quarta-feira, 19 de maio de 2010

615- Olimpíadas Escolares RJ-2010



Maracanãzinho recebe cerimônia de abertura das Olimpíadas Escolares 2010


O GM Darcy Lima é homenageado na cerimônia de abertura das Olimpíadas Escolares 2010 no Maracanãzinho.

A quarta edição das Olimpíadas Escolares 2010 foi aberta oficialmente sábado, dia 8, no Maracanãzinho. A cerimônia contou com a presença das Secretárias de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, de Educação, Tereza Porto, de autoridades do esporte e de atletas representantes de diversas modalidades esportivas, como a velocista Bárbara Leôncio, o campeão de vale tudo Vitor Belford, a atleta olímpica de voleibol Jaqueline Silva, do GM Darcy Lima representando o xadrez, entre outros.

A novidade deste ano está na inclusão de três novas modalidades olímpicas nas competições: taekwondo (apenas na categoria B, de 14 a 17 anos), ciclismo e ginástica rítmica. Ao todo, serão disputadas 14 modalidades, divididas pelas categorias A, de 12 a 14 anos, e B, de 15 a 17 anos. Basquete, futsal, handebol e vôlei serão os esportes coletivos, e atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, ciclismo e ginástica rítmica, integram os individuais.

Um desfile com integrantes de escolas de cada município inscritas nas competições abriu o evento. Foi acesa uma pira olímpica, houve apresentações artísticas e de bandas escolares, entre outras atividades. Todos os alunos do Ensino Fundamental, com idades entre 12 e 17 anos, estão aptos a participar das Olimpíadas Escolares, consideradas o maior evento estudantil esportivo do Brasil.

Promover a inclusão social a partir do esporte, detectando novos talentos e incentivando os jovens para a conquista do sonho olímpico de 2016. Este é o grande objetivo das secretárias Marcia Lins, de Turismo, Esporte e Lazer e Tereza Porto, da Educação. A expectativa é de que 16 mil alunos de 600 escolas participem das competições, que terão duração de sete meses. Das Olimpíadas Escolares sairão os representantes do estado para a etapa nacional, que será disputada em setembro e dezembro, respectivamente.

fonte: blog do Clube de Xadrez de Mendes

Nenhum comentário: