).

5 comentários:

amasca disse...

Oi Maia,

vc. dando-me trabalho extra...
Mateie ste matinho em 2.

Mas não vou revelar para não estragar o trabalho e lazer dos seus demais 17 leitores.

Vou deixar uma pista... A solução tem a ver com os bispos das negras...

abs.
Mascarenhas

Marco Coutinho disse...

Prezado Maia,

Bem, consideremos qual foi o último lance das negras:os peões centrais negros estão bloqueados e os peões do cavalo e da torre negros estão em sua casa de origem. O Rei negro está sem lance legal.(Observar que os dois cavalos brancos estão defendendo o peão branco de e7. Mesmo se o último lance das brancas tivesse sido o movimento de cavalo, ainda teria o outro defendendo o peão de e7.)Então, os único lances só poderiam ter sido d7-d5 ou f7-f5. Mas, se o peão tivesse em d7 e pela configuração das peças, como o Bispo negre teria se movido? Então, o último lance negro foi: f7-f5. Desta forma, brancas têm mate em dois: 1. g5xf6; b7xCc6(ou h7xg6); 2. f7++.
Bem, eu acho que é isso, mas o problema é bastante interessante e têm ainda outros componentes, como oito peões brancos, sendo que quatro na coluna do rei! Os peões de a, b, g e h não estão em suas respectivas colunas. Na verdade, através de capturas os de a e h foram para b e g, que por sua vez passaram a ocupar as colunas c e f, respectivamente. Os de b e g foram para c e f e os de c e f foram para d e e, respectivamente. Bem, eu acho que é isso.
Um abraço,
Marco Coutinho

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Caro Marco,

muito bem, brilhante!

Esses problemas de análise retrógrada são muito interessantes. Tem que usar raciocínio lógico efetivamente.
Postarei mais alguns mas aviso: serão osso duro de roer!!

Grande abraço.

Maia.

Ricardo Vilela disse...

Oi, Maia.
Tentando completar o raciocínio do Coutinho, acho que faltou falar que os peões brancos tiveram que fazer todas as 10 capturas de peças pretas, o que impossibilita o bispo da dama preto de ter sido capturado em sua casa de origem. Assim, o peão de d7 já havia se movido antes do bispo ser capturado, eliminando d7-d5. Como o último lance branco foi de rei, ele só pode ter vindo de d5, d6, f5 ou f6, o que elimina os prováveis últimos lances pretos d6-d5 e f6-f5. Assim, o penúltimo lance preto foi e4, o último das brancas foi Re5, vindo de d6, f6 ou f5, o último das pretas foi f7-f5. É isso mesmo, mestre Maia?

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Rei do Solving Show! de fato teu complemento é a essência do raciocínio lógico do problema. Os peões brancos tiveram que fazer 10 capturas para atingirem a posição, logo tomaram as torres, bispos, cavalos, dama e 3 peões das pretas. Assim, com o peão preto em d7 o bispo preto das casas brancas só poderia ter sido capturado em c8 por um peça branca, o que a análise retrógrada provou ser impossível.
Agora não entendi seu comentário final. o penúltimo lance das negras pode ter sido d6-d5 não?
n-2: ...Be6; n-1: dxe6-d5; n: Re5-f5.

Sábado vou postar um interessante!
Grande Abraço!