quinta-feira, 5 de setembro de 2013

1360- EM 2014, TORNEIO DA FESTA DA UVA!!


Caxias do Sul é um município do Estado do Rio Grande do Sul, na região sul do Brasil. Com quase meio milhão de habitantes, é a segunda maior cidade do Estado, atrás apenas da capital, Porto Alegre, distante a aproximadamente 130 km.A cidade foi colonizada por imigrantes europeus, na maior parte italiana da região de Vêneto, e ainda hoje se percebe muitas destas tradições e costumes italianos na cidade. Não apenas Caxias do Sul, mas também os municípios que a cercam na serra gaúcha, são conhecidos pela sua tradição no cultivo de uva e fabricação de vinho, principal atividade econômica na época da colonização
A Festa da Uva é a maior festividade de Caxias do Sul, e ocorrem a cada dois anos, desde 1931. Nos quinze dias de duração, a festa celebra a colonização italiana e reaviva as tradições históricas da comunidade. No Parque de Exposições são montados centenas de estandes que apresentam os produtos agrícolas típicos da região, naturalmente com destaque para a uva, além de outras seções darem uma amostragem da atividade local nos setores da culinária, da indústria e do comércio. Acontecem também shows de música, teatro, danças, distribuição gratuita de uva, as cantinas e vinícolas se abrem para os turistas, exposições temáticas, artísticas e históricas, além do desfile de carros alegóricos no centro da cidade, que ilustram vários aspectos do tema proposto para cada edição.
Neste contexto festivo e de confraternização, nasceu o Torneio Aberto de Xadrez da Festa da Uva. A partir de 2004 passou a ter maior expressão no cenário enxadrístico nacional, e, crescendo a cada edição, tornou-se referência entre os torneios do Brasil.

Um comentário:

criação de sites - mgf arte disse...

fantástico tudo aí nessa terra.