segunda-feira, 16 de agosto de 2010

704- Agradecimento de Lula aos internautas e Lula x FHC



Amigos enxadristas!!!
Observando a obra, biografias, caminhos percorridos pelos mestres que pude ver nestes últimos dias em Barcelona - e que há muito admiro - Picasso, Dalí e Miró, ratifico que a grandeza de um artista está na sua sensibilidade pelas coisas do seu tempo, no seu compromisso com o povo, no seu compromisso com a justiça, com o bem-estar garantido a todos, no seu engajamento com a transformação. Estes artistas correram riscos ao contestar situações de degradação da humanidade e ao proporem uma nova ordem na produção da arte. A arte e o artista também não são neutros... E eu admiro quem tem a capacidade de mostrar abertamente a coragem de assumir suas posições. O xadrez também não é um espaço de neutralidade e este blog também não.
Desde algum tempo, venho manifestando não só minha opinião sobre o xadrez, minha torcida pelo Federer e meus gostos musicais, mas também tenho deixado explícita minha posição política e partidária. Um blog, ao contrário do que pensam alguns, é espaço para expressar as ideias, princípios, compromissos e sonhos do seu idealizador. Não se trata aqui de contemplar todas as ideias e diversidades, mas tento garantir espaço àquelas que se aglutinam aos meus objetivos e princípios, talhados ao longo da minha história pessoal e coletiva, construída e compartilhada com tantos companheiros.
É possível que nos próximos quarenta e cindo dias, prazo que antecede as eleições 2010, as postagens de apoio à candidatura Dilma e ao governo Lula aconteçam de forma mais sistemática. Por isso, venho hoje refletir um pouco mais acerca do meu entendimento sobre este período, refletir sobre a conjuntura do país e não apenas do xadrez, que também se insere nesta complexa realidade.
Neste momento tão importante da nossa história, da democracia brasileira, imperioso se faz a gente tomar um lado. Vinte anos de democracia ainda é muito pouco... Estamos aprendendo a exercitá-la, a exercer o poder de um outro jeito. Daí a estranheza quando num blog de xadrez se abre espaço para a política partidária também. Mas sugiro a vocês que busquem informações para além, muito além do que é publicado na grande imprensa e que aparece nos telejornais; muitas informações nos são sonegadas e outras tantas são maquiadas. Não é à toa que o presidente Lula vem agradecer o trabalho dos blogueiros...
Estamos novamente diante de dois projetos políticos. Não se trata de pessoas distintas, mas de visões de mundo, visões de Brasil, de concepção de povo que se apresentam bastante diferentes. Daí a importância de apreciar as coligações; a história; lembrar quem patrocinou e/ou foi beneficiado pela ditadura militar; a capacidade de diálogo; como cada projeto político trata os movimentos sociais; dar-se conta das vaidades que acabam deixando o projeto político em segundo plano.
Dilma representa a continuidade e o aprofundamento das medidas desenvolvidas ao longo do governo do presidente Lula, que finaliza seu mandato com a maior aprovação já avaliada ao longo da história do país. O respeito que o Brasil tem hoje no mundo e os números que mostram o avanço econômico, a redução da pobreza e redução da concentração de renda é fruto de uma política que deseja que o povo brasileiro redescubra a sua autoestima e o orgulho em ser brasileiro.
Ainda que eu tenha algumas frustrações por não se ter conseguido realizar tudo o que desejávamos - reforma tributária, reforma agrária, conselho para os meios de comunicação, entre outros - sei que o governo LULA, mesmo não tendo alterado significativamente minha vida, incluiu muita gente que passou a ter dignidade, gente que foi por séculos esquecida, desprezada, considerada gente de menos valor. Muitos saíram da linha de miséria, outros ascenderam às classes superiores, outros tantos filhos de trabalhadores tiveram acesso à universidade e tantos outros milhões estão empregados.
Quero um exercício de poder não-autoritário; quero um país mais justo, com menos pobres, sem impunidade, com trabalho e educação para todos, onde a arte e o esporte tenham a sua importância reconhecida e seu acesso seja permitido a todos, que possamos ver os políticos a serviço do povo e não considerados todos ladrões e/ou mentirosos.
Para que se possa continuar com as mudanças e melhorando, com mais distribuição de renda, maior crescimento econômico e equidade social QUERO DILMA PARA CONTINUAR MUDANDO!!! Às vezes, as imagens falam mais que as palavras, então, não deixem de ver os vídeos postados.


O Presidente Lula agradece à blogosfera por lutar contra a imprensa golpista (conhecida nos blogs como PIG) e por apoiar e divulgar as ações do seu governo.



Lula x FHC


2 comentários:

Paulo Goulart disse...

Prezado Maia,
compartilho das idéias desse Blog em relação ao Projeto e Visão de Mundo e Brasil e voto Dilma presidente!

Entendo que esse movimento, democrático, inclusivo que se estendendo à todas as instituições em nosso País, será inspiração para O Novo Xadrez no Rio de Janeiro, democrático, divertido, amigo, CONVERGENTE!

Sucesso na Europa!

MARCOS dIAZ disse...

Prezado Maiakovsky,

Parabéns, o seu blog está muito bom, as matérias e os textos de alto nivel.