segunda-feira, 11 de agosto de 2008

70- Questões de Arbitragem VI

Captura (Tomada) de rei no apuro de tempo - quickplay finish?
Pergunta 36: Dois jogadores estão disputando os 5 minutos finais de uma partida com tempo de reflexão de mais de 1 hora para cada jogador.
O jogador de brancas faz um lance, deixando o seu rei ao ataque do bispo inimigo (lance impossível).
O jogador de pretas, com peça a mais, não reclama, simplesmente pega o Bispo, captura o rei do adversário e aciona o relógio.
Imediatamente, o jogador das brancas paralisa os relógios, chama o árbitro e reivindica a vitória, alegando lance impossível das pretas. O que o árbitro decide?

Resposta: O árbitro deve restabelecer a posição imediatamente anterior ao lance ilegal das brancas e conceder 2 minutos extras para o jogador das pretas.
Lógico que deve advertir o jogador das pretas esclarecendo que ele deve parar com o mau hábito de capturar o rei do adversário porque perderia a partida se esta estivesse sendo disputada no ritmo de xadrez relâmpago.
Nada impede, porém, que o árbitro conceda algum bônus de tempo para o jogador das brancas.
Conclusão: Após o ritual acima, a partida continua com as brancas tendo a vez de jogar.
"Art. 7.4.a - Se durante uma partida descobrir-se que um lance ilegal foi feito ....., deverá ser restabelecida a posição imediatamente anterior à irregularidade..."
"Art. 7.4.b - ... para os dois primeiros lances ilegais feitos por um jogador, o árbitro deverá dar dois minutos extras ao oponente ..."
Nota: É um grande equívoco imaginar-se que quando faltarem menos de 5 minutos de uma partida nocaute ou de rápido (quando todos os lances devem ser efetuados até a queda de seta) valem as regras de relâmpago (apêndice C). Nesta situação de apuro de tempo o jogador estará dispensado de anotar, observado o disposto no art. 8.4 e poderá ao contrário de uma partida de relâmpago, valer-se das prerrogativas do art. 10.2. Todavia não poderá prosperar o pedido de vitória sobre um adversário que cometa, por exemplo, um (ou mesmo dois )lances ilegais. O infrator somente perderá a partida após executar três lances ilegais.
"Art. 7.4. b "in fine" - para o terceiro lance ilegal efetuado pelo mesmo jogador, o árbitro deverá declarar a partida perdida para este jogador."


Captura ou (Tomada) de Rei - Blitz - Você se arriscaria a capturar (tomar) o rei do adversário?
Pergunta 37: Em um torneio de blitz, o jogador A faz o lance, aciona o relógio, deixando seu rei em xeque. Qual deve ser a atitude do jogador B, adversário, para ter sucesso na sua reivindicação de vitória?


a) capturar o rei do adversário e chamar o árbitro, reivindicando a vitória?
b) chamar o árbitro e em seguida capturar o rei do adversário, reivindicando a vitória?
c) parar o relógio, afastando-se da mesa para chamar o árbitro e reivindicar a vitória?
d) parar o relógio (mantendo-se à mesa da partida) e chamar o árbitro, reivindicando a vitória com base no disposto no apêndice C3 da Lei do Xadrez?

Resposta:
A captura do rei é uma das questões que mais tem gerado polêmica na arbitragem de xadrez.
O próprio Comitê de Arbitragem da FIDE, em 2002 no Congresso de Bled, estava dividido:
Alguns árbitros julgavam que, se o jogador capturou o rei do oponente, então esse jogador deveria perder a partida. Outros, todavia, julgavam que o jogador deveria vencer.
A grande dúvida para o árbitro, nas tomadas de rei, era se o monarca foi capturado com um lance possível ou não?
Em conseqüência disso, o Comitê de Arbitragem da FIDE decidiu que se o jogador reclamar a vitória por tomada do rei, corre o risco de o árbitro decidir de outra forma. Ou seja, fica a critério do árbitro decretar a vitória ou não.

A lei atualmente em vigor considera a captura do rei como um lance ilegal e, o infrator perde, imediatamente, a partida.


Captura ou (Tomada) de Rei - Blitz – O que acontece se a partida continuar sem um dos reis no tabuleiro?
Pergunta 38: Em um torneio de blitz, o jogador A faz o lance, aciona o relógio deixando seu rei em xeque. O jogador B captura o rei do jogador A; a partida continua embora o rei do jogador A não esteja mais no tabuleiro. O árbitro pode intervir nesse caso?


Resposta:
Conforme já disse em questões da espécie, perde, imediatamente a partida, quem captura o rei do adversário. O árbitro pode e deve intervir uma vez que a continuação de uma partida só é factível com os reis no tabuleiro. O rei é a única peça indispensável ao jogo.


Celular - Uso de celular e outros equipamentos eletrônicos durante Torneios
Pergunta 39: É permitido ao jogador o porte e o uso de equipamentos eletrônicos durante Torneios?

Resposta: A Lei do Xadrez diz o seguinte sobre o assunto:

O artigo 12.2 “b” diz que é expressamente proibido trazer celulares ou outros meios de comunicação eletrônicos no salão de jogos, a não ser com autorização do árbitro.
Se o celular de um jogador tocar no salão de jogos, durante a partida, o jogador perderá o jogo.

O artigo 13.7 “b” diz que é proibido a qualquer pessoa a utilização de telefone celular no local de jogos ou em qualquer local designado pelo árbitro.

Conclusão: Portar não é proibido, se autorizado pelo árbitro; todavia, é temerário o uso de celular ou equipamento similar por qualquer pessoa, tanto no salão de jogos quanto em outros locais do ambiente de jogo, a critério do árbitro.
É bom lembrar que se o celular do jogador soar durante a partida, ele perde o jogo, independentemente de ter atendido ou não.
É claro, que, conforme o bom senso determina, situações de necessidade comprovada devem ser analisadas pela arbitragem.


Celular – Vale rating uma partida encerrada por toque do celular?
Pergunta 40: Uma partida encerrada por toque de telefone celular deve ser validada para cálculo de rating?

Resposta: A partida não será válida para rating se houver WO (não comparecimento) ou por determinação do árbitro - e aí se enquadra a partida encerrada devido a toque de celular - sem que o jogador tenha efetuado um único movimento. Somente a partida, efetivamente jogada, é que será válida para rating. Isto é o que está escrito no FIDE Handbook, na sessão que trata da conduta dos jogadores. Para efeito de cálculo de rating (partidas efetivamente jogadas) o registro deve ser:
a) vitória das brancas: 1x0
b) vitória das pretas: 0x1 c) empate: 1/2.
Para efeito de cálculo de rating (partidas em que houve WO) o registro deve ser:
a) vitória das brancas: "+-"
b) vitória das pretas: "-+"
c) derrota de ambos os jogadores: "--"
OBS: O art. 12.2 da lei do xadrez estabelece que o árbitro pode registrar resultados diferentes.
Em partida efetivamente jogada, se o adversário do jogador que perdeu por toque de celular não tiver material suficiente para dar mate, árbitro deve registrar o resultado " 1/2 x 0 " ou " 0 x 1/2 ", conforme o caso.


Celular – Toca o celular do jogador enquanto aguarda o adversário!
Pergunta 41: O que acontece se o jogador das brancas fizer o seu primeiro lance e, enquanto aguarda a chegada do adversário, ocorre que o seu celular toca no salão de jogos; qual será o escore da partida?


Resposta: A lei do xadrez estabelece no art. 12.2 que se o celular do jogador tocar no salão de jogos ele perde a partida. Diz também que o escore do adversário será estabelecido pelo árbitro. Cabe ao árbitro decretar a derrota do jogador das brancas e o escore do adversário só será determinado quando houver o comparecimento do jogador das pretas.
Logo após a chegada do jogador atrasado, o árbitro registrará o escore "0:1" para a partida. Se o jogador das pretas não comparecer logicamente perderá por WO. E o escore da partida será "-:-"


Celular – Toca o celular do jogador, mas o adversário está com Rei nu!
Pergunta 42: O jogador A tem rei nu e dispõe de dois minutos no relógio; o jogador B tem dama, mas dispõe de apenas 1 minuto. O celular do jogador B toca e o árbitro declara, imediatamente, a derrota de B. Qual pontuação deve ser atribuída ao jogador A, se ele só poderia empatar a partida?


Resposta: O árbitro deverá aplicar o disposto no artigo 12.2, ou seja, informar ao jogador A que ele só receberá meio ponto por ter somente o rei nu. Se ele tivesse material para dar mate receberia o ponto inteiro. O escore da partida será "1/2:0"


Celular – Toca o celular do jogador, mas o adversário está em situação de levar mate em 1 lance!
Pergunta 43: O jogador A está em rede de mate. O celular do jogador B toca e o árbitro declara imediatamente a derrota de B. Qual pontuação deve ser atribuída ao jogador A?

Resposta: O árbitro deverá aplicar o disposto no artigo 12.2. O escore da partida será "0:1", porque a partida está terminada após o toque do celular.

Nenhum comentário: