quarta-feira, 6 de agosto de 2008

67- Questões de Arbitragem V

Atraso - Ambos chegam atrasados na partida - Árbitro pode dividir o tempo decorrido?
Pergunta 30: O jogador das brancas chega atrasado 50 minutos. Pode o árbitro dividir o tempo decorrido uma vez que o jogador das pretas também está atrasado?

Resposta: Desde que o regulamento do torneio não tenha cláusula em contrário, fica a critério do árbitro estabelecer se todo o tempo decorrido será descontado do jogador das brancas ou se será dividido igualmente entre os dois ois jogadores. (art. 6.6)
"Art. 6.6 - Se nenhum dos dois jogadores estiver presente no começo da partida, o jogador das brancas perderá todo o tempo decorrido até a sua chegada, a menos que as regras da competição especifiquem ou o árbitro decida de outra forma."


Capitão da Equipe pode interromper partida de companheiro exigindo que faça proposta de empate?
Pergunta 31: Durante uma partida disputada entre equipes, o Capitão pode interromper o jogo de um dos componentes da sua equipe, solicitando que este peça empate ou altere seu estilo de jogo?

Resposta: O capitão deve abster-se de interromper o jogo do companheiro de equipe e muito menos dizer - "Ofereça empate" ou "Mude seu estilo". Somente quando indagado por um dos componentes da equipe é que o capitão pode responder: - "sim, você pode oferecer ou aceitar a proposta de empate" ou dizer "não é conveniente propor empate", ou pode, simplesmente, delegar a decisão ao próprio jogador.
Recapitulando: De acordo com o disposto no FIDE handbook C.06.iv, a função de um capitão de equipe é meramente administrativa. É lógico que o capitão tem poderes para aconselhar os jogadores da sua equipe a fazer ou aceitar uma oferta de empate ou abandonar uma partida, a menos que os regulamentos do evento estipulem de outra forma. Todavia, o capitão deve se limitar a fornecer informações breves, baseadas somente nas circunstâncias referentes à partida. Não deverá dar informação a um jogador relativamente à posição no tabuleiro (sugerir lances, por exemplo), nem consultar qualquer pessoa sobre a situação da partida. Os jogadores também estão sujeitos às mesmas proibições.


Capitão - Erro de escalação - O que acontece quando o jogador é escalado no tabuleiro errado numa Olimpíada?
Pergunta 32: Em um campeonato por equipes, o que acontece quando um jogador joga em tabuleiro errado e de que forma é realizado o Rodízio Olímpico?


Resposta: No prazo de 20 horas antes do início da primeira rodada, o capitão da equipe deve informar a ordem dos tabuleiros da equipe (1 a 6). (FIDE handbook D.II.07.6.3.8.7)
E durante toda a Olimpíada os jogadores jogam sempre nesta ordem.
Geralmente, os jogadores são escalados em ordem decrescente de rating FIDE.
Sendo assim, o jogador de maior rating FIDE (nº 1) da equipe jogará sempre no 1º tabuleiro. O jogador nº 2 jogará no 2º ou no 1º tabuleiro (quando o nº 1 não for escalado). E assim por diante.
Antes de cada rodada o capitão deverá entregar um envelope com a escalação da equipe, exceto se a equipe for jogar com a formação 1-4. (6.3.9.1)
Quando um jogador joga no tabuleiro errado (o que é um fato raro) logicamente a equipe é penalizada.

Capitão pode avisar colega de equipe que não precisa anotar nos apuros de tempo?
Pergunta 33: Num torneio por equipe um dos jogadores acumula a função de capitão.
Terminada a sua partida, assistindo a do colega de equipe que está apurado no tempo, vê o tempo se escoando e o colega continua anotando, sem ser obrigado. O capitão pode alertar o colega que ele não precisa anotar nos últimos 5 minutos?


Resposta: O capitão de equipe deverá abster-se de qualquer tipo de intervenção durante a partida. E isso inclui alertar a qualquer jogador a deixar de anotar nos apuros de tempo, acionar o relógio, etc. (vide FIDE Handbook C.06)
As funções do capitão de equipe estão discriminadas no FIDE Handbook.


Captura da própria peça - O que acontece quando o jogador captura sua própria peça com a do adversário?
Pergunta 34: No 10º lance de uma partida, o jogador das brancas captura o seu próprio bispo com o cavalo adversário e aciona o relógio. Deve o árbitro intervir?


Resposta: Se a partida estiver sendo jogada no ritmo normal (mais de 1 hora para cada jogador) certamente o árbitro deve parar o relógio, restabelecer a posição imediatamente anterior ao lance ilegal, acrescentar dois minutos de tempo extra ao jogador das pretas. Em seguida deve acionar o relógio do jogador das brancas. (art. 7.4 “a e b” da Lei do Xadrez)
O jogador das brancas ficará obrigado a mover ou capturar a primeira peça tocada no lance ilegal, logicamente que possa ser movida ou capturada. Obviamente, não é possível a captura do cavalo pelo bispo. Se não estiver claro qual peça foi tocada, primeiramente, deve-se considerar que a peça do próprio jogador foi tocada antes da do seu oponente. (art. 4.3 “c” da Lei do Xadrez)
Por outro lado, se a partida estiver sendo jogada no ritmo rápido, ou mesmo blitz, o árbitro só poderá intervir se houver uma reclamação.
Havendo reclamação (conforme apêndice B6 da Lei do Xadrez):
No caso de xadrez rápido, o ritual é idêntico ao descrito no ritmo normal.
No caso de blitz, o árbitro deverá decretar a vitória do condutor das peças pretas face ao disposto no apêndice C3 da Lei do Xadrez.


Captura (tomada) do rei adversário
Pergunta 35: Qual deve ser a decisão do árbitro, numa partida de blitz, se o jogador capturar o rei do adversário?

Resposta: A nova lei diz no art. 1.2 que não é permitido capturar o rei do oponente. No art. 7.2. “a”, a captura do rei do oponente é considerada lance ilegal. O apêndice C, que trata do blitz, diz que lance ilegal pode provocar a derrota do jogador.
Conclusão: O árbitro deve decretar a derrota do jogador que tomar o rei do adversário; resulta claro que o rei é a única peça do tabuleiro que não pode ser capturada.

Nenhum comentário: