terça-feira, 23 de agosto de 2011

1056- Fato lamentável com o CXTR


O Império aprontou mais duas.......!! prometeu torneios para o Interior: em Cabo Frio no fim de semana que passou e em Três Rios no final de semana próximo...o primeiro não se realizou e no segundo frustrou os dirigentes locais, ou seja, não haverá o certame.
É bom os enxadristas e dirigentes lerem o comunicado do Sr. Presidente do Clube de Xadrez de Três Rios (CXTR). Podem ler AQUI.
Uma desconsideração lamentável o que se fez com Três Rios. Com um clube que faz xadrez (excelente a idéia do Intra-Clubes, modelo a ser seguido) com dedicação e zelo.
Não pensem, caros leitores, serem estas palavras nutridas de um oportunismo raso. Não! sabemos que o CXTR não é um aliado ou simpatizante Convergente (inclusive, declinando nosso convite à vice-presidência) e provavelmente manterá essa linha. Porém, o que nos diferencia dos outros é a preocupação primeira em respeitar quem produz xadrez, independente se vai votar a favor ou contra. Isto nos leva a firmar parcerias com clubes aliados e não aliados. Eleição, se ganha e se perde e a próxima eleição nunca será a última. Mas, perenes devem ser a postura e ética em prol do tratamento com respeito e dignidade àqueles que fazem xadrez com honestidade.
O Sr. Patrick foi avisado. Em uma daquelas "dialéticas tumultuadas" eu avisei que um dia o escorpião iria picar (é a sua natureza!). Sou advinho, sou o Herculano Quintanilha do O Astro? Não. Primeiro, estou nessa estrada há quase 30 anos. Segundo, como estatístico de formação, eu considero os padrões de regularidade de certos "fenômenos". Terceiro, tenho um profundo amor à causa pelo Xadrez e sua ambiência (me ajudou muito em minha formação ética, na minha perseverança em vencer dificuldades, na minha autoestima).
E o padrão de regularidade estima os próximos fatos: uma desculpa esfarrapada, vai chamar de amigo, promessas grandiosas, deputado x, vereador y, Kasparov, o diabo! É padrão! uma série histórica de quase quinze anos, caro Patrick!
Se começarem a levar em consideração o que escrevo, então podem refletir sobre o que afirmarei agora: não há terceira via nenhuma! há uma via da CONTINUIDADE, representada por candidatos de essência similares: Ricardo Barata e Reynaldo Velloso são idênticos! em posturas envolvendo com falácias políticos profissionais, em se utilizar de pessoas operosas para "o trabalho duro", em gostar de discursos e holofotes. E, principalmente, em utilizarem o Xadrez como plataforma para alavancagens políticas pessoais.
E há a via da MUDANÇA. Representada pela candidatura do MF Alberto Mascarenhas, com uma diretriz de atitudes respeitosas e construtivas para com TODOS que produzem Xadrez no Estado do Rio de Janeiro. Com plataformas e propostas transparentes, publicadas. A CONVERGÊNCIA veio para ficar, independente do vencedor das próximas eleições. O MF Mascarenhas AMA Xadrez em todas as esferas de atividade (iniciantes, mestres, escolar, veterano,etc), tem uma tremenda bagagem gerencial e é muitíssimo bem sucedido profissionalmente, não necessitando de alavancagem pessoal por meio de uma federação de xadrez.

Reflitam.

Um comentário:

André Luís Gueiros de Freitas disse...

Querido Maia, sou seu FÃ, admiro muitíssimo o trabalho que vc, o Masca, o Elcio e todos da convrgência vem feito em prol do Xadrez Carioca.
Abs grandes!!!

Covergência na cabeça!!!