sábado, 30 de agosto de 2008

76- Questões de Arbitragem VIII

Derrubar peças – Competição de Xadrez Rápido
Pergunta 48: O jogador das brancas ao efetuar seu lance, esbarrou no tabuleiro desmanchando parte das posições das peças. Ele conseguiu refazer tudo dentro do seu tempo, mas o jogador das pretas queria que o árbitro o punisse exigindo bônus de 2 minutos ao seu tempo.
O árbitro decidiu por não punir, pois o jogador das brancas consertou tudo no seu tempo. Isso foi legal? E se não houvesse mais a possibilidade de reconstituir a partida, já que era competição de xadrez rápido, sem nenhuma anotação?


Resposta: A lei diz que "Se o jogador derruba ou desloca uma ou mais peças, deverá restabelecer a correta posição no seu próprio tempo. Se necessário, o oponente poderá parar o relógio e pedir a ajuda do árbitro. O árbitro poderá penalizar o jogador que deslocou as peças."Como se pode observar, o legislador não obriga o árbitro a aplicar punição ao infrator. Fica a critério do árbitro penalizar ou não e aí ele deve usar e abusar do bom-senso. Se o jogador das brancas restabeleceu a posição no seu próprio tempo já foi suficientemente punido. O jogador das pretas provavelmente confundiu a situação do artigo 7.3 com a do art. 7.4 (lance ilegal), que o árbitro deve punir acrescentando 2 minutos ao relógio do adversário. Conclusão: O árbitro agiu corretamente. É importante que o árbitro só imponha penalidades aos jogadores quando for apropriado. O jogador das pretas é que poderia ter sido punido pelo árbitro por ter exigido acréscimo de 2 minutos ao seu relógio sem qualquer embasamento legal. Se a posição imediatamente anterior ao deslocamento das peças não pudesse ser reconstituída, a partida deveria continuar a partir da última posição identificável anterior à irregularidade (deslocamento das peças). E o árbitro deve usar o seu melhor discernimento para ajustar os tempos dos relógios

Derrubar peças - O que fazer quando o jogador derruba as peças do adversário, no apuro de tempo?
Pergunta 49: Os dois jogadores estão em ‘apuro de tempo’, com menos de 1 minuto em seus respectivos relógios. O jogador das brancas, após uma tomada de peça, derruba o rei preto e aciona o relógio passando a vez para o jogador das pretas. O que o jogador das pretas deve fazer? Acionar o relógio sem jogar até que o jogador das brancas reponha ao tabuleiro a peça que se encontra ainda caída no chão, ou deve parar o relógio e chamar o árbitro? Seria um lance impossível?


Resposta: De acordo com o disposto no art. 7.3 da Lei do Xadrez, "o jogador que derruba uma ou mais peças do adversário deve restabelecer a correta posição no seu próprio tempo ..."
Para que seja cumprido o referido dispositivo legal o jogador deve parar o relógio e chamar o árbitro para resolver o impasse. Esse é o procedimento correto se a partida estiver sendo jogada com relógio mecânico ou digital.
O árbitro todavia deve penalizar o jogador que cometeu o lance ilegal, acrescentando 2 minutos ao relógio do adversário.

Derrubar relógio - Ponteiros dos relógios sofrem fenômenos de natureza psico-cinética após o jogador derrubar o relógio com ‘forte-pancada’
Pergunta 50: Os dois jogadores devido o apuro de tempo estão batendo muito forte nos relógios. O jogador das brancas tem, aproximadamente, 20 segundos e o jogador das pretas cerca de 50 segundos. O jogador das pretas faz o lance e aciona o relógio, derrubando-o ao chão. Rapidamente, recoloca o referido relógio à mesa. Ocorre que a situação dos ponteiros após a queda passa a ser a seguinte: pretas com a seta caída e as brancas com o triplo do tempo que detinha antes da queda. Qual deve ser a atitude do árbitro em tais circunstâncias?

Resposta: O caso relatado foge à normalidade. Até parece que ocorreram fenômenos de natureza psico-cinética. Somente esta ciência explicaria o estranho comportamento ‘dos ponteiros dos relógios’ após a queda.
Mas, a lei do xadrez traz dispositivos que contemplam situações da espécie. Diz o artigo 6.11, que quando o relógio apresenta defeito óbvio, o árbitro deve substituí-lo e valer-se do seu bom senso ao registrar no ‘display” do novo relógio os tempos de cada jogador. O árbitro deve também (se o bom senso também lhe aconselhar) conceder bônus de tempo para o jogador das brancas, que não foi o responsável pela queda do relógio. A partida então prossegue, após o árbitro pedir serenidade, advertindo os dois jogadores para não darem ‘pancada forte’ nos relógios, e alertando ao jogador que derrubou o relógio, que eventual repetição do fenômeno acima descrito implicará na imediata perda da partida. (art. 13.4, “d”)

”Art. 6.8 alínea c – Os jogadores devem manusear o relógio de xadrez corretamente. É proibido acioná-lo com muita força, segurar ou derrubá-lo. O uso inadequado do relógio deverá ser penalizado de acordo com o art. 13.4.”

"Art 6.11 - Qualquer indício dado pelos relógios será considerado conclusivo na ausência de qualquer defeito evidente. Deverá ser substituído qualquer relógio de xadrez que tenha defeito óbvio. O árbitro deverá substituir o relógio e valer-se de seu bom-senso quando ajustar os tempos a serem mostrados pelos ponteiros do relógio que substituirá o que apresentava defeito."

Emparceiramento Suíço - 2 jogadores podem voltar a jogar mais de uma vez?
Pergunta 51: Num torneio aberto, o jogador nº 10 derrota, por WO, o jogador nº 17 na 3ª rodada. É possível que eles voltem a ser emparceirados em rodada posterior? Não estaria contrariando a regra B1 que trata dos critérios absolutos (Handbook C.04
)

Resposta: Realmente, a alínea 'a' da regra B1, explicita que dois jogadores somente podem jogar uma única vez.
É critério absoluto! Ocorre que numa partida efetivamente jogada registra-se o número do adversário, o resultado e a cor assumida. No caso da partida não jogada (WO), por determinação da própria FIDE, registra-se somente '+' para o vencedor e '-' para o perdedor e não vale para cálculo de rating.

Conclusão: Se dois jogadores já foram emparceirados, mas a partida não foi efetivamente jogada, pode acontecer a hipótese de os mesmos jogadores serem novamente emparceirados em rodada posterior.

Emparceiramento Suíço – Num evento escolar, qual é a ordem de jogadores se nenhum dos jogadores tem rating?
Pergunta 52: Num torneio escolar qual o critério que o árbitro usa para estabelecer a lista de jogadores para o emparceiramento da primeira rodada considerando que nenhum deles tem rating.


Resposta: O árbitro deve emparceirar os jogadores com base no critério que foi anunciado antes do início do evento, caso contrário deverá emparceirar os jogadores com base em ordem alfabética.
Nota: O programa swiss perfect emparceira com base na ordem decrescente de sobrenome caso os jogadores não tenham rating ou título.

Emparceiramento Suíço – Num evento suíço com base em rating, qual o critério para emparceirar jogadores?
Pergunta 53: Num torneio escolar qual o critério que o árbitro usa para estabelecer a lista de jogadores para o emparceiramento da primeira rodada considerando que nenhum deles tem rating.


Resposta: Para efeito de emparceiramento, os jogadores devem ser listados na seguinte ordem:
a) pontuação (escore)
b) rating FIDE
c) título FIDE (GM, WGM, IM, WIM, FM, WFM, CM, WCM)
c) rating CBX
d) ordem alfabética (se não foi anunciado algum outro critério antes do início do torneio)

Nenhum comentário: