domingo, 13 de maio de 2012

1238- ESTATÍSTICAS DO FENAC 2012 (SUB 8, 10, 12, 14)



  Produzi uma planilha (vejam AQUI) que reproduz dados e informações básicos de participação e de performance (dois indicadores criados por mim considerando resultados de 1º a 3º lugar e de 1º a 6º lugar ). Interessante cruzar e comparar esses dados de participação e performance.

A verdade é que, na minha opinião, o Rio não foi bem. Os resultados positivos são "outliers" (dados muito afastados da média ou outra medida central), como, por exemplo, o único pódio desse talento chamado Gianluca Iório Almeida.
 Gianluca, Campeão do Sub 10!!

Na verdade, o Xadrez Escolar do Rio atualmente pífio é resultado da catastrófica gestão de mais de dez anos do ex presidente Ricardo Barata.
Não houve nenhum esforço por parte da FEXERJ na última gestão em promover uma estratégia integrada de apoio e desenvolvimento do xadrez de base. Pelo contrário, a Federação promoveu desunião e desintegração. Resultado: cada força produtiva de ensino no Estado do RJ fez "o seu trabalho", sem troca, diálogo, integração com outras forças. Nunca houve discussões de planos pedagógicos por parte da antiga Federação. Nunca houve NADA em prol do xadrez de base, que não fosse eventos isolados que nada agregaram para o todo.
Houve sim, picuinhas e confronto com a CBX que só prejudicaram o xadrez do Estado do RJ.
Auxílios aos talentos para representarem o RJ? nem em sonhos.
Mas tenho a certeza de que a gestão do MF Alberto Mascarenhas e sua equipe de trabalho irão dar outro norte ao nosso combalido e desfragmentado xadrez de base.

E PARABÉNS A TODOS OS 33 GUERREIROS DO ESTADO DO RJ QUE LUTARAM COM DIGNIDADE NO FENAC REALIZADO EM MENDES.

Um comentário:

ari disse...

Bem, o Ceará levou só um, mas esse foi campeão do seu torneio (sub 14 absoluto). Como qualificar essa participação? Eu adorei.