quarta-feira, 9 de abril de 2008

5-MAIAKOWSKY E CORUJA!

O amigo Francisco Schwab está propondo que esse blog coordene torneios e jogos online, utilizando a plataforma do sítio http://www.coruja21.com/ .
Colarei a seguir as sugestões do Schwab comentadas em outro post para os amigos deste blog conhecerem, opinarem e me animarem na empreitada!

"
Coloco a seguinte proposta:Que tal organizar um grupo para se encontrar e jogar frequentemente num determinado site de xadrez on line? P.ex. www.coruja21.com ?Não apenas 2 ou 3 amigos que combinem entre sí, mas um grupo maior, aberto a novos participantes.Poderiamos organizar campeonatos virtuais ou torneios tradicionais, com diversos ritmos de tempo, etc.--> falta um coordenado e um ponto de apoio como um site: porque não você e o Maiakowsky??

Grupo para jogar on line:que tal chamarmos de "NetMaia" ?Proponho fazermos um teste usando o site espanhol gratuito www.coruja21.com, que me parece ter boas condições para isso:- permite listar os "amigos" e indica se estão online no momento;- tem uma ótima interface p/ o usuário;- tem chat fácil de usar e com alternativa de conversa reservada entre dois parceiros;- calcula rating, desafia-se os parceiros nominalmente, escolhe-se brancas ou negras, etc.; tem todos os recursos dos melhores sites e mais...Teremos que arregimentar uma meia dúzia de voluntários para testar e tirar conclusões.Cada um terá que se inscrever no site e usa-lo para se familiarizar.Sugiro adotar um login que possa ser reconhecido pelos demais parceiros e exclusivo para jogar dentro deste grupo NetMaia...Cada um deverá informar ao grupo e ao coord. qual é seu login.Depois marcamos uma data e hora do 1° teste, p.ex. a 5 min+5seg: - todos se conectam e nós conferimos quem se apresentou;- o coordenador confirma o horário para iníciar no chat aberto e depois manda uma mensagem geral com o emparceiramento da 1a. rodada; - os jogadores de brancas "desafiam" os parceiros de pretas, eles aceitam e começam; ao final o vencedor manda mensagem confidencial ao coord. com o resultado;- após 15min: coord. informa resultado no chat aberto e indica a 2a. rodada, etc.- ao final, informa posições finais, que ficariam registradas numa seção própria deste blog, etc.Que tal? Quem se candidata? "

Bom dia!!

2 comentários:

Albert Silver disse...

A ideia é boa, mas sugiro o site da Chess Assistant, que também é de graça, porém tem muito mais recursos para isto. Existe a possibilidade de criar equipes, jogar por equipes, mostrar partidas como numa palestra, e receber/enviar mensagens (tipo e-mail) dentro do site. O site tem torneios a toda hora também. Criei recentemente um nick lá, AlmostDecent, e até uma equipe livre a todos: Capivaras Cariocas. ;-)

Schwab disse...

Albert e Maia,

Realmente é importante escolhermos um site que tenha boas condições para suportar nossas atividades.
Eu não imaginei que esta pudesse ser logo a 1a. dificuldade, mas é.
Visitei o site indicado da Chess Assistant (da empresa Convekta) me pareceu mais complicado, talvez porque ainda não o conheço bem. Complexidade é outro aspecto a considerar: uma barreira p/ muitos.
Maia talvez possa dar um voto de desempate, após avalia-los.
O Coruja é uma espécie de fundação e também tem torneios seguidos, chat dentro do site, mostra partidas (assisti ao Camp. Mundial no México, comentado). Mas parece que a parte de organização é de acesso exclusivo da sua direção. Nós teriamos que criar nossos procedimentos, explorando seus recursos e facilidades.
Se nós conseguirmos ao menos mais um voluntário poderiamos arriscar testar um Torneio em cada um. E então?
Abrs, franciscoschwab@hotmail.com