terça-feira, 17 de junho de 2008

40- PARA STELLING E LÉO MANO! VIVA HERMAN MATTISON!



O diagrama acima é uma composição de Hermann Mattison (figura manjada neste blog de cujas composições gosto muito, apesar de ser um neófito no tema!), 1922. É um treininho para meus amigos Stelling e Léo Mano nas suas preparações para as competições de solucionismo! Vão matar fácil mas confesso que não solucionei a composição por uma sutileza. Quando mostraram a solução saquei a engenhosidade. É muito fino! convido meus 20 leitores (está aumentando!) a solucionarem. Paira sobre a solução o fantasma (xiiii, tô fixado!) de Ninzowitsch, sorridente, debochado e irônico, como a dizer: "viu, os conceitos de Mi Sistema serviram para algo"!!
Roberto e Léo, me mandem composições de Mattison!!

Esqueci: Brancas jogam.

VIVA ARGENTINA, FORA DUNGA, CAIO JÚNIOR NA SELEÇÃO!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Hoje a noite dou uma olhada.
Gosto muito do Mattison também e devo, mais tarde, escrever um artigo sobre ele!
Um grande abraço,
Stelling

Leo Mano disse...

Maiakowsky, vc só lembra de mim nas encrencas! Vou analisar este final no final de semana...

Numa primeira vista (quando percebi que não resolveria o problema em poucos minutos), o imediato 1.Txc6 (que não deve ser a solução) deixa as negras pisando em ovos. Tudo é festa para as brancas depois de 1...Rxb7?! Te6 +- ou 1...Te4+ 2.Rf3+- etc

Enquanto eu não refutar o "bruto" 1.Txc6, não poderei partir para as linhas mais elegantes com 1.g7 etc...

Cara chato... (o Mattison).
Leo Mano

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

PESSOAL, A TORRE BRANCA ESTÁ EM d3!! VOU CORRIGIR O DIAGRAMA! ME DESCULPEM!