domingo, 15 de agosto de 2010

702- Resenha do 1º Torneio de Xadrez Relâmpago da UERJ

resenha do mf Alberto Mascarenhas

Perú na FUPE !!
Quantas lembranças boas e alegres para mim essa frase misteriosa traz ! Seria similar àquela "Celacanto provoca maremoto !" dos anos 60, lida nos muros do Rio? Frase que a tantos espantou, menos aos jovens ligados (tá ligado!) no seriado de TV japonês National Kid e nos episódios contra os Seres Abissais do Dr. Kuroiba !!
Nada disso ! "Perú na FUPE" era uma frase de guerra dos universitários cariocas, cantada aos berros nos JUB's (Jogos Universitários Brasileiros) para desafiar a poderosa (e invariavelmente campeã) equipe paulista da FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes) ! E que teve seu mais alto brado quando a vitória na modalidade Xadrez por equipes no último dia de competição deu-nos o titulo dos jogos universitários em Maceió - 1975, com Luiz Loureiro e David Sokolik entre os integrantes de nossa valorosa equipe !
Todo esse meu contexto de juventude, amizade, companheirismo, viagens de ônibus para Natal, outras para Curitiba e Floripa para viver as competições por equipe de xadrez universitário, sempre incertas e emocionantes, voltou-me forte ao jogar esse super blitz na UERJ !
É muito bom lembrar das lutas e torneios universitários em comum com Luiz Loureiro, Kristóvam Kubrusly, Angelo Bil, Ricardo Teixeira, Marcos Micelli, Paulo Klinger, Arthur Motta, William Moreira, Gustavo Martins, Ignácio Barreto (fala Barretinho !), Paulo Cabral, Hermes Amilcar, Jerônimo Pimenta, José Costa Fernandes, Marco Antonio Dias, José Másculo, José Toledano, Fernando Célio, Vicente Brito, Herman Belém, Marcos Roland, Fernando Madeu, Bruno Rodolfo de Souza, Marcus Rolim, Milton Okamura, ufa, melhor parar por aqui... é muita gente que vem junto nessas recordações!
Gente que ainda acredita na beleza e emoção de se praticar xadrez ! Isso não se apaga nunca ! Vale citar também o Eduardo Gouveia, bi-campeão brasileiro absoluto e campeão universitário brasileiro individual, de uns anos antes do pessoal citado acima, mas super próximo também ! E também o Peter Toth, mais atrás um pouco (ler a respeito em outra nota do Blog do Maia) !
Lembrar de amigos, rever amigos dessa época e fazer novos amigos hoje na UERJ não tem preço, e dói perceber que essas possibilidades com o xadrez carioca meio que desapareceram na escala que tínhamos nos anos 70. Lembro da FEURJ (Federação de Esporte Universitário do Rio de Janeiro) de tantas vitórias, eventos de xadrez que lotavam a UERJ, Clube Militar, AABB-Lagoa, CIAGA (Unidade Naval na Av. Brasil) e tantos outros lugares... Aonde andarão o José Campello de Oliveira Jumior, o Cid Maurell, o Wanderley Nunes ? Diretores de xadrez da FEURJ que tanto fizeram pelo xadrez universitário carioca !
Poderia enumerar mais amigos universitários dessa época além dos citados acima, peço desculpas por não fazer isso, a memória é boa mas não é 100%, mas o elo comum de amor ao xadrez ainda é forte e duradouro !
O passado está lá, imutável e marcante, o presente construímos cada vez melhor e o futuro virá naturalmente, rico em possibilidades. É a CONVERGÊNCIA UNIVERSITÁRIA também !!
E é esse amor rasgado qo xadrez que motiva mais e mais eventos convergentes ! Que maravilha ver quase 30 enxadristas comparecerem ao Blitz da UERJ, competindo animadamente a partilhando bons momentos de xadrez ! Estamos semeando algo bom e do desejo de muitos ! Mais adesões aos eventos, certeza de emoções, alegrias e reencontros.
Que alegria ver uma família interia de Tijucanos do TTC (pai, mãe e dois garotos lindos !), os D'Almeida, participando animadamente da festa, ajudando a arrumar as mesas e peças! E a mascotinha do torneio ? Uma linda menina, filha de um dos enxadristas presentes (Alessandro Guzmán, se eu não estiver errado), que encantou a todos. Foi admirável presenciar seu pai encontrar tempo mesmo durante o torneio para "brincar" de xadrez com ela ! Tomara que ela tome gosto pela coisa !! E que seja feliz !!
E que grata surpresa conhecer na prática o nível de jogo em blitz do Pietro Ferraz, nosso mais recente AF ! E o Angelo Bil ? Lembrava dos mesmos eventos universitários e até outras histórias que eu não lembrava...
Agradeço também à Marta, noiva do Edgard Zanette, paranaense como ela e que faz doutorado em filosofia na UERJ ! Ela documentou fotograficamente o evento, produzindo filmetes de cada rodada à la Joca !
Que bom ver tudo isso acontecendo de novo e ser parte dessa mudança para melhor !
As fotos que a Marta tirou dizem tudo !
Parabéns ao Pietro Ferraz, ao José Blanco e ao MF Luis Rodi pelas três primeiras colocações no torneio, extensivas a todos que tornaram possível a festa maravilhosa que fizemos juntos neste sábado 14/08/10 ! A tabela final do torneio será publicada no site da Convergência.
Não descansaremos ! Mais e mais eventos e atividades do Movimento Convergência virão por aí ! O próximo torneio será o Internacional de Araruama, de 20 a 29/agosto, com R$ 10 mil em prêmios e com certeza um dos maiores e melhores torneios abertos do ano no Brasil ! Participem, acompanhem, incentivem os participantes, assistam ao vivo e a cores !!
Por fim, meus agradecimentos ao Prof. Paulo Levy, por ter propiciado mais esse amplo espaço para a prática de xadrez ! E a todos que compareceram e tornaram realidade mais este evento da CONVERGÊNCIA ! Também universitária !
Essa melhoria de contexto plenamente percebida é nossa! Pertence a cada um de nós !
O evento foi tão bom que a UERJ e o Prof. Levy resolveram lançar neste sábado mais uma etapa do Circuito 21 da Convergência !! Será jogada na UERJ no feriado de 7/setembro próximo, a partir das 10 horas ! Mais detalhes e o regulamento do evento serão publicados nos blogs que apoiam o nosso movimento. Desde já, convidamos todos a participarem !!
SÓ DEPENDE DE NÓS !!
Um abraço convergente a todos !
MF Alberto Mascarenhas






















Um comentário:

Big Alex disse...

Foi muito bom mesmo ter participado do evento e endosso as palavras do Mascarenhas! Evento sadio e familiar. Interessante que o torneio acabou e o xadrez continuou rolando! Vida longa a Convergência!