quarta-feira, 25 de setembro de 2013

1370- Um excelente blog de xadrez

Navegando na web descobri um ótimo blog de xadrez: o Xadrez Valle do mestre e artista plástico Adriano Valle.
Postagens de ótima qualidade técnica de quem é craque! RE-CO-MEN-DO!!
Reproduzo abaixo uma postagem muito interessante do blog.

SETE PRECONCEITOS SOBRE O XADREZ

 
Desenho da Capa da Cartlha Xadrez
Ilustração de Adriano Valle para a Cartilha Xadrez do Ministério do Esporte.
Ao longo de minha longa jornada tendo o Xadrez como paixão e profissão, deparei-me frequentemente com alguns típicos preconceitos. Segue abaixo uma pequena lista de 7 destes pensamentos comuns, mas distantes da verdadeira natureza do Xadrez:
  1. O Xadrez é difícil de se aprender.
    Pelo contrário! As regras básicas do Xadrez podem ser aprendidas em alguns minutos, mesmo por uma criança em idade escolar. O aprendizado continuará avançando a níveis mais e mais profundos, mas o primeiro passo é aprender as regras que permitam a realização de uma partida e isso não tem nenhum segredo.
  2. O Xadrez é uma atividade muito estática.
    Outro engano comum. A aparência externa de um partida sendo jogada não reflete o intenso dinamismo percebido pelos jogadores. Esse dinamismo vivenciado refletirá em todo o ser, pois o corpo não está separado da mente. Isso sem mencionar as partidas de Blitz, que duram poucos minutos e são eletrizantes!
  3. O Xadrez exige uma grande habilidade matemática.
    Temos aí um preconceito duplo: com o Xadrez e com a Matemática. A Matemática está presente tanto no Xadrez como na Natureza e em nosso dia a dia. Ninguém precisa ser um gênio matemático para praticar Xadrez mas, praticando Xadrez, certamente sentirá mais facilidade em lidar com várias áreas do conhecimento, inclusive a Matemática.
  4. O Xadrez não é emocionante.
    Uma partida de Xadrez é repleta de surpresas, armadilhas, soluções incríveis e muita beleza. A adrenalina corre solta em um torneio de Xadrez. O Xadrez tem o lado Esporte organizado desde eventos restritos a uma escola ou clube até eventos internacionais, passando também por torneios amistosos entre amigos ou eventos em clubes virtuais, através da internet. Pratique e comprove: Xadrez é emoção!
  5. O Xadrez é um jogo de azar.
    O Xadrez não depende de sorte ou azar, uma partida não será decidida pelo lançamento de um dado, mas depende apenas de sua capacidade e dedicação. A imagem de jogos é generalizada como algo prejudicial, associada a hábitos de apostas ou vício. A prática sadia do Xadrez, abrange sua natureza de Esporte, Arte e Ciência e está presente em diversas escolas como eficaz ferramenta pedagógica.
  6. O Xadrez é só para idosos.
    O Xadrez abraça um imenso público sem limite de idade, gênero, constituição física. Mesmo portadores de deficiência física ou visual podem praticar Xadrez. E o melhor é que todos podem jogar juntos, em igualdade de condições, sem necessariamente uma divisão de categorias. Xadrez é para todos, para idosos também!
  7. O Xadrez é só para ricos.
    Já foi-se o tempo em que o Xadrez era encontrado apenas em castelos e praticado pela nobreza. Hoje é um esporte popular em todo o planeta e praticado por milhões de pessoas. Atividade ideal para ser implantada em escolas, pois além de trazer inúmeros benefícios às crianças, não exige grandes investimentos em ginásios, quadras, nem equipamento caro para praticá-lo. Com papelão, algumas tampinhas, embalagens e uma pitada de criatividade a magia do Xadrez já começa a acontecer!

Nenhum comentário: