terça-feira, 3 de abril de 2012

1211- VIVA MURILÃO!!

MURILO COSTA RODRIGUES 
Crédito da imagem: AF Carlos Carvalho-www.xadrezsemmisterio.com.br
             Amigos, foi com muita alegria e nostalgia que li que o querido Murilo Costa Rodrigues está jogando o torneio Fide Carl Schlechter no TTC (decerto incentivado por seu grande amigo Carlos Carvalho). Muito bom vê-lo jogar novamente!
        Murilo tem mais de 50 anos, com sequelas de paralisia cerebral que comprometem em grande escala sua motricidade e coordenação.
        Conheci-o quando comecei a jogar, quando tinhamos aulas com o prof. Silvio Mendes no então Satélite Clube. Murilo, então, foi uma referência e paradigma importantes para mim.
         Ele foi bicampeão no Campeonato Mundial de Portadores de Necessidades Especiais, competição existente há décadas atrás.
          Voltou no seu grande estilo, as combinações de ataque contra o (pobre) rei inimigo:
Murilo Costa Rodrigues x Ricardo Pereira Vilalba
1-e4 (fidelíssimo ao P4R! jogo de ataque!) e6; 2-d4-d5; 3-Cc3-Cf6; 4-Bd3-Be7 (4-...c5); 5-Cf3-0-0; 6-e5 (ganha espaço e afasta uma peça da defesa do reinaldo!)- Cfd7; 7-h4! (fino senso tático. Ponto de apoio e chance de abertura de coluna. A sucuri preparada para um vacilo do adversário!) c5?? (contra ataque na ala, contragolpe central mas aqui é questão tática concreta! 7-...h6 forçado); 8-Bxh7!! (toma!! domínio do centro, concentração de forças na ala do rei, espaço,etc. O matador não perdõa!)-Rh8; 9-Cg5-g6; 10-Df3-Rg7; 11-De3? (ops, uma imprecisão. 11-Dg3! mirando g6 aniquilava!)cxd4?? (11-..Bxg5 forçado. Agora as brancas têm mate em 4); 12-Cxe6+- Rxh7; 13-Dh6+ 1-0.

         É isso aí! agora vou para Fortaleza exclamar e interrogar, enfim, fazer como o Murilo, simplesmente jogar aquilo que é parte integrante das nossas vidas: o Xadrez!!


2 comentários:

Kleber Victor disse...

Grande Murilo, bom saber que ele está de volta aos tabuleiros!! Nossos jogos eram sempre animados, ele é um exemplo p/ todos nós.

Fernando Garrido disse...

Conheci o Murilo também. A primeira vez que o vi jogando, se não me engano foi na Copa Decta (torneio aberto jogado na sede do Flamengo no Morro da Viúva).
Muito bom saber que ele continua jogando!