terça-feira, 8 de março de 2011

925-Carnatal!!


Senhores, acabei de chegar de um descanso de carnaval em Natal onde joguei o 8º Magistral daquela bela cidade!
Recomendo aos amigos que joguem esse torneio que sempre acontece no carnaval. É um belo torneio, muito bem organizado e dirigido pela família Macedo, além da consideração dos organizadores (foram me recepcionar no aeroporto. Muito obrigado pelos translados, amigo mf Máximo Valério!) para com os participantes.
De cariocas, fomos eu e Jorge Chaves. Ambos, apanhamos sem dó nem piedade! Como apanhamos! Tenho que reciclar abertura, meio-jogo, final, condições psicológicas.....aff!! até a dama eu entreguei!! Mas, como sou insistente, voltarei ano que vem para jogar o 9º Magistral!! Ainda vou jogar um bom torneio lá, questão de honra!!!
Não pude fazer a cobertura do torneio pelo blog, primeiro porque não levei máquina fotográfica e segundo porque queria mais era passear nas horas livres!
Reencontrei velhos conhecidos como os mf Carlos Pinto e Marcos Asfora e tive o prazer de conhecer novas caras como o MI egípcio Samy Shoker e o maranhense -botafoguense-sampaiense(??) Nicolau Leitão. Conversei com Samy. Ele faz um trabalho muito bonito com crianças no Oiapoque, Guiana Francesa e Barbados. Ganhou o torneio, com 6,5 em 7 rodadas.
Conversei também com Nicolau alguns assuntos, tais como a surreal situação da Federação Maranhense de Xadrez ( o mf Vinicius Tiné já havia me falado também da igualmente surreal situação da Federação Pernambucana!). Nicolau joga muito bem, apesar de participar de poucos torneios ao ano. Veio acompanhado de seu pai, José Leitão, demonstrando, assim, que o GM Rafael teve uma boa base famíliar para o seu desenvolvimento. Só falta uma coisa ao Nicolau: não ter medinho de jogar com a camisa do Botafogo!
Anotem um nome: Paulo Barbosa. Esse paraibano tem um grande conceito de xadrez, joga firme. Foi o único a tirar 0,5 pt. de Samy Shoker. Vai ser MI, certamente.
Por fim, é sempre um grande prazer reencontrar o avô da Família Macedo, Luis Macedo. Esse senhor de mais de 80 anos é muito querido. Apaixonado por xadrez e pelo Fluminense, ele joga o torneio e circula com entusiasmo pelo salão de jogo, acompanhando as partidas (em especial dos filhos Máximo e Alexandre e do neto, mf Iack). Quando termina uma partida ele cumprimenta primeiro o vencedor e depois o perdedor (que se rende à candura daquele senhor!)! Conversamos muito sobre futebol, sobre Flamengo e Fluminense (sabe TUDO sobre o Tricolor!). Ele sempre pergunta: "Mas por que você é Flamengo?". Muita saúde a Luis Macedo, espero reencontrá-lo em 2012!

Até o Carnatal 2012!!

Outro motivo de satisfação para mim é ver a repercussão do Movimento Convergência fora do RJ. O que mais ouvi foi: "e aí, Maia, e a Convergência?" ! muito bom!!

Para finalizar, algumas imagens. Crédito do ótimo blog (recomendo a leitura) Reino de Caissa.

Paulo Barbosa (de brancas), após empatar com o MI Samy Shoker

Nicolau, seu pai e Ester

Luis Macedo

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu pela lembrança, Maia! Foi um grande prazer!
Alguns pitacos:
- quem torce pelo Sampaio é boliviano ou sampaíno;
- todo botafoguense é supersticioso, daí não jogar com a camisa do Fogão;
- apesar dos problemas jurídicos da Femax, avançamos nos últimos dois anos, especialmente em n.o de jogadores Fide;
nos vemos por aí!

Nicolau Leitão
São Luís-MA