sábado, 10 de julho de 2010

671- Simplicidade e coerência de nossos atos!!

Os palestrantes Christian Toth e Roberto Cintra

Texto do mf Alberto Mascarenhas

Foi muito agradável assistir a palestra do MI Christian Toth e do Prof. Roberto Cintra na AABB-RIO neste sábado à tarde!
O tema foi em torno da simplicidade e coerência de nossos atos, refletidas em uma partida magistral analisada pelo Christian e Roberto, e que se aplicam à perfeição em nosso dia a dia !
Foram duas horas de intenso diálogo entre os presentes e que ao final nos engrandeceu bastante principalmente em termos filosóficos e a salva de palmas expontânea demonstrou o quanto foi bom estar lá, todos CONVERGENTES num ideal de melhor qualidade de vida através da prática do xadrez !
Para matar a curiosidade, além das fotos tiradas transcrevo abaixo a pérola magistral base da palestra deles:


Portisch 1 x 0 Bronstein - Monte Carlo 1969
1.d4 d5 2.c4 c5 (jogada surpresa e muito pouco praticada...como jogar contra ?) 3.cxd5 (simplicidade na solução...aceleração de desenvolvimento e domínio central. Gera questões simples, mas difíceis de responder, no centro do tabuleiro) Cf6 4.e4! (foco no desenvolvimento acelerado de peças e domínio central!) Cxe4 5.dxc5 Cxc5 6.Cf3 (sutileza da posição... se 6.Cc3 e5 ! e as negras têm jogo razoável, com o bispo do rei conseguindo sair por d6. A jogada 6.Cf3 evita e5 e este plano das negras) e6 7.Cc3 exd5 (reparar a partir de agora na dificuldade das negras em sair com o bispo do rei. Segundo nosso MI C. Toth, a posição negra já é muito difícl, perdida mesmo! ) 8.Dxd5 (impressiona a lógica e simplicidade de Portisch, onde mesmo com simplificações propostas, fica sempre melhor na posição resultante) De7+ 9.Be3 Cc6 10.Bb5 Bd7 11.0-0 Ce6 12. Ce5! (coerência e simplicidade sempre presentes! Portisch busca trocar peças de maior valor das negras que as suas, realçando a fraqueza das demais, o Bf8 e a Th8) Cxe5 13.Dxe5 Bxb5 14.Cxb5 a6 (consideramos essa posição como uma sinfonia ou pintura de rara beleza... Por mais que aconteceram simplificações, a posição das negras segue ruim... Parem e analisem com calma esta posição antes de avançar. O que jogar de brancas ??. A beleza aumenta a partir deste ponto, com o GM húngaro demonstrando toda a sua capacidade criativa, onde mesmo um vice campeão mundial do nível de David Bronstein não consegue evitar a derrota em poucos lances. Na verdade, ambos colaboraram com essa obra de arte !) 15.Tad1! Td8 (simplicidade, consistência e lógica pura ! Não é possível capturar o cavalo em b5 por causa do xeque de dama em b5 com mate a seguir. E vale citar que não é bom jogar 15... f6 pela simples linha 16.Dxe6 Dxe6 17.Cc7+ Rf7 18.Cxe6 Rxe6 19.Tfe1 com posição ganhadora. Reparar o sempre presente atraso no desenvolvimento do Bf8 e da Th8 ! E agora, como segue nossa obra de arte ?? O que jogar de brancas, com simplicidade, coerência e lógica pura ?? Não avancem sem antes tentar descobrir o próximo lance!) 16.Bb6! Txd1 17.Txd1 f6 (e parece que as negras vão conseguir escapar, saindo com o rei por f7, em seguida g6 e o bisco consegue jogar... Porém a lógica da posição é impressionantemente coerente...) 18.Df5 ! (simples e consistente ! ) ... g6 19.Cc7+ Rf7 (se 19...Cxc7 29.Dc8+ seguido de 21.Td7) 20.Dd5 ! (total zugzwang !!) 1-0 Como uma sinfonia ou uma pintura de mestre, conseguimos perceber muita beleza e bases filosóficas fortes nesta obra de arte produzida por esses gigantes do tabuleiro !
Tentei aqui, modestamente, reproduzir os momentos de deleite, ensinamentos e reflexão proporcionados pelo Christian e Roberto durante duas horas de interação conosco. É á mínima retribuição pelo que eles nos transmitiram nesta tarde de sábado. Todos CONVERGENTES num ideal maior, de melhoria da prática de xadrez em nosso Estado! Em seguida fui lanchar com meu filho e minha esposa e pude apreciar outras obras de arte esportivas... os gols de Alemanha 3 x 2 Uruguai !







MAIS UMA REALIZAÇÃO DA CONVERGÊNCIA !
A CONVERGÊNCIA ANUNCIA, A CONVERGÊNCIA REALIZA!

SEJA MAIS UM!!

Nenhum comentário: