quinta-feira, 3 de março de 2011

924- Belíssima Noite com o Xadrez!

Ontem foi realizado o evento cultural "Uma Noite com o Xadrez" no Centro Cultural da Justiça Federal aqui na cidade do Rio de Janeiro. O Xadrez foi o tema do evento, com homenagens a pessoas relacionadas com a Justiça e profisionais de várias áreas que jogaram (bem) Xadrez no Rio de Janeiro.

O evento foi composto de uma performance teatral, onde o ator Sérgio Motta leu textos de Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa e Jorge Luis Borges baseados em Xadrez. Em paralelo, ao fundo, fotos de eventos de Xadrez do século XIX e início/meados do século XX (Morphy, Andersen, Lasker, Alekhine, Ninzowitsch, Capablanca, etc.) e no palco um tabuleiro de Xadrez que servia ao artista para representar o esforço de concentração e as emoções de um enxadrista (sem palavras, só por mímica).

Em seguida tivemos uma performance musical do Bernardo Katz. Bernardo é carioca e foi uma espécie de menino prodígio do Xadrez carioca, no início dos anos 70 (é um pouco mais novo que o MI Eduardo Limp e o MF Sadi Dumont, mas os enfrentava de igual para igual em finais de estadual memoráveis naquele período). Bateu inclusive o campeão brasileiro J T Mangini, mas ao final da adolescência optou por dedicação exclusiva à música, foi para o exterior e o Xadrez ficou em segundo plano (mas ele joga até hoje! pela internet).

Dr Luciano Herman Belém, também forte enxadrista no âmbito carioca da década de 70, é filho do Desembargador Luciano Belém (ambos são cearenses de nascimento!), vice campeão brasileiro de 1952 e já falecido.

Após a performance musical do Bernardo, tivemos um debate (com a mediação do crítico literário Ricardo Oiticica) com alguns notáveis do Xadrez carioca e que se destacam em outras profissões diferentes. Falaram sobre o que o Xadrez significou/significa em suas vidas e sobre os grandes do Xadrez. Foi muito enriquecedor ouvir essa visão de um músico virtuoso (Bernardo Katz), de um médico cardiologista de renome (Luciano Herman Belém), de um oficial de justiça (Carlos Rosa - Bi campeão estadual do RJ) e de um engenheiro, gerente de sistemas de informação (mf Alberto Mascarenhas). Ao final, foram entregues placas de louvor ao dr. Luciano Belém (in Memoriam), e a Carlos Rosa e José Eduardo Maia (servidores públicos federais, ex-campeões estaduais RJ).



Magnífica apresentação de Bernardo Katz! Pedimos bis!!

Debate. Da esquerda para a direita: Carlos Rosa, Luciano Belém, Alberto Mascarenhas, Bernardo Katz e o Juiz Federal Adriano Saldanha.

Carlos Rosa, depois de receber justa homenagem.

Luciano Herman Belém recebendo a placa em homenagem a seu pai, o Desembargador Federal Luciano Belém.

Da esquerda para a direita: Adriano Saldanha, Ricardo Oiticica, Eduardo Maia, Bernardo Katz, Alberto Mascarenhas e Luciano Belém.

Masca e Maia: Convergentes, resgatando e respeitando a história do Xadrez e dos enxadristas do Rio de Janeiro.

Os amigos que prestigiaram o evento: Miltom Okamura, José Blanco, Ricardo Vilalba, Sérgio Patrício e José Carlos Mesquita.


2 comentários:

Kleber Victor disse...

Justíssima a homenagem e grande evento. Parabéns a todos!
Grande abraço, Kleber Victor

patricio disse...

Eu tive uma das maiores experiências da minha vida ontem.
A cultura está em primeiro lugar na ideologia convergente ! ! !

Parabéns e muito obrigado pelo evento